JF Online, março 2024 50 anos de Abril
Culturais

XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira - “És livre?”

26 de março, 2024

A bienal de arte mais antiga do país regressa neste ano de 2024, de 20 de julho a 30 de dezembro, sob o tema “És livre?”.

A XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira convida artistas e pensadores a refletir em torno do tema da liberdade, problematizando questões associadas aos valores democráticos conquistados na Revolução de Abril de 1974 e nos quais se alicerça o legado histórico e cultural erigido pela Bienal Internacional de Arte de Cerveira, cuja origem remonta a 1978.

O concurso internacional da XXIII BIAC foi ao encontro de propostas artísticas que possam refletir sobre o presente e fazer eco das principais questões da contemporaneidade, na afirmação dos valores da liberdade, igualdade, diversidade e representatividade de minorias, promovendo a criação artística contemporânea como fator de empoderamento dos cidadãos e do território. Destinado a artistas de todo o mundo, o concurso previa a atribuição de 20 mil euros em Prémios Aquisição Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.

A XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira envolve, para além do concurso internacional, artistas convidados, projetos curatoriais, o projeto Livre Trânsito, com residências artísticas em todas as freguesias de Vila Nova de Cerveira, a exposição de homenagem à artista Graça Morais, que assinala 50 anos de carreira, o ciclo de conferências internacionais sobre o tema da Liberdade e o projeto de reforço do museu ao ar livre, com visitas orientadas.