
Secretariado Nacional da FENPROF analisa arranque do ano letivo e prepara intervenção sindical
ALTERAÇÃO DA HORA DA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
HOJE, DIA 2 (SEXTA-FEIRA), CONFERÊNCIA DE IMPRENSA (15H30)
Preocupações e perspetivas justificam o encontro com a comunicação social
No dia 2 de setembro, sexta-feira, pelas 15h30 horas, a FENPROF promoverá uma Conferência de Imprensa (sede da Federação, em Lisboa, na Rua Fialho de Almeida, n.º 3) em que se abordarão aspetos importantíssimos para este momento da vida das escolas e dos professores.

FENPROF transmite a organizações de professores italianas o seu apoio e solidariedade
Em nome dos professores e professoras de Portugal, a FENPROF manifestou junto das organizações sindicais representativas dos docentes de Itália (CGIL-SCUOLA e UIL) e solidariedade.

Docentes dos colégios discriminados por entidade patronal
Após queixa apresentada pela FENPROF, Comité Conjunto de Especialistas OIT/UNESCO solicita mais informação e admite tomar posição junto do Governo Português
Como foi divulgado, em julho, a FENPROF apresentou queixa junto da OIT e da UNESCO pelo facto de, em Portugal, os operadores privados da Educação terem alterado normas de carreira e de exercício profissional dos docentes daquele subsetor e imposto outras que os discriminam em relação aos do ensino público, cujas consequências foram, por exemplo, o despedimento de muitos professores.
Lutar pela estabilidade no emprego
A CGTP-IN reafirma a absoluta necessidade de romper com o modelo vigente de precariedade, baixos salários e desemprego, e a urgência de apostar na valorização do trabalho, criando emprego com vínculos estáveis e salários dignos e respeitando os direitos dos trabalhadores.
Mais uma peça da política economicista que tem marcado, desde 2008, a ação governativa neste domínio
A publicação do Decreto Regulamentar n.º 3/2016 - Diário da República n.º 161/2016, Série I de 2016-08-23, sobre a atribuição de subsídio por frequência de estabelecimento de educação especial e ou apoio individual de técnicos especializados, vem confirmar um caminho que a FENPROF desde 2008, após a saída do Decreto-Lei 3/2008, vem contestando.
Ler ainda:
Subsídio para alunos com deficiência só com declaração de médico (Público)
Regime do subsídio por educação especial vai deixar crianças de "fora" (LUSA)
Prática criminosa deve ser punida, obrigando IEFP a fazer mais do que esperar que cheguem queixas
Se, do IEFP, se exigem medidas para pôr cobro a este trabalho-escravo, também se exige que resolva problemas laborais que criou (e mantém) na contratação de professores

Silas Cerqueira, grande lutador do movimento da paz português
Silas Cerqueira, nascido a 8 de setembro de 1929, foi um histórico e incansável lutador do movimento da paz português e dirigente e activista do CPPC desde a sua criação

Por uma política de mais e melhor emprego, urge lutar contra a precariedade
Os dados do Inquérito ao Emprego, relativos ao segundo trimestre de 2016, mostram uma recuperação do emprego e redução do desemprego. A melhoria destes dois indicadores no 2º trimestre em relação ao trimestre anterior é comum verificar-se, por impulso da sazonalidade ao nível das actividades agrícola e turística, mas regista-se também uma evolução positiva em relação ao mesmo período de 2015.

A Escola terá papel muito importante na prevenção da terrível chaga dos incêndios
Depois de quatro anos de empobrecimento curricular, torna-se ainda mais urgente levar por diante uma profunda revisão curricular onde, entre outros aspetos, o respeito pela natureza, o conhecimento da floresta e a tomada de consciência sobre direitos e deveres de cidadania passem a ter lugar.
CGTP-IN solidária com populações vitimadas pelos incêndios
Solidariedade para com as vítimas do incêndio no Funchal. Seja solidário

