Negociação
Negociação suplementar será decidida até quarta-feira

Horários de trabalho e progressão dos docentes do índice 245 continuam a merecer o desacordo da FENPROF

23 de fevereiro, 2010

ECD

Projecto de ECD entra em fase de negociação

12 de fevereiro, 2010

A FENPROF recebeu, no final da tarde de 11 de Fevereiro, o projecto de diploma que pretende concretizar o acordo de princípios assinado em 7 de Janeiro. Há aspectos do projecto que não respeitam o estabelecido no texto de acordo, tendo já a FENPROF obtido garantia, junto do SEAE, que serão devidamente corrigidos. No dia 19 de Fevereiro (sexta-feira), data em que a FENPROF reunirá no ME, pelas 15h00 horas, no quadro da negociação deste projecto, será apresentado ao Ministério da Educação o indispensável parecer jurídico.

Revisão do ECD prossegue dia 20 (quarta-feira)

FENPROF vai apresentar propostas para valorizar condições de exercício da profissão docente

18 de janeiro, 2010

Declaração de Mário Nogueira em conferência de imprensa após a assinatura do acordo, no final do dia 7 de Janeiro de 2010

FENPROF chega a acordo global com o M.E. sobre aspectos da Carreira Docente

08 de janeiro, 2010

A FENPROF chegou a um acordo de princípios globais com o ME sobre alguns aspectos do ECD: Avaliação de Desempenho e Estrutura da Carreira

Numa intervenção em conferência de imprensa, após a assinatura do acordo, Mário Nogueira fez o balanço deste processo e garantiu que, sendo um acordo globalmente positivo para os docentes portugueses, a FENPROF não desiste de lutar por aspectos que considera essenciais no âmbito da Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, nas matérias comuns aos restantes trabalhadores da Administração Pública e em processos negociais que se irão agora iniciar - as outras matérias do ECD e a vinculação dos professores contratados entre várias outras.

Acordo celebrado a 7 de Janeiro de 2009 entre a FENPROF e o Ministério da Educação

 

Comunicado de Imprensa da FENPROF após a reunião de 30 de Dezembro de 2009

Sem que os bons professores atinjam o topo da carreira NÃO HÁ ACORDO COM O M.E.

30 de dezembro, 2009

Instale o Flash Player

O ME não admitiu que todos os bons professores, assim considerados por serem classificados com a menção de Bom em sede de avaliação do seu desempenho, atinjam o topo da carreira o que, para os professores, é inaceitável. Por esse motivo, a FENPROF nunca aceitará qualquer acordo que não garanta que os professores avaliados com Bom atinjam o topo da carreira. Depois de um grande debate em torno desta matéria, o ME solicitou a disponibilidade da FENPROF para uma nova e última ronda negocial, comprometendo-se a apresentar um novo texto sobre as questões em debate. Uma proposta que a não garantir de que todos os bons professores atingirão o topo da carreira, não merecerá o acordo da FENPROF. Ficou marcada nova reunião para esta quinta-feira, 7 de Janeiro.

Contra - propostas apresentadas pela FENPROF para poder ser celebrado um acordo com o ME

30 de dezembro, 2009

A 29 de Dezembro a FENPROF enviou ao M.E. as contra - propostas que entendeu necessárias para a celebração de um eventual acordo.

Leia aqui essas propostas.

Proposta do Ministério da Educação apresentada aos Sindicatos (28/12) para um eventual acordo negocial

28 de dezembro, 2009

A FENPROF reúne o seu Secretariado Nacional nesta quarta-feira, dia 30 de Dezembro, durante a manhã, momento em que decidirá a posição tomar e a apresentar ao ME na reunião que se realiza no mesmo dia.

