Reunião com M.E. abre perspetivas de mudança, sendo certo que professores não ficam dispensados de lutar por ela
Uma delegação da FENPROF, dirigida pelo Secretário Geral, Mário Nogueira, reuniu na passada terça-feira, 26/04/2016 (foto: J. Caria), nas instalações da "5 de Outubro", com o Ministro da Educação. Para além da abordagem de diversos assuntos que são do interesse dos professores e das escolas, esta reunião destinava-se também a estabelecer as normas de relacionamento institucional entre as duas partes A FENPROF volta ao ME no próximo dia 3 de maio.


CGTP-IN repudia mentiras e ingerência da Comissão Europeia

FENPROF apresentou 12.º Congresso à comunicação social
Antecipou debate e anunciou condições de trabalho para jornais e estações de rádio e televisão
O Porto será durante dois dias a capital da Educação, como referiu Mário Nogueira, e para que não se fique entre as quatro paredes do Seminário de Vilar, contará com a transmissão em direto, via youtube, disponível a partir do site da Federação [http://www.fenprof.pt/12congresso].

Constituição de turmas mantém erros passados e cria condições agravadas de exclusão
FENPROF alerta para as consequências das restrições impostas à redução do número de alunos por turma quando estas integram alunos com necessidades educativas especiais (NEE), o que atenta, claramente, contra o caráter inclusivo que a escola deverá ter.

FENPROF denuncia e repudia a perseguição e morte de mais um sindicalista, Brahim Saika
Em 15 de Abril, morreu Brahim Saika, sindicalista e preso político saharaui após ser torturado e passar vários dias em greve de fome. A comunicação social internacional não falou do assunto, mas a FENPROF manifesta a sua repulsa pela perseguição que Marrocos move ao povo do Sahara Ocidental, nação que ocupa, e reitera solidariedade para com a luta do povo saharaui.

As crianças têm o direito a ser felizes!
O quadro apresentado pela organização internacional, sendo devastador no que toca ao rendimento das crianças – ou seja, das suas famílias -, revela ainda a importância que as Funções Sociais do Estado, assentes nos princípios da universalidade e da solidariedade, têm na atenuação da pobreza infantil em Portugal.

FENPROF apresenta o seu 12.º Congresso, que se realizará no Porto, no final do mês
O 12º Congresso Nacional dos Professores, promovido pela FENPROF, vai ter lugar no Seminário de Vilar, no Porto, nos dias 29 e 30 de abril. Para apresentação dos temas em destaque e da estratégia sindical a propor ao Congresso, bem como uma abordagem à atualidade política da Educação, a FENPROF convida toda a Comunicação Social para uma conferência de imprensa em que estarão presentes o secretário-geral e os presidentes/coordenadores dos sindicatos membros. / Atualizado a 18/04/2016, 17h15
CONF. DE IMPRENSA | 3.ª feira, 19 abril – 11 horas | Semin. de Vilar, Porto
Portaria de Extensão publicada não se aplica aos sócios dos Sindicatos da FENPROF
Foi publicada no DR, n.º 173, 1.ª serie, de 14 de abril de 2016, a Portaria de Extensão do Contrato Coletivo de Trabalho para as IPSS assinado entre a CNIS e a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS).

Muitas palavras... mas nenhuma medida por parte dos sucessivos governos
O aumento do número de alunos nas turmas, o desrespeito pelas normas que estabelecem a redução do número de alunos em situações específicas, a proliferação de turmas de ensino vocacional, a redução do número de profissionais docentes e não docentes das escolas, a constituição de mega-agrupamentos, desumanizando ainda mais o espaço escolar ou a eliminação da gestão democrática das escolas que fazia prevalecer o interesse pedagógico, são apenas algumas medidas tomadas por governos anteriores que contribuem, e muito, para que as situações de indisciplina e, por vezes, de violência, não só se mantenham, como se agravem.

É tempo de desbloquear a negociação coletiva e começar a resolver os problemas de fundo
O Secretariado Nacional da FENPROF reuniu e avaliou positivamente o facto de o ME ter, finalmente, convocado, nos termos da lei, a primeira reunião de negociação sindical que se realizará em 26 de abril.

Avançar pela mudança! Defender, repor e conquistar direitos!

A Constituição da República, a Escola Pública e o direito universal à Educação e ao Ensino são conquistas do 25 de Abril
A defesa da Constituição da República Portuguesa estará presente nas próximas jornadas de luta em que o movimento sindical unitário participará: as do 25 de Abril e do 1º de Maio.

É hora de pôr fim aos paraísos fiscais

Sessão evocativa 40 anos da promulgação da Constituição da República
A CGTP-IN promove esta quinta-feira em Lisboa, entre as 14H30 e as 17H30, uma sessão evocativa dos 40 anos da promulgação da Constituição da República Portuguesa, com o lema “Afirmar os Valores de Abril – Cumprir a Constituição”. A iniciativa decorrerá no auditório do Montepio Geral, na Rua Áurea, nº 219/241 – 6º.

FMI quer o regresso ao passado
As recomendações do FMI, no âmbito da terceira visita de monotorização pós-programa de assistência, confirmam a obsessão pelo aprofundamento do caminho de exploração, empobrecimento e desigualdades rejeitado pelo povo português nas eleições legislativas, alerta a CGTP-IN.

Contributo para a revisão do despacho normativo que regulamenta a avaliação dos alunos...
... bem como as medidas de promoção do sucesso escolar
Turmas de menor dimensão são investimento na Educação
A propósito de dois acontecimentos recentes, duas reações do Secretário Geral da FENPROF: a desvalorização, pelo presidente do CNE, da redução do número máximo de alunos por turma; o discurso de Paulo Rangel no congresso do PSD, sobre os Sindicatos da Educação.

Petição em defesa de um regime excecional de aposentação recolhe amplo apoio
A FENPROF recebeu o relatório da Comissão de Educação e Ciência sobre as diligências efetuadas, na sequência da entrega da petição “Um regime de aposentação justo para os docentes”, que recolheu 27.977 assinaturas de professores e educadores.

Exigimos estabilidade! Basta de precariedade!
Professores e educadores participaram, dia 31 de março, na Manifestação convocada pela Interjovem/CGTP-IN, relevante ação de luta contra a precariedade laboral. É urgente consciencializar a opinião pública para a injustiça e as penosas consequências pessoais, familiares e sociais do abuso a que se chegou no recurso ao trabalho com contratos a termo, recibos verdes e outras formas contratuais atípicas.

Foi publicado OE 2016
Sendo um orçamento de contenção, corrige, contudo, várias injustiças e ilegalidades e é o primeiro, à distância de uma legislatura, que não está ferido de inconstitucionalidade nem prossegue a política de desastre nacional que o governo de direita vinha promovendo.

FENPROF exigiu, de novo, “simplexificação”
FENPROF dirigiu-se ao governo, através de uma aplicação (SIMPLEXificada), para apresentar (três) propostas para resolução do problema, tendo em conta que, apesar de ter sido defendida uma solução diferente da que hoje vigora, nada foi feito para simplificar os procedimentos e poupar dinheiro aos bolsos dos professores.