
Por uma política de mais e melhor emprego, urge lutar contra a precariedade
Os dados do Inquérito ao Emprego, relativos ao segundo trimestre de 2016, mostram uma recuperação do emprego e redução do desemprego. A melhoria destes dois indicadores no 2º trimestre em relação ao trimestre anterior é comum verificar-se, por impulso da sazonalidade ao nível das actividades agrícola e turística, mas regista-se também uma evolução positiva em relação ao mesmo período de 2015.

A Escola terá papel muito importante na prevenção da terrível chaga dos incêndios
Depois de quatro anos de empobrecimento curricular, torna-se ainda mais urgente levar por diante uma profunda revisão curricular onde, entre outros aspetos, o respeito pela natureza, o conhecimento da floresta e a tomada de consciência sobre direitos e deveres de cidadania passem a ter lugar.
CGTP-IN solidária com populações vitimadas pelos incêndios
Solidariedade para com as vítimas do incêndio no Funchal. Seja solidário

CGTP-IN solidária com populações vitimadas pelos incêndios
O País está a ser confrontado com o flagelo dos incêndios florestais, num ano negro ao nível das consequências, sobretudo, com a perda de vidas humanas.A CGTP-IN manifesta a sua solidariedade com os trabalhadores e todas as populações vítimas do flagelo dos incêndios que fustigam o território nacional, designadamente a Região Autónoma da Madeira e em particular a cidade do Funchal, lamentando profundamente, em primeiro lugar, a perda de vidas, mas também os avultados prejuízos materiais, os quais certamente irão acarretar consequências muito graves na Região.
Página da Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários (APBV)
O futuro passa pelo aumento dos salários
CGTP-IN manifesta a sua oposição a qualquer tentativa de congelamento de salários ou de carreiras profissionais dos trabalhadores da Administração Pública e do Sector Empresarial do Estado.

2017 deverá retomar investimento na Educação
O ano de 2016 foi um ano reconhecidamente difícil no que à Educação diz respeito. Num documento entregue ao ministro Tiago Brandão Rodrigues a FENPROF apresenta 10 propostas para que se retome o investimento nesta área fundamental para o desenvolvimento individual e coletivo do país e dos portugueses.

FENPROF apresentou propostas concretas; ME adiou respostas
A FENPROF apresentou na "5 de Outubro" (29/07/2016), no âmbito do Orçamento do Estado para 2017, um conjunto de propostas com vista a estancar o período de corte e estagnação vivido desde há 5 anos, iniciando-se um novo tempo de investimento, fundamental para o reforço da qualidade da escola pública. Aperfeiçoamento dos processos negociais, tendo em conta que se aproxima uma importante e complexa (regime de concursos), a abertura do próximo ano letivo e a entrega de um Dossiê com 13 problemas de Resolução Urgente, foram temas em destaque.
CGTP-IN rejeita todas e quaisquer sanções da UE
A decisão da Comissão Europeia de aplicar uma “pena suspensa” constitui uma medida inadmissível de Bruxelas, agravada com o facto de manter o país refém do condicionamento do acesso aos fundos estruturais, numa altura em que o investimento é fundamental para o crescimento da economia.
FENPROF reúne com Ministério da Educação
- Perspetivas da Federação Nacional dos Professores para o futuro, construidas sobre propostas que serão entregues à tutela

A luta pela aposentação vai manter-se e ainda mais forte
A criação de um regime excecional de aposentação é justa e deverá manter-se prioridade na agenda de luta do próximo ano letivo / Mário Nogueira, Secretário Geral da FENPROF

Afirmar a soberania, defender os interesses do país!
Reunião com Grupo Parlamentar do PS encerra importante ciclo de reuniões proposto pela FENPROF
Reunião com grupo parlamentar do PS (21/07/2016) foi a última de uma ronda de reuniões em que a FENPROF apresentou a todos os partidos com representação parlamentar as conclusões do seu 12.º Congresso, tendo aproveitado a oportunidade para colocar as suas preocupações e expetativas relativamente ao ano que se aproxima (foto: J. Caria).
FENPROF apresentou protesto junto da Embaixada da Turquia
Face aos recentes acontecimentos na Turquia, que agravam um problema, há muito denunciado internacionalmente, de violação dos direitos humanos na Turquia, a FENPROF decidiu tomar posição junto da Embaixada turca em Lisboa.
Deputados do PS, PSD e CDS juntos contra os professores
Centenas de professores estiveram, na tarde da passada quarta-feira, 20 de julho, nas galerias da Assembleia da República, acompanhando o debate da Petição entregue pela FENPROF em dezembro do ano passado (foto: J. Caria)
- Projetos de Resolução que recomendavam a aprovação de um regime excecional de aposentação dos professores mereceram os votos favoráveis de PCP, PEV e BE, mas foram chumbados pelos votos dos partidos à sua direita
REUNIÃO COM GRUPO PARLAMENTAR DO PS ENCERRA IMPORTANTE CICLO DE REUNIÕES PROPOSTO PELA FENPROF
Reunião com grupo parlamentar PS foi a última de uma ronda de reuniões em que a FENPROF apresentou a todos os partidos com representação parlamentar as conclusões do seu 12.º Congresso, tendo aproveitado a oportunidade para colocar as suas preocupações e expetativas relativamente ao ano que se aproxima (foto: J. Caria).

FENPROF reuniu com IGEC
FENPROF abordou, na reunião com a IGEC, questões relacionadas com o arranque do próximo ano letivo, supervisão pedagógica e fiscalização de subvenções estatais a colégios privados
Governo da Turquia há muito que viola a legalidade democrática assumindo, agora, postura criminosa
- Despedimento de 15.200 trabalhadores do Ministério da Educação, impedimento de exercício profissional de 21.000 docentes de estabelecimentos privados e afastamento de 1.570 reitores e diretores de escolas universitárias confirmam que a Turquia deixou de ser um Estado de direito democrático
- Eventual restauração da pena de morte transformará governo uma associação criminosa
FENPROF reuniu com IGEC
FENPROF abordou, na reunião com a IGEC, questões relacionadas com o arranque do próximo ano letivo, supervisão pedagógica e fiscalização de subvenções estatais a colégios privados
Delegação de promotores da Petição em defesa da Escola Pública recebida na A.R.
Em representação dos subscritores da petição em defesa da Escola Pública, que exige o respeito pela Constituição, garantindo o financiamento adequado à rede pública de ensino, uma delegação de promotores dessa petição esteve na tarde da passada terça-feira, 19/07/2016, na Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República (foto: J. Caria) para sustentar o que, num primeiro momento, foi peticionado por mais de 71.000 subscritores./ JPO
Em defesa da aposentação aos 36 anos de serviço
Centenas de professores estiveram, na tarde desta quarta-feira, 20 de julho, nas galerias da Assembleia da República, acompanhando o debate da Petição entregue pela FENPROF em dezembro do ano passado (foto: J. Caria)