Principal diferença para anos anteriores é a publicação mais cedo...
... de resto, não resolve principais problemas já antes identificados
O calendário escolar para 2016/17 não traz novidades significativas para alunos, professores e escolas. Mantém o ano letivo organizado de acordo com o calendário festivo religioso, ainda que o mesmo não se compagine com os ritmos e tempos de aprendizagem dos alunos. Como tal, o primeiro período terá três meses, o segundo também, mas com pausa intermédia coincidente com o Carnaval, e o terceiro terá, em média, dois meses.
Há que respeitar o voto soberano do povo!
O resultado do referendo no Reino Unido representa uma profunda derrota para os interesses do grande capital britânico, bem como para todos os seus aliados da União Europeia, EUA, FMI e NATO, que tudo fizeram para condicionar a expressão da livre vontade do povo britânico, ingerindo-se descaradamente na campanha.
CCT para o Ensino Particular e Cooperativo e Escolas Profissionais Privadas
No seguimento das propostas enviadas pela FENPROF à Confederação Nacional de Educação e Formação (AEEP+ANESPO), de um novo contrato coletivo de trabalho para o Ensino Particular e Cooperativo e para as Escolas Profissionais Privadas, está agendada para o próximo dia 1 de julho a primeira reunião de negociação com aquela Confederação.
Professores de Matemática querem suspensão dos atuais programas
É urgente encontrar resposta para a situação dramática em que vivem muitos dos desempregados
Mais do que falar no desemprego é preciso encontrar resposta urgente para a situação dramática em que vivem muitos dos desempregados. Em maio de 2016 apenas 43,7% do total de desempregados inscritos nos centros de emprego beneficiaram de prestações de desemprego, quando em maio de 2015 a cobertura era de 50,7%. Isso significa que, em Maio, existiam 301 mil desempregados sem protecção no desemprego.
Orquestras e coros do Ensino Superior em apoio aos refugiados
A solidariedade não tem limites, a música não tem fronteiras
Depois do sucesso do concerto realizado no Centro Cultural de Belém, a Maestrina Joana Carneiro e o Maestro Kodo Yamaguishi dirigem no próximo dia 30 de junho o concerto Música Sem Fronteiras que reúne na Sala Suggia da Casa da Música cerca de 200 artistas.
Modelo de baixos salários compromete o desenvolvimento e o progresso social
CGTP-IN assinala Dia Mundial do Refugiado
A 20 de junho, Dia Mundial do Refugiado, a CGTP-IN expressa a sua posição de profunda solidariedade para com os cerca de 65 milhões de refugiados que, em todo o mundo, buscam asilo, apoio humanitário e direito ao trabalho e a uma vida digna!
Combater ingerências e chantagens da UE, agir e lutar para defender e melhorar os direitos
"O momento que vivemos justifica uma participação activa de todos os trabalhadores, bem como de outras camadas da população para combater os objectivos políticos, anti-laborais e anti-sociais de grupos de pressão, internos e externos, e para exigir o fim das chamadas politicas de "austeridade" e a concretização do sentido de mudança expresso pelo povo português nas últimas eleições legislativas."
Entre 2001 e 2016, o Estado financiou os colégios privados em mais de 4 mil milhões de euros...
... tendo estes transformado o ensino em negócio lucrativo
Com o trabalho de compilação realizado, utilizando dados oficiais, Eugénio Rosa concluiu que o Orçamento do Estado, entre 2001 e 2016, financiou em 4.464,4 Milhões de euros o ensino privado.
Jornada histórica em Lisboa: 80 000 pessoas uniram vozes na Marcha em defesa da Escola Pública
Mais de 80 000 pessoas, oriundas de todas as regiões do país, uniram vozes naquela que foi a maior iniciativa até hoje realizada em defesa da escola pública. O desfile entre o Marquês de Pombal (foto: J. Caria) e o Largo do Rossio durou três horas. / JPO
O respeito pelo trabalho jornalístico não torna admissível a mentira


