
Recordando José Saramago...
«Privatize-se tudo, privatize-se o mar e o céu, privatize-se a água e o ar, privatize-se a justiça e a lei, privatize-se a nuvem que passa, privatize-se o sonho, sobretudo se for diurno e de olhos abertos. E finalmente, para florão e remate de tanto privatizar, privatizem-se os Estados, entregue-se por uma vez a exploração deles a empresas privadas, mediante concurso internacional. Aí se encontra a salvação do mundo... e, já agora, privatize-se também a puta que os pariu a todos.» José Saramago - "Cadernos de Lanzarote", - Diário III - pag. 148, 1995

OE 2014: Camões, Instituto da Cooperação e da Língua reduz despesa em 7,8 milhões de euros
Quem vão ser os sacrificados? Os professores, mais uma vez? Porquê? Não fazem falta?
Com a chegada do OE para 2014 mais uma vez se volta a verificar um ataque à Educação e aos direitos constitucionalmente assegurados aos filhos dos emigrantes portugueses espalhados pelo mundo.
Rescisão por mútuo acordo visa o despedimento sem direitos, sem proteção social e sob chantagem
O governo apresentou uma proposta para regulamentar a aplicação de rescisões ditas por mútuo acordo de docentes. O seu conteúdo, agora conhecido oficialmente, não é novidade, pois já tinha sido divulgado, há meses, por um jornal diário. É completamente inaceitável, não apenas o procedimento do governo, como a proposta que este apresenta.
Por pensões dignas! Contra o embuste da convergência!
Os reformados, pensionistas e idosos, presentes nas ações do movimento sindical, realçam o apelo à participação em todas as formas de luta e protesto contra as políticas destruidoras do Governo PSD/CDS e da troika.

Petição da Inter-Reformados/CGTP-IN discutida na A.R.
A Inter-Reformados, estrutura de reformados/aposentados/pensionistas da CGTP-IN vai ver debatida na Assembleia da República, esta quinta-feira, 17 de outubro, pelas 15 horas, a sua Petição “CONTRA AS INJUSTIÇAS, CONTRA O ROUBO NAS PENSÕES, CONTRA O EMPOBRECIMENTO”, entregue em 2012. Após um longo processo de audições parlamentares com deputados dos diferentes partidos, obtenção de pareceres e emissão de relatórios, as intervenções da Inter-Reformados / CGTP-IN procuraram sensibilizar os deputados para a justiça das suas reivindicações e para a injustiça que representavam as medidas anunciadas contra os reformados.
Apelo do Departamento de Professores Aposentados do SPGL: vamos encher as galerias!

O momento que vivemos e a resposta necessária
"Que ninguém fique de fora, pois a luta é de todos", sublinha Mário Nogueira em breve entrevista à página web da FENPROF.

Posições de autarquias e de conselhos gerais e outros órgãos de escolas

"Este Governo não tem moral para continuar em funções!"
A realização de uma grande concentração, no dia 1 de Novembro, às 10 horas, na
Assembleia da República, para rejeitar a proposta de Orçamento de Estado que neste dia vai
estar à votação e para protestar contra o roubo do feriado neste dia 1º de Novembro, pela
exigência de demissão do Governo e a realização de eleições antecipadas.
Os largos milhares de participantes nas Marchas que a CGTP-IN promoveu em Lisboa e Porto no dia 19 (sábado) decidiram realizar uma "grande concentração" no próximo dia 1 de novembro, às 10 horas, na Assembleia da República, para rejeitar a proposta de Orçamento de Estado para 2014, que, nesse dia, vai estar à votação, e para protestar contra o roubo do feriado neste 1º de Novembro, pela exigência de demissão do Governo e a realização de eleições antecipadas. "Fora da lei", foi assim que Arménio Carlos caracterizou a proposta de OE para 2014, intervindo,em Alcântara,na concentração final da Marcha contra a exploração e o empobrecimento."Hoje, 19 de outubro de 2013, fizemos, no Porto e em Lisboa, uma das lutas mais intensas, vibrantes e determinadas do movimento sindical e dos trabalhadores portugueses", sublinhou o dirigente da CGTP-IN. / JPO

O pacote de austeridade que Paulo Portas e Maria Luísa Albuquerque esconderam aos portugueses
O engano e manipulação da opinião pública por Paulo Portas e Maria Luísa Albuquerque foram facilitados pelo facto dos jornalistas presentes na conferencia de imprensa não terem em seu poder a carta enviada por Passos Coelho à “troika” (endereçada a Durão Barroso, Mario Draghi, e Christine Lagarde), em 3 maio de 2013, após a 7ª avaliação da troika, onde o 1º Ministro se comprometia a aplicar em 2013, mas também em 2014 e 2015, um violento programa de cortes brutais na despesa publica, com carater fortemente recessivo, e virado fundamentalmente contra os trabalhadores e pensionistas. / Eugénio Rosa
Caderno Reivindicativo dos Professores Aposentados
Face ao quadro extremamente negativo que chegou o conjunto dos pensionistas portugueses e numa perspetiva de profunda mudança para o futuro, os professores e educadores que estarão presentes na 1ª Conferência Nacional de Professores Aposentados, vão analisar, debater e aprovar um conjunto de reivindicações fundamentais.

Petição contra o roubo nas pensões e o aumento da idade da reforma
O Governo avança para novos cortes nas pensões na Administração Pública e no Sector Privado, que não só representam uma nova diminuição do poder de compra dos pensionistas e reformados, como institucionalizam a insegurança permanente, violando princípios básicos de um Estado de direito.

Governo confirma a redução das pensões de sobrevivência
A pensão de sobrevivência é uma prestação social atribuída no âmbito dos sistemas contributivos de protecção social, seja o regime geral de segurança social seja o regime de protecção social dos trabalhadores em funções públicas, o que significa que não estamos perante uma prestação de solidariedade, financiada por impostos através do Orçamento do Estado, mas sim perante prestações financiadas por contribuições dos trabalhadores e respectivas entidades empregadoras e cuja atribuição está dependente do cumprimento de um prazo de garantia de pelo menos 36 meses de contribuições registadas em nome do beneficiário falecido.

Resolução aprovada pelo CN da FENPROF
Presidido por João Cunha Serra, o Conselho Nacional da FENPROF esteve reunido em Lisboa, no passado sábado, 12 de outubro, "num momento em que o governo, por iniciativa própria e, numa clara opção por se sujeitar às ordens da troika, se prepara para desferir mais um violentíssimo ataque aos portugueses e ao país."
Organização do Departamento
Reforçar e melhorar a participação, a integração e a representação e dos professores e educadores aposentados na FENPROF, é objetivo central do Departamento
Regulamento de funcionamento
A 1.ª Conferência Nacional de Professores/as Aposentados/as tem como lema “O importante papel dos aposentados na sociedade e o respeito que lhes é devido”.