
Respeitar os docentes, melhorar as suas condições de trabalho e valorizar o seu estatuto de carreira
Como a FENPROF afirmou no seu recente 12.º Congresso, recompor toda a arquitetura de suporte ao quotidiano profissional docente é uma urgência para o relançamento da qualidade do que se ensina e aprende nas nossas escolas, pelo que deverá ser prioridade para o poder político.
Abaixo-assinado / Petição

FENPROF no Ministério da Educação
A FENPROF regressa hoje, às 15.30 horas, ao ME, onde prosseguirá a negociação das normas de organização do próximo ano letivo, bem como o regime de mobilidade por doença. Em debate e aprovação estará igualmente a estratégia - que se pretenderá alargada - de defesa da Escola Pública, num momento em que fortes interesses particulares instalados no setor rejeitam abrir mão de privilégios que lhes têm valido milhões de euros.
Em defesa da escola Pública

Recordando a reportagem da TVI, "Verdade Inconveniente"
Alargamento do período transitório no ensino superior: foram dados os primeiros passos para resolver um problema que se arrasta há muitos meses
A FENPROF reuniu com o MCTES(5/05/2016) tendo a agenda um único ponto previsto: o alargamento do período transitório estabelecido nos estatutos de carreira para que os docentes obtenham o grau de doutoramento ou o título de especialista. Uma questão que, aliás, mereceu recentemente a aprovação de resolução na Assembleia da República favorável a esse alargamento (foto: J. Caria)..
Propostas para melhorar as condições de trabalho de todos os professores e para garantir rigor e transparência no acesso à situação de mobilidade por doença
A FENPROF reuniu (3 de maio) com o Ministério da Educação (foto: J. Caria), dando início a um duplo processo negocial, cujos objetos são: mobilidade por doença e normas para a organização do ano letivo 2016/17. Em ficheiros anexos, a FENPROF divulga os dois projetos que recebeu do M.E. e os respetivos pareceres agora entregues ao Ministério e fundamentados na reunião realizada. A segunda ronda negocial terá lugar em data a divulgar.
Organização do próximo ano letivo e mobilidade por doença em reunião negocial no ME
A FENPROF reuniu na tarde desta terça-feira, dia 3 de maio, no Ministério da Educação, para iniciar o processo negocial que visa fixar as normas sobre organização do próximo ano letivo, bem como as que regularão o processo de mobilidade por doença (foto: J. Caria).
Resolução aprovada na jornada nacional do 1º de Maio
Comemorações do 1º de Maio mobilizaram milhares de pessoas em todo o país!

Ação reivindicativa na ordem do dia
A par do debate, será necessário manter uma ação forte que permita que os professores manifestem, ativamente, as suas posições, reforçando, assim, a ação sindical que se desenvolve, quer em sede negocial, quer no plano reivindicativo.
