
Regressa o logro
Os resultados dos exames não avaliam as escolas. A divulgação de rankings de escolas visa uma seriação redutora, injusta e perversa.

Petição da FENPROF foi debatida na A.R.
Projetos do PCP e do BE sobre a revogação da requalificação/mobilidade especial e a Petição da FENPROF sobre a matéria foram debatidos no passado dia 9 de dezembro no plenário da Assembleia da República. / JPO
Por que é tão importante acabar já com a requalificação para os professores? O SG da FENPROF explica

FENPROF definiu prioridades para apresentar nas reuniões já solicitadas aos governantes...
... esperando que se recupere clima de diálogo e negociação que se extinguiu com anterior MEC
A FENPROF reuniu o seu Secretariado Nacional nos dias 3 e 4 de dezembro, em Lisboa. Nesta reunião, a Federação Nacional dos Professores centrou a discussão sobre ação sindical para o ano letivo em curso, em particular até à realização do seu 12.º Congresso (29 e 30 de abril, no Porto). O Congresso, decerto analisará a situação que então se viverá e definirá a ação da FENPROF para os três anos que ainda faltarão para que se complete a atual Legislatura.

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
No próximo ano (2016) a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas, comemora 10 anos de existência. A FENPROF continuará o seu trabalho pela construção de uma sociedade mais inclusiva para todos os portugueses.

Nova maioria parlamentar abre expetativas de resolução de problemas que afetam os docentes
A Assembleia da República tem hoje uma nova maioria, pelo que são naturais as expetativas sobre decisões que, ali aprovadas, possam contribuir para acabar com o clima de instabilidade que foi criado ou agravado pelos quatro anos de governação da direita. Nesse sentido, com o recurso à entrega de petições e a contactos com os grupos parlamentares, a FENPROF procurará levar até aos deputados alguns dos problemas que carecem de solução urgente.

FENPROF pediu reunião ao novo ministro da Educação
... para debater a atual situação da educação, identificar problemas e agendar negociações com vista à sua resolução
Com tantos e tão complexos problemas por resolver, a FENPROF solicitou uma reunião ao novo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, para tão breve quanto possível. Nesse encontro, realça uma nota de imprensa divulgada pela Federação,deven ser identificados os problemas – alguns deles agravados pela ausência de respostas governativas, nos últimos dois meses – e desencadeados os indispensáveis processos negociais, com vista à sua adequada resolução.

Acordo é histórico, mas é preciso agir
Chegou-se a um Acordo histórico sobre o clima em Paris. Com ele, declara-se a pretensão de reduzir a emissão de gases com efeito de estufa, de modo que a temperatura não aumente mais que 1,5ºC até ao final do século, relativamente à média da era pré-industrial, de forma a reduzir os riscos de impactos das alterações climáticas.

Memória e Vida em Tempos de Abril – Estórias de Liberdade e de Libertação

FENPROF no 3.º Congresso da Fiequimetal
A Escola Pública como causa comum dos trabalhadores. Estamos juntos, professores e outros trabalhadores, também nesta luta!

“O caminho passa por identificar os problemas, definir prioridades, negociar soluções e construir consensos"
Está a iniciar-se um novo tempo político. Depois de uma década negativa e de uma Legislatura, a última, em que houve a intenção e um guião aprovado para desmantelar a matriz democrática da Escola Pública, temos, finalmente, um governo que reúne apoio maioritário no Parlamento. O Presidente da República arrastou a decisão sobre a sua nomeação, mas acabou por fazê-lo. Sobre este novo tempo político, entrevistámos o Secretário-Geral da FENPROF, no sentido de conhecermos as expetativas que se abrem. Versão PDF
Parlamento aprova fim dos exames do 4.º ano
A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira (27/11/2015) o fim dos exames do 4.º ano de escolaridade, com os votos favoráveis do PS, PCP, BE, PEV e PAN.

Despacho que anula realização da PACC em 18 de dezembro serve para “picar o ponto” e publicitar elogio fúnebre
A PACC sofreu rudes golpes durante o período em que se realizou. Fruto da obstinação de uma equipa ministerial que, também nesta matéria, ficou praticamente isolada, a PACC foi contestada pelos professores – que encontraram na FENPROF, mais uma vez, a organização que assumiu a luta –, mas também pelas instituições de ensino superior, por académicos, por juristas, por associações de pais ou por associações de dirigentes escolares.
A Convenção da ONU para a Deficiência e os alunos com necessidades educativas na escola inclusiva

Lutar pela erradicação de todas as formas de violência contra as mulheres no local de trabalho e na sociedade
A Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens – CIMH/CGTP-IN assinala o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, manifestando a solidariedade com todas as mulheres vítimas de violência e a determinação para continuar a agir e a lutar, a todos os níveis, para a erradicar.

Sobre o Relatório da OCDE (“Education at a Glance") e sobre o novo governo
Confirma-se que Portugal foi vítima de um fortíssimo desinvestimento na Educação, um dos mais profundos verificados em toda a OCDE. As consequências são bem conhecidas: perda de recursos e condições de trabalho nas escolas, empobrecimento dos currículos escolares, quebras de qualidade educativa e uma violenta onda de desemprego e instabilidade a abater-se sobre os profissionais. É certo que Portugal atravessa uma crise profunda, mas outros que vivem o mesmo problema fizeram opções diferentes, sublinha a FENPROF.

FENPROF vai entregar petição em defesa de um regime especial de aposentação para os docentes
- A 2 de dezembro sobe a plenário outra petição, também promovida pela FENPROF, que defende o fim da requalificação / mobilidade especial
Com a Assembleia da República a concluir o primeiro mês da Legislatura, a FENPROF prepara-se para entregar na Presidência do Parlamento a sua primeira Petição, neste caso em defesa de um regime de aposentação especial para os docentes, que tenha em conta o elevado desgaste físico e psicológico provocado pelo exercício continuado da profissão.