
Orquestras e coros do Ensino Superior em apoio aos refugiados
A solidariedade não tem limites, a música não tem fronteiras
Depois do sucesso do concerto realizado no Centro Cultural de Belém, a Maestrina Joana Carneiro e o Maestro Kodo Yamaguishi dirigem no próximo dia 30 de junho o concerto Música Sem Fronteiras que reúne na Sala Suggia da Casa da Música cerca de 200 artistas.
Modelo de baixos salários compromete o desenvolvimento e o progresso social

CGTP-IN assinala Dia Mundial do Refugiado
A 20 de junho, Dia Mundial do Refugiado, a CGTP-IN expressa a sua posição de profunda solidariedade para com os cerca de 65 milhões de refugiados que, em todo o mundo, buscam asilo, apoio humanitário e direito ao trabalho e a uma vida digna!

Combater ingerências e chantagens da UE, agir e lutar para defender e melhorar os direitos
"O momento que vivemos justifica uma participação activa de todos os trabalhadores, bem como de outras camadas da população para combater os objectivos políticos, anti-laborais e anti-sociais de grupos de pressão, internos e externos, e para exigir o fim das chamadas politicas de "austeridade" e a concretização do sentido de mudança expresso pelo povo português nas últimas eleições legislativas."

Entre 2001 e 2016, o Estado financiou os colégios privados em mais de 4 mil milhões de euros...
... tendo estes transformado o ensino em negócio lucrativo
Com o trabalho de compilação realizado, utilizando dados oficiais, Eugénio Rosa concluiu que o Orçamento do Estado, entre 2001 e 2016, financiou em 4.464,4 Milhões de euros o ensino privado.


Jornada histórica em Lisboa: 80 000 pessoas uniram vozes na Marcha em defesa da Escola Pública
Mais de 80 000 pessoas, oriundas de todas as regiões do país, uniram vozes naquela que foi a maior iniciativa até hoje realizada em defesa da escola pública. O desfile entre o Marquês de Pombal (foto: J. Caria) e o Largo do Rossio durou três horas. / JPO
O respeito pelo trabalho jornalístico não torna admissível a mentira
Milhares de portugueses e portuguesas unem as suas vozes em defesa da Escola Pública
Este sabado, a escola que formou a geração mais qualificada do nosso País - a Escola Pública - sairá à rua! Concentrar-se-á no Marquês de Pombal, em Lisboa, às 14.30 horas e, aí, serão feitas as intervenções previstas, da responsabilidade de Diogo Mendes, Helena Roseta, Ana Sesudo, Ana Benavente e Arménio Carlos, numa sessão que será aberta por Mário Nogueira que fará uma breve saudação aos presentes. Após este período, terá lugar a Marcha em defesa da Escola Pública que descerá a Avenida da Liberdade, passará os Restauradores e terminará na Praça do Rossio.

Mário Nogueira em diálogo com jornalistas nas últimas semanas
“A Escola Pública em Portugal foi aquela que formou a geração mais qualificada do país que, infelizmente, devido às medidas de austeridade impostas foi obrigada a emigrar em grande número.”
"Pelos dados que nos chegam será uma grande Manifestação. E é necessário que o seja, uma manifestação de cidadãos que defendem a Escola Pública, uns professores e outros não. Uma manifestação em que os participantes não irão sob pressão, como acontece com as dos colégios."
Defender a Escola Pública reúne amplo consenso e é fator que mobiliza sociedade portuguesa
Está tudo a postos para a Marcha deste sábado,18 de junho. Do Norte esperam-se três comboios com participantes na grande jornada em defesa da escola pública.
Das restantes regiões do país, a deslocação far-se-á em autocarros ou de modo próprio, com muitas escolas a organizarem-se para participar.
18 de Junho em Defesa da Escola Pública

Confederação das Associações de Pais da Galiza solidária com jornada de 18 de junho
Como entidade copromotora da Marcha de 18 de junho, a Federação Regional de Lisboa das Associações de Pais (FERLAP) recebeu da CONFAPA - Confederação das Associações de Pais de Alunos de Centros Escolares Públicos da Galiza uma expressiva nota de solidariedade e apoio à iniciativa a realizar no próximo sábado em Lisboa, em defesa da escola pública.

Escola Pública sai à rua reafirmando o seu papel primordial na promoção de igualdade de oportunidades...
... e na construção de um futuro mais justo, de progresso e desenvolvimento
No próximo sábado, os milhares de Portugueses e Portuguesas que unirão vozes para defender, não um qualquer interesse particular, mas um bem social que é de todos – a Escola Pública – concentrar-se-ão, a partir das 14.30 horas, na Praça Marquês de Pombal, em Lisboa. Na concentração, em representação dos subscritores da Petição/Copromotores da Marcha, usarão da palavra Ana Benavente (docente universitária e investigadora e ex secretária de Estado da Educação), Ana Sesudo (Presidente da Associação Portuguesa de Deficientes), Arménio Carlos (Secretário-Geral da CGTP-IN), Helena Roseta (Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa) e Diogo Mendes (Presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária Lima de Freitas).