CGTP-IN solidária com populações vitimadas pelos incêndios
O País está a ser confrontado com o flagelo dos incêndios florestais, num ano negro ao nível das consequências, sobretudo, com a perda de vidas humanas.A CGTP-IN manifesta a sua solidariedade com os trabalhadores e todas as populações vítimas do flagelo dos incêndios que fustigam o território nacional, designadamente a Região Autónoma da Madeira e em particular a cidade do Funchal, lamentando profundamente, em primeiro lugar, a perda de vidas, mas também os avultados prejuízos materiais, os quais certamente irão acarretar consequências muito graves na Região.
Página da Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários (APBV)
O futuro passa pelo aumento dos salários
CGTP-IN manifesta a sua oposição a qualquer tentativa de congelamento de salários ou de carreiras profissionais dos trabalhadores da Administração Pública e do Sector Empresarial do Estado.

2017 deverá retomar investimento na Educação
O ano de 2016 foi um ano reconhecidamente difícil no que à Educação diz respeito. Num documento entregue ao ministro Tiago Brandão Rodrigues a FENPROF apresenta 10 propostas para que se retome o investimento nesta área fundamental para o desenvolvimento individual e coletivo do país e dos portugueses.

FENPROF apresentou propostas concretas; ME adiou respostas
A FENPROF apresentou na "5 de Outubro" (29/07/2016), no âmbito do Orçamento do Estado para 2017, um conjunto de propostas com vista a estancar o período de corte e estagnação vivido desde há 5 anos, iniciando-se um novo tempo de investimento, fundamental para o reforço da qualidade da escola pública. Aperfeiçoamento dos processos negociais, tendo em conta que se aproxima uma importante e complexa (regime de concursos), a abertura do próximo ano letivo e a entrega de um Dossiê com 13 problemas de Resolução Urgente, foram temas em destaque.
CGTP-IN rejeita todas e quaisquer sanções da UE
A decisão da Comissão Europeia de aplicar uma “pena suspensa” constitui uma medida inadmissível de Bruxelas, agravada com o facto de manter o país refém do condicionamento do acesso aos fundos estruturais, numa altura em que o investimento é fundamental para o crescimento da economia.
FENPROF reúne com Ministério da Educação
- Perspetivas da Federação Nacional dos Professores para o futuro, construidas sobre propostas que serão entregues à tutela

A luta pela aposentação vai manter-se e ainda mais forte
A criação de um regime excecional de aposentação é justa e deverá manter-se prioridade na agenda de luta do próximo ano letivo / Mário Nogueira, Secretário Geral da FENPROF

Afirmar a soberania, defender os interesses do país!
Reunião com Grupo Parlamentar do PS encerra importante ciclo de reuniões proposto pela FENPROF
Reunião com grupo parlamentar do PS (21/07/2016) foi a última de uma ronda de reuniões em que a FENPROF apresentou a todos os partidos com representação parlamentar as conclusões do seu 12.º Congresso, tendo aproveitado a oportunidade para colocar as suas preocupações e expetativas relativamente ao ano que se aproxima (foto: J. Caria).
FENPROF apresentou protesto junto da Embaixada da Turquia
Face aos recentes acontecimentos na Turquia, que agravam um problema, há muito denunciado internacionalmente, de violação dos direitos humanos na Turquia, a FENPROF decidiu tomar posição junto da Embaixada turca em Lisboa.
Deputados do PS, PSD e CDS juntos contra os professores
Centenas de professores estiveram, na tarde da passada quarta-feira, 20 de julho, nas galerias da Assembleia da República, acompanhando o debate da Petição entregue pela FENPROF em dezembro do ano passado (foto: J. Caria)
- Projetos de Resolução que recomendavam a aprovação de um regime excecional de aposentação dos professores mereceram os votos favoráveis de PCP, PEV e BE, mas foram chumbados pelos votos dos partidos à sua direita
REUNIÃO COM GRUPO PARLAMENTAR DO PS ENCERRA IMPORTANTE CICLO DE REUNIÕES PROPOSTO PELA FENPROF
Reunião com grupo parlamentar PS foi a última de uma ronda de reuniões em que a FENPROF apresentou a todos os partidos com representação parlamentar as conclusões do seu 12.º Congresso, tendo aproveitado a oportunidade para colocar as suas preocupações e expetativas relativamente ao ano que se aproxima (foto: J. Caria).