Processo negocial introduziu melhorias, insuficiências terão de ser corrigidas
Os textos que resultam da última ronda negocial sobre mobilidade por doença e organização do ano letivo 2016/2017 quase não sofreram alterações.
"Continuaremos, sem equívocos, na defesa da Escola de Todos"

"A direita ainda não percebeu que, a 4 de outubro, perdeu a maioria..."
"Se a FENPROF comandasse o Ministério da Educação, com certeza que muitos problemas já estariam hoje resolvidos. A direita ainda não percebeu é que, a 4 de outubro, perdeu a maioria e não pode a direita querer que um Governo do PS, que se apoia na sua esquerda, tenha políticas de direita", destaca Mário Nogueira numa extensa entrevista concedida à jornalista Marlene Carriço, do "Observador" e divulgada neste domingo, 29 de maio de 2016 (foto: Hugo Amaral/Observador).

Escola Pública marcou presença na rua em 18 de junho
Cumprir a Constituição, dar reposta a todos os alunos e respeitar o dinheiro público impõe investimento na Escola Pública de qualidade
É num quadro de afirmação de uma Escola Pública de qualidade e democrática que no próximo dia 18 de Junho, um sábado, em Lisboa, a Escola Pública sai à rua. Cidadãos e cidadãs promotores de uma Petição que já reúne dezenas de milhar de assinaturas, organizações e entidades diversas da sociedade portuguesa promovem a iniciativa cujos contornos serão oportunamente divulgados. A concentração de quantos pretendem assumir publicamente a defesa da Escola Pública terá lugar no Parque Eduardo VII, a partir das 14.30 horas do já referido dia 18 de junho.).
- SUBSCREVA AQUI A PETIÇÃO EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA (recorde-se que foi decidido continuar a recolher assinaturas até à data da audição parlamentar)

PGR considera que o corte de turmas aos colégios com contrato de associação é correto e obedece ao critério da carência da rede pública
Recortes do Diário de Notícias, Notícias ao Minuto, Observador e Expresso
Norberto Pires: "Em defesa de um rumo de investimento na qualidade da Escola Pública"

Cidadãos de todas as áreas, regiões e setores de atividade subscrevem a petição em defesa da escola pública
Investigadores, docentes universitários, intelectuais, nomes de prestígio da cultura portuguesa, como o escritor Valter Hugo Mãe (na imagem) estão com a escola pública de qualidade, democrática e para todos.
- Primeiros subscritores
- Mais apoiantes da iniciativa
- Vozes em defesa da escola pública
- Mensagens e apoios: personalidades, escolas, autarquias, estruturas associativas e sindicais, organizações sociais

3 de junho, todos ao Largo de Camões!
No dia 3 de junho (sexta-feira), a partir das 16 horas, realizar-se-á uma Tribuna Pública em Lisboa, no Largo de Camões, na qual participarão diversos subscritores da Petição, testemunhando em defesa da Escola Pública de qualidade como garante de igualdade de oportunidades.

Petição em Defesa da Escola Pública ultrapassa as 30.000 assinaturas
- 1 de Junho, a partir das 17.30 horas: recolha de assinaturas para a Petição junto à Feira do Livro de Lisboa

SPRC acompanha decisão das escolas públicas de Coimbra
O SPRC apoia esta importante decisão das escolas, das suas direcções e conselhos gerais, com o envolvimento expressivo dos seus trabalhadores, docentes e não docentes, e de encarregados de educação e alunos, de convocarem uma concentração em defesa da Escola Pública para dia 2 de junho, às 18.00 horas, na Praça 8 de Maio.

FENPROF interpõe ação jurídica contra JSD
Cartaz virtual fere o bom nome da FENPROF e, através desta, dos associados dos seus sete sindicatos
O Gabinete Jurídico da FENPROF irá avançar com um processo jurídico contra a JSD por ofensa, que reputa de grave, ao bom nome desta Federação.

Organizações da sociedade portuguesa juntam a sua à voz de milhares de portugueses
Movimento Democrático das Mulheres, Federação Regional de Lisboa das Associações de Pais e Confederação Nacional das Organizações de Deficientes são mais três das organizações que fizeram chegar o seu apoio à petição/abaixo-assinado em defesa da Escola Pública que se encontra em subscrição até ao final do mês de maio.

Petição cresce em apoios
Várias personalidades do distrito de Viseu, Castelo Branco e Guarda associaram-se nos últimos dias à defesa da Escola Pública e ao combate contra tentativas de manutenção do financiamento da Educação numa lógica de privatização e de esvaziamento do papel do Estado na promoção do direito inalienável a uma Escola Pública de qualidade e inclusiva.
Normas sobre organização do ano letivo 2016/17 e mobilidade por doença
Avanços, insuficiências e problemas ainda por resolver marcam resultado final de uma negociação que há vários anos não tinha lugar
Foi concluído (23/05/2016) o processo negocial com vista à aprovação de normas para a organização do ano letivo 2016/17, bem como as relativas aos requisitos para mobilidade de docentes por doença incapacitante.