Nota de imprensa do SN da Federação (23/12/2009)

Numa reunião para cumprir calendário, ME manteve posições que a FENPROF rejeita

23 de dezembro, 2009

No dia 28, segunda-feira, o ME fará chegar à FENPROF uma proposta de texto final que englobará os três aspectos que têm estado em cima da mesa negocial - estrutura da carreira, avaliação e transição entre modelos - e que pretenderá ser o texto sobre o qual se poderá vir a chegar a acordo. Se o texto a apresentar pelo ME constituir a síntese das que, até hoje, foram as posições que tornou públicas e, ontem (22/12), a Ministra da Educação reiterou na Assembleia da República, a FENPROF não assinará qualquer acordo, irá requerer a negociação suplementar e no dia 19 de Janeiro debaterá com os professores, nas escolas, a forma de continuar a luta contra um estatuto que não valoriza nem dignifica o exercício da profissão docente.

Adiamento de soluções causa desconforto à delegação sindical e leva à fixação da primeira quinzena de Janeiro como prazo para resolução dos problemas.

Reunião com ME sobre profissionalização de professores com habilitação própria

22 de dezembro, 2009

...mas falta perceber como pretende superar as "grandes dificuldades" identificadas em sede negocial

ME afirma que professores avaliados com "Bom" chegarão ao topo da carreira...

16 de dezembro, 2009

Instale o Flash Player

No conjunto "estrutura da carreira - avaliação de desempenho" foram identificadas, em sede negocial, três "grandes dificuldades": prova de ingresso; quotas na avaliação; contingentação por vagas. Dificuldades que, a não serem superadas, inviabilizarão a construção do consenso indispensável para que, no final deste processo, exista um acordo. Acordo esse que, a existir, será sempre global, integrando os dois aspectos em negociação, e nunca segmentado, sublinha a nota de imprensa divulgada pelo Secretariado Nacional da FENPROF, nesta quarta-feira, dia 16, após reunião no ME.

FENPROF reafirmou posição junto do ME (9/12/2009). A resposta está agora do lado do Governo!

Impedimentos administrativos à progressão na carreira inviabilizarão acordo negocial

09 de dezembro, 2009

Instale o Flash Player

A divergência principal da FENPROF, em relação à proposta do ME, continua a ser a existência de mecanismos administrativos (quotas na atribuição de classificações e vagas para acesso a escalões) que impedem os professores de, independentemente da qualidade do seu desempenho profissional e da classificação obtida em sede de avaliação, progredirem na carreira. Na foto: Mário Nogueira, Secretário Geral da FENPROF, em declarações à comunicação social após a reunião no ME, em Lisboa.

Nota à comunicação social (4/12/2009)

SN da FENPROF analisou processo de revisão do ECD e decidiu criar condições para um maior envolvimento dos professores

04 de dezembro, 2009

O Secretariado Nacional da FENPROF reuniu em Lisboa, nos dias 3 e 4 de Dezembro para, entre outros aspectos, decidir a sua posição a propósito do processo negocial de revisão do Estatuto da Carreira Docente e, em particular, pronunciar-se sobre os projectos apresentados pelo Ministério da Educação e que se referem à estrutura da carreira e ao regime de avaliação de desempenho.

Parecer da FENPROF aos documentos apresentados pelo M.E. "Estrutura da Carreira Docente" e "Princípios para a Revisão do Modelo de Avaliação de Desempenho"

Proposta para a construção de um modelo coerente, integrado, compatível e eficaz

     

Reunião negocial no ME (2/12/2009)

Propostas do ME sobre estrutura da carreira e avaliação do desempenho continuam amarradas a mecanismos administrativos que a FENPROF rejeita

02 de dezembro, 2009

Como a FENPROF tem afirmado e fez questão de recordar na reunião de 2/12/2009, no ME, a existência de estrangulamentos administrativos (quer ao reconhecimento do mérito em sede de avaliação, quer à progressão na carreira) condicionará fortemente a possibilidade de se chegar a consenso, requisito indispensável à existência de acordo.
Na foto: Mário Nogueira, Secretário Geral da FENPROF, em declarações à comunicação social.

