Iniciativas Todas as notícias 50 anos de Abril
Homenagem aos Grupos de Estudo

Felizmente Abril chegou

13 de fevereiro, 2025

Esta quinta-feira, 13 de fevereiro, na Escola Básica Francisco de Arruda, em Lisboa, teve lugar a homenagem da FENPROF e inauguração da placa alusiva à criação dos Grupos de Estudo dos Professores Eventuais e Provisórios, considerados o "embrião" dos sindicatos de professores livres em Portugal. 

A mesa da iniciativa contou com a participação de Francisco Gonçalves e José Feliciano Costa (Secretários-Gerais Adjuntos da FENPROF), Manuela Mendonça (Presidente do Conselho Nacional da FENPROF), António Teodoro (membro dos Grupos de Estudo e antigo Secretário-geral da FENPROF), Paulo Sucena (antigo Secretário-Geral da FENPROF) e Maria Manuel Calvet Ricardo e Manuela Silva (membros dos Grupos de Estudo).

A criação dos Grupos de Estudo ocorreu em Lisboa, em 27 de maio de 1970, numa reunião na Escola Preparatória Francisco de Arruda. 

A 13 de fevereiro de 1974, um despacho do Secretário de Estado da Instrução e Cultura comparava os GEPDES a uma «associação secreta» e pedia aos diretores e reitores que denunciassem os professores que os integrassem.

Como referiu Maria Manuel Calvet Ricardo “essa data marca o início de uma grande instabilidade nos Grupos de Estudo. (…) Felizmente Abril chegou!”. Manuela Silva completou: “Estávamos, estamos e continuamos a fazer História. Tínhamos trilhado um percurso de resistência e agora pela frente havia um desafio ainda maior nesta nova vida em liberdade e democracia: o de construir em unidade o Movimento Sindical Docente”.