50 anos de Abril
SPRA
18 de abril, 2024

Para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, o Sindicato dos Professores da Região Açores e a União de Resistentes Antifascistas Portugueses, realizaram sessões em várias escolas da ilha Terceira onde José Pedro Soares, que esteve preso na ditadura, partilhou as suas memórias com os alunos.


Fórum Lisboa | 5 de maio de 2024 | 17 horas
04 de abril, 2024

No próximo dia 5 de maio de 2024, a partir das 17 horas, no Fórum Lisboa, em Lisboa, terá lugar o Grande Concerto do Cinquentenário do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa. Com a participação especial de Júlio Resende Fado Jazz - Filhos da Revolução e Brigada Victor Jara, este concerto constituirá um dos momentos altos das comemorações dos 50 anos do SPGL, fundado em 2 de Maio de 1974.


28 ABRIL 1974, 28 ABRIL 2024
26 de março, 2024

50 anos depois, a Figueira da Foz volta a receber os professores. Trata-se de um encontro-convívio aberto a todos os professores que, de alguma forma, participaram nos Grupos de Estudo ou em algumas das suas atividades, bem como outros interessados nas questões da profissão docente e do ensino. Há 50 anos a reunião nacional dos Grupos de Estudo aprovava uma entusiástica saudação ao Movimento das Forças Armadas e convocava os plenários de professores em várias cidades do país, fundadores do movimento sindical democrático.


Culturais
26 de março, 2024

A Equipa do Projeto #EstudoEmCasa, em parceria com o Plano Nacional de Cinema, anuncia para 16 de abril um webinário, com Mário Augusto, sobre o "Cinema Português antes e depois de 25 de Abril de 1974". 

Neste webinário, Mário Augusto - jornalista de cinema, escritor e apresentador de televisão - irá revisitar o caminho feito pelo cinema português, desde o incrível projeto da Invicta Films do Porto (década de 20), passando pelos novos tempos do sonoro e do novo cinema português do pós 25 de abril que inaugurou novos percursos que ainda hoje se reinventam. O encontro terá interpretação em língua gestual portuguesa.


Culturais
26 de março, 2024

"As celebrações dos 50 anos do 25 de abril trazem inúmeras iniciativas para nos fazer refletir sobre a democracia como a conhecemos hoje. Quem melhor para pensar (sobre o que quer que seja) do que José Saramago?" – interroga Ana Teresa Fonseca, da plataforma digital NiT, a propósito da apresentação da peça "A Noite", de José Saramago, com encenação e adaptação de Paulo Sousa Costa e assistência de Luís Pacheco.


Culturais
26 de março, 2024

A bienal de arte mais antiga do país regressa neste ano de 2024, de 20 de julho a 30 de dezembro, sob o tema “És livre?”.

A XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira convida artistas e pensadores a refletir em torno do tema da liberdade, problematizando questões associadas aos valores democráticos conquistados na Revolução de Abril de 1974 e nos quais se alicerça o legado histórico e cultural erigido pela Bienal Internacional de Arte de Cerveira, cuja origem remonta a 1978.


Cartaz | Texto Criativo | Banda Desenhada
24 de novembro, 2023

Decorre até dia 1 de maio de 2024 um Concurso promovido pela FENPROF, integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

O objetivo do concurso é premiar as melhores produções alusivas ao 25 de Abril de 1974 nas seguintes vertentes: texto criativo; cartaz; banda desenhada e destina-se a crianças e jovens dos seguintes escalões: Educação pré-escolar; 1.º Ciclo do Ensino Básico; 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico; Ensino Secundário; Ensino Superior.