Indevidamente, MEC coloca professores em período probatório
Chegou ao conhecimento da FENPROF que a DGAE terá emitido informações para as escolas no sentido de, estas, chamarem à realização do período probatório, a que faz referência o artigo 31º do Estatuto da Carreira Docente, na sua atual redação, os docentes que ingressaram recentemente em quadro através, quer do Concurso Externo Extraordinário previsto no Decreto-lei n.º 7/2013, de 17 de janeiro, quer através do normal concurso externo previsto no Decreto-lei n.º 132/2012, de 27 de junho.

Desrespeito do MEC pelas negociações não tem fim
Após quatro versões e cinco reuniões, o MEC persiste em manter um projeto meramente utilitário, que não dignifica a formação contínua, os seus formandos e formadores, pretendendo apenas operacionalizar esta formação de forma barata, à custa dos professores e da escola pública.

É preciso acabar de vez com o absurdo!
A FENPROF está a promover uma petição dirigida à Assembleia da República com vista à revogação da iníqua prova agora chamada de avaliação de conhecimentos e capacidades que o governo pretende aplicar a todos os docentes que, não estando na carreira, pretendam exercer a profissão em escolas públicas.
Descarrega aqui o PDF da Petição para recolha na tua escola (Petição contra a prova de acesso à profissão docente)
FENPROF requereu negociação suplementar, MEC convocou reunião para esta segunda-feira, dia 7

Governo pretende desmantelar o Instituto de Investigação Científica Tropical
Braga de Macedo, Presidente do IICT – Instituto de Investigação Científica Tropical, produziu, em 13/9, um despacho onde afirma que “no projecto de proposta de Orçamento do Estado para 2014, as medidas específicas do IICT reduzem fortemente as verbas para a investigação” e que “executar tal redução exige uma avaliação académica prévia que permita medir o contributo científico de cada um dos investigadores”.

Contra o agravamento do horário letivo dos professores do 1.º CEB
Mais de 5000 professores subscreveram o abaixo-assinado entregue ao Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário. A FENPROF expôs ao governante as razões do pedido desta reunião, que se realizou esta quinta-feira, 3 de outubro, em Lisboa, após longa insistência diária junto do gabinete de João Grancho. A delegação da FENPROF defendeu a não discriminação destes docentes em relação aos dos outros níveis de educação e de ensino e manifestou-se contra mais este agravamento das condições de exercício da profissão.
FENPROF reúne com Inspeção Geral de Educação e Ciência

Pelo direito à água!
1 de outubro foi o Dia Nacional da Água. Neste dia a CGTP-IN assinalou a importante mobilização nacional da campanha “Água é de todos”, naqual foram recolhidas 43 mil assinaturas para o projeto de lei de iniciativa legislativa de cidadãos, que deu entrada em fevereiro deste ano na Assembleia da República e que a 5 de julho teve um parecer aprovado por unanimidade para o projeto de lei “Protecção dos direitos individuais e comuns à água” subir a plenário.
Milhares de professores manifestam a sua oposição ao agravamento do horário letivo no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Secretário de Estado marcou, finalmente, reunião que foi diariamente solicitada desde há 15 dias.

Desrespeito por alunos com NEE traduz graves retrocessos educativos, sociais e civilizacionais (inclui vídeo)
FENPROF, CNOD e APD avançam com ações!
"A Educação Especial tem sido um dos setores da Educação mais desrespeitados pelos governantes portugueses. O que está a acontecer este ano letivo - e o ano ainda vai no adro... - tem uma gravidade nunca vista, confirma as preocupações que a FENPROF sempre manifestou e levou a que juntassemos a voz à CNOD e à APD na denúncia e na exigência", sublinhou Mário Nogueira no passado dia 3 de outubro, em conferência de imprensa realizada em Lisboa (foto)./ JPO


"Pontes por Abril" contra exploração e empobrecimento
A Comissão Executiva da CGTP-IN decidiu (30/09/2013) que a jornada de luta de 19 de outubro vai concretizar-se em marchas "Contra a exploração e o empobrecimento", em Lisboa e no Porto, que atravessarão, respetivamente, a Ponte 25 de Abril e a Ponte do Infante.