FENPROF E CNOD apresentam em Lisboa projeto comum
A FENPROF e a Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) convergiram em torno de um projeto sobre “a importância da escola para todos na inclusão social das crianças e jovens”, co-financiado pelo Instituto Nacional de Reabilitação (INR). A apresentação do projeto conjunto decorreu na passada sexta-feira (28/06/2013), em Lisboa (foto Paulo Machado). Presentes Mário Nogueira (Secretário Geral) e Ana Simões, pela FENPROF; e José Reis (Presidente) e Jorge Silva, pela CNOD. / JPO
Ver vídeo da apresentação do projeto
Declaração do Secretário Geral da FENPROF
NEGOCIAÇÃO TERMINA SEM ACORDO MAS COM RESULTADOS POSITIVOS PARA OS PROFESSORES. Declaração feita pelo Secretário-Geral da FENPROF no final de um processo negocial sobre mobilidades e horários de trabalho (25/06/2013)
Declarações de Mário Nogueira, no final do primeiro dia de negociações
Declarações de Mário Nogueira, após reunião no M.E.C. (24.06.2013, de manhã)
Respostas a oito questões frequentes colocadas por trabalhadores da F. Pública em 2013

Greve às avaliações continua esta semana e em força!
As respostas de milhares de professores aos inquéritos que chegaram aos sindicatos em apenas dois dias confirmam a unidade, a firmeza e a determinação dos docentes em todo o país. A greve às avaliações continua nesta semana e em força! MEC recebe hoje as organizações sindicais (FENPROF às 11h30), no início de uma semana que terá também, a 27, Greve Geral. / JPO
MEC ameaça com cortes remuneratórios ilegais
A FENPROF apresentará queixa nos tribunais e na PGR caso o MEC não altere a orientação que deu às escolas, bem como a aplicação informática em que as escolas lançam o salário dos professores.

Luta dos professores prossegue sem quebras
Pelos dados que a FENPROF foi apurando ao longo da manhã, a greve dos professores ao serviço de avaliações prossegue sem quebras. De uma forma geral, as reuniões de avaliação estão a ser adiadas, o que indicia que hoje, tal como aconteceu ontem, a esmagadora maioria das reuniões não se realizará, o que reforça a expressão deste longo protesto dos professores – que se iniciou em 7 de junho – contra os despedimentos e a mobilidade especial, contra o aumento do horário de trabalho, mas, de igual forma, em defesa da Escola Pública, da qualidade do ensino e do futuro dos alunos que são hoje vítimas de políticas que o põem em causa.
Esclarecimento Sobre o desconto nos vencimentos dos docentes que aderirem à greve convocada com incidência no serviço de avaliações
Solidariedade para com os professores portugueses vinda de todo o mundo (atualizado a 27/06)
Professores no Luxemburgo e Direção do SPE reúnem com Deputado Carlos Gonçalves no Luxemburgo
No âmbito de uma deslocação ao Luxemburgo o deputado do PSD, Carlos Gonçalves reuniu com os professores a trabalhar no Luxemburgo, nas instalações da da OGB-L. Na reunião esteve ainda presente o sindicalista e membro do Conselho das Comunidades, Eduardo Dias. Os membros do sindicato presentes tiveram a oportunidade de comunicar ao parlamentar os problemas que mais os preocupam, nomeadamente os horários que enformarão a rede para o próximo ano letivo. Importou aqui referir a contribuição negativa que a taxa de frequência imposta pelo Secretário de Estado das Comunidades, que levou ao abandono dos cursos de cerca de 400 alunos, só no Luxemburgo!
A luta dos professores continua forte e determinada
Acompanhando o início de mais um dia de luta que, ao longo da semana, prosseguirá com incidência ao serviço de avaliações, a FENPROF estará nos seguintes locais: Lisboa, 9.00 horas – Escola Secundária de Camões (Mário Nogueira, Secretário Geral da FENPROF e António Avelãs, Presidente do SPGL); Porto, 9.00 horas – Escola Secundária Clara de Resende (Manuela Mendonça, Coordenadora do SPN); Coimbra, 9.00 horas – Escola Secundária Quinta das Flores (Anabela Sotaia, Coordenadora adjunta do SPRC).
MEC: uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma...
"A luta voltou a sentar à mesa das negociações quem a tinha abandonado, mas não trouxeram quaisquer propostas... Parece que não têm nada a dizer. O que o MEC propôs foi zero!... Encontrámos aqui uma parede..." Foi assim que o Secretário Geral da Federação Nacional dos Professores caracterizou a postura do Ministério na reunião realizada na tarde da passada sexta-feira (14/06), em Lisboa, com uma delegação da FENPROF. / JPO
Vídeo: declarações de Mário Nogueira, à comunicação social, à saída da reunão no MEC (14.06.2013)
Tribunal manda para trás recurso do MEC: nova derrota do governo
FENPROF entrega pedido de negociação suplementar
Conforme já tinha anunciado publicamente, a FENPROF entregou esta sexta-feira, 14 de junho, no MEC, o pedido de negociação suplementar sobre os regimes de mobilidade geográfica e especial dos docentes.
Personalidades do mundo da cultura e das artes apoiam luta dos professores
"Apoiamos a greve dos professores em nome de uma escola para todos e onde todos cabem. Em nome de um país mais informado e qualificado, em nome das crianças que merecem um ensino de qualidade e toda a disponibilidade de quem sempre esteve com elas. É preciso libertar a escola pública do sequestro imposto pelo governo e pela troika. Aos professores dizemos “obrigado!” por defenderem um direito que é de todos."
Esclarecimento sobre o quadro legal que rege a elaboração dos horários dos professores do Ensino Português no Estrangeiro
Numa altura em que todos os professores lutam contra todo o género de adversidades, desde a propina que reduziu drasticamente o número de alunos e que coloca em risco postos de trabalho até às (des)orientações de alguns responsáveis que fazem leituras “deturpadas” provavelmente contra os interesses de poucos em detrimento de muitos, não podemos ficar impávidos e serenos à espera que outras “cabeças” pensem por nós!


Luta dos professores está forte e assim irá prosseguir
A luta que os professores iniciaram na passada sexta-feira, teve, no seu primeiro dia, um forte impacto com a esmagadora maioria das reuniões de avaliação que estavam previstas a serem adiadas. Tudo indica que esse impacto continuará a sentir-se ao longo da próxima semana – greve ao serviço de avaliações entre 11 e 14 de junho –, dando origem à realização de uma grande Manifestação Nacional de Professores, Educadores e Investigadores no dia 15, sábado, e, em 17, a uma fortíssima Greve Geral dos Docentes e Investigadores.
Solidariedade para com os professores portugueses vinda de todo o mundo (atualizado a 14/06)
Declarações do SG da FENPROF na RTP Informação (8/06/2013)
Declarações do SG da FENPROF na SIC Notícias (8/06/2013)
Sindicatos de Professores decidem entregar novos pré-avisos de greve e contestam aprovação de proposta de lei pelo governo sem que se esgotassem os prazos negociais
Os Sindicatos que, em conjunto, apresentaram pré-avisos de greve ao serviço de avaliações a realizar entre os dias 7 e 14 de junho, decidiram entregar hoje, ao governo, novos pré-avisos ao mesmo serviço para os dias 18, 19, 20 e 21 de junho.
