
Respeito pelos princípios de transparência
Em todos os procedimentos concursais a que haja lugar, no respeito pelos princípios de transparência a que a Administração está vinculada, impõe-se a publicação de listas de candidatos selecionados, destaca o documento sobre aspetos relacionados com a contratação, entregue pela FENPROF ao ME no passado dia 1 de fevereiro.


Melhores condições de vida e de trabalho
COMBATER A CHANTAGEM , EFETIVAR A MUDANÇA DE POLÍTICA
O país está de novo confrontado com a ingerência e a chantagem da troika e dos agiotas das agências de rating. Em simultâneo, PSD-CDS, Comissão Europeia (CE), Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI), procuram omitir, branquear e alijar responsabilidades pela política que destruiu o sector produtivo, generalizou o desemprego e o trabalho precário, forçou a emigração, bloqueou a contratação colectiva, cortou direitos, salários e pensões, encerrou serviços públicos, atacou a Constituição da República e a soberania do país, alerta o Conselho Nacional da CGTP-IN (2/02/2016)
Conferência promovida pela FENPROF debate “o stresse na profissão docente: causas, consequências, medidas a tomar”
"É preciso repensar as condições de aposentação dos docentes", sublinhou o Dr. Marcelino Mota, investigador e psicólogo clínico, na conferência “O stresse na profissão docente: causas, consequências, medidas a tomar”, realizada esta tarde, em Lisboa, com a participação da Dra. Ivone Patrão, psicóloga clínica/ARSLVT e docente no ISPA, e do Dr. Marcelino Mota. O Secretário Geral da FENPROF fez a intervenção de encerramento. João Cunha Serra, presidente do Conselho Nacional da FENPROF, moderou o debate, que registou sala cheia no auditório do novo edifício da Assembleia da República, em São Bento. Participaram professores e educadores de diferentes regiões do país.
Conferência debateu “o stresse na profissão docente"
Comunicações de qualidade colocam urgência na procura de soluções
Vídeos da iniciativa (Mário Nogueira, Alexandre Quintanilha, Marcelino Mota e Ivone Patrão)

Nenhum professor passou para a requalificação porque governo e maioria parlamentar já não são os mesmos
Se Passos Coelho e Paulo Portas ainda governassem e a maioria parlamentar continuasse a ser PSD/CDS, no dia 1 de fevereiro de 2016, cinquenta e oito (58) docentes teriam passado para a mobilidade especial, a juntar aos que ali ainda se mantêm desde há um ano atrás. Mas como a maioria parlamentar hoje é diferente, a convergência de votos dos deputados de PS/BE/PCP/PEV/PAN extinguiu o sistema de requalificação.
Balanço da reunião entre FENPROF e ME (1/02/2016), com links para os documentos entregues / foto: J. Caria
FENPROF reúne com Secretários de Estado com propostas para resolver problemas, alguns de imediato, outros na sequência de negociações a iniciar
São muitas as questões que serão levadas a esta reunião, pelo que não é expetativa da FENPROF terminá-la com os problemas resolvidos e todas as dúvidas esclarecidas. Mas espera-se que seja possível, em relação a alguns aspetos, obter respostas, a outros obter esclarecimentos e a mais uns quantos obter compromissos de diálogo e negociação, com agendamento de reuniões específicas. Peça em atualização
FENPROF debate stresse na profissão docente com especialistas e deputados
- 2 de fevereiro (terça), 14h30-18h00, Lisboa, auditório do novo edifício da Assembleia da República