Nota de imprensa de 30/11/2009

FENPROF considera inaceitável estrutura de carreira sujeita a estrangulamentos administrativos

30 de novembro, 2009

A FENPROF reconhece como positiva a eliminação da divisão da carreira docente (Professor e Professor Titular), dando resposta ao problema da artificialidade das funções atribuídas aos professores e às dificuldades de organização das escolas. Todavia, a proposta ministerial mantém um dos aspectos mais contestados pelos docentes e que foi introduzido na carreira, precisamente, pela via da sua divisão: o estrangulamento do acesso aos patamares mais elevados, que se encontra sujeito a uma contingentação (dotação de vagas) dependente de uma decisão política em que sobreleva a autorização do Ministério das Finanças. Tal opção contraria o discurso, tantas vezes repetido, de reconhecimento e distinção do mérito dos professores. Neste contexto, o que determina o acesso ao topo da carreira não é o mérito revelado no exercício da actividade, mas a abertura de concurso e existência de vaga.

Reunião no ME (25/11/2009)

FENPROF rejeita estrangulamentos administrativos impostos à carreira docente

25 de novembro, 2009

FENPROF discorda da proposta apresentada pelo ME (25/11/2009), para alteração da actual estrutura da carreira, pois acabando com a divisão dos docentes em professores e professores titulares, substitui o momento em que a progressão se sujeitava a uma contingentação de vagas (o acesso à categoria de professor titular) por três momentos que correspondem ao acesso aos 3º, 5º e 7º escalões da carreira.

Processo negocial de revisão do Estatuto da Carreira Docente (Novembro/Dezembro 2009)

Fundamentação, princípios e proposta de trabalho da FENPROF para uma nova estrutura da carreira docente

25 de novembro, 2009

Instale o Flash Player

A FENPROF (presente na passada quarta-feira, 25/11, no ME, para a primeira de um conjunto de reuniões negociais) defende que a nova estrutura da carreira docente respeite os princípios defendidos pelos professores, cujo conteúdo foi objecto de documento entregue ao ME e que poderá ser consultado nesta página.

Segundo ciclo da avaliação dos docentes está suspenso...

23 de novembro, 2009

Sem medo das palavras, confirma-se: o segundo ciclo avaliativo está suspenso! Esta é uma boa notícia para as escolas e os professores, que se segue a outra que também foi tornada publica no dia 18 de Novembro: todos os professores serão avaliados no 1.º ciclo, independentemente de terem apresentado proposta de objectivos individuais.

Atenção dos professores vai agora centrar-se nas negociações que terão lugar

Recomendação parlamentar sobre ECD e avaliação, apesar de insuficiente, é importante

20 de novembro, 2009

Com a Recomendação aprovada (20/11/2009), nada de significativo se altera no imediato, mas é de registar que, pela primeira vez, o grupo parlamentar do PS não votou contra numa iniciativa em que é defendida a eliminação da divisão da carreira em categorias hierarquizadas, o que se tornou possível devido à alteração da correlação de forças que resultou do acto eleitoral de Setembro.Ganha agora ainda maior importância o processo de revisão do ECD cuja primeira reunião negocial terá lugar na próxima quarta-feira, dia 25 de Novembro. Um processo em que a FENPROF se empenhará ao máximo, apelando aos professores que, atentamente, o acompanhem, mantendo-se mobilizados para, a todo o momento, darem mais força, com o seu envolvimento e a sua mobilização, à acção sindical.

Como a FENPROF sempre defendeu, professores que não apresentaram proposta de objectivos individuais serão avaliados

18 de novembro, 2009

Na próxima semana terá início o processo de revisão do ECD. Os professores partem para este processo com a convicção de que será possível, por fim, alterar alguns dos aspectos mais negativos do actual estatuto, aprovando um novo ECD que dignifique os profissionais e valorize a profissão docente. Partem convictos e determinados.