[Prolonga-se a ausência de medidas para combater a falta de professores e para valorizar a profissão]
O Secretariado Nacional da FENPROF, reunido nos dias 5 e 6 de fevereiro, analisou a situação política, particularmente em relação às medidas de política educativa e profissionais implementadas pelo governo/MECI, e decidiu promover uma conferência de imprensa na véspera do 3.º aniversário da maior Manifestação Nacional de Professores realizada em Portugal.
Neste encontro com a comunicação social, a FENPROF dará conta das suas decisões e divulgará, em pormenor, a Caravana Nacional que percorrerá o país (continente e regiões autónomas) entre os dias 19 de fevereiro e 4 de março e que se realizará sob a consigna “Somos Professores. Damos rosto ao futuro! Valorização, já!”.
A Caravana Nacional insere-se na ação de intervenção e mobilização da FENPROF e visa afirmar, junto das comunidades educativas e da sociedade em geral, a urgência da valorização da carreira docente como elemento essencial para enfrentar e resolver o grave problema da falta de professores que afeta as escolas públicas.
Num contexto marcado pelo agravamento das dificuldades de recrutamento e fixação de docentes, pelo envelhecimento da profissão e pela persistente degradação das condições de trabalho, a FENPROF considera indispensável colocar no centro do debate político e social a necessidade de medidas estruturais que tornem a profissão atrativa e garantam o futuro da Escola Pública.
Ao longo desta Caravana Nacional, a FENPROF promoverá contactos com educadores e professores, reuniões com comunidades educativas, iniciativas públicas e momentos de intervenção junto da população, reforçando a exigência de respostas concretas por parte do governo para a valorização da carreira docente.
Nesta conferência de imprensa, serão divulgados o percurso, os objetivos e as principais iniciativas previstas no âmbito desta ação nacional. Sendo uma iniciativa nacional de grande envergadura e que implicará todo o território nacional, convidamos os/as senhores/as jornalistas a estarem presentes.
Lisboa, 6 de fevereiro de 2026
O Secretariado Nacional da FENPROF


