
Docentes que entraram nos quadros a partir de 2013 mantiveram salário de contratados
Esgotada que parece a via do diálogo, FENPROF recorre aos tribunais para repor o correto enquadramento na carreira
Sexta-feira, 28 de outubro, ações dão entrada nos tribunais de Porto, Coimbra, Lisboa e Beja
Caso os tribunais emitam acórdãos favoráveis à pretensão dos professores e educadores representados pelos Sindicatos da FENPROF, bastará que estes confirmem na respetiva escola a sua sindicalização num dos sindicatos da FENPROF do Continente: SPN, SPRC, SPGL ou SPZS

CETA ataca regime democrático e conquistas dos trabalhadores
Como alerta a CGTP-IN, a publicação do texto do Acordo Económico e Comercial Global UE-Canadá (CETA na sua sigla inglesa) coloca a nu as razões de fundo que levaram ao secretismo das negociações, revelando a criação de uma zona económica de cariz supranacional cuja regulamentação visa impor os interesses do grande capital transnacional à custa dos mais básicos direitos laborais e sociais dos trabalhadores e dos povos, do aumento da exploração e do empobrecimento.
Outubro já passou sem que a negociação prevista se tenha iniciado...
Foi anunciado, pelo ME, o início das negociações para a revisão do regime de concursos de professores. Contudo, outubro aproxima-se do final e seria necessário que a convocatória da primeira reunião negocial chegasse hoje à FENPROF para que o compromisso fosse respeitado, pois, de acordo com o preceito legal estabelecido, os cinco dias úteis de antecedência da convocatória ainda permitiriam que a reunião se realizasse em 31 de outubro.

"A luta é a FENPROF que a determina, não os cretinos da direita"
A FENPROF não baixou a guarda, e até os críticos do alegado desaparecimento reconhecem que o site da organização mantém o tom de sempre. Diferente estaria o seu Secretário-Geral que tinha desaparecido da comunicação social. Uma afirmação absurda, que tenta fazer supor que o dirigente não estará implicado no conteúdo do site, mas é ele que decide da sua presença nas televisões, rádios e jornais.

Respeitar os docentes, melhorar as suas condições de trabalho e valorizar o seu estatuto de carreira

FENPROF responde a pedido da OIT/UNESCO relativo à situação dos professores do ensino privado
A FENPROF completou informação junto de OIT e UNESCO, no sentido de os docentes de estabelecimentos privados financiados com fundos públicos terem horários e condições de trabalho, bem como remunerações, semelhantes às do público.

Proposta apresentada pelo Governo, ainda que reverta longo ciclo de cortes, é insuficiente...
...não respondendo aos principais problemas das escolas e dos professores que se agravaram em anos de políticas de direita
A proposta de OE para 2017 é claramente insuficiente face às necessidades do sistema educativo, das escolas e dos seus profissionais, ainda que consagre um reforço de verbas para a Educação.



A Escola de cá e lá
A RTP quis saber porque é que os alunos portugueses não se sentem cativados pela Escola. Não satisfeita com o que viu e tendo consultado professores, alunos e pais, a equipa responsável pela reportagem decidiu, ainda, ver como é a Escola no país de maior sucesso escolar – a Finlândia.
- Muitas vezes se comparam os resultados do sistema educativo português com o finlandês e, perante as diferenças, responsabilizam-se os professores portugueses pelos resultados menos positivos. Manda a seriedade que se comparem as diferenças entre os dois sistemas para concluir onde está, afinal, o problema... Percebe-se que aqueles que têm sido responsáveis pelo governo da educação não gostem dessas comparações...

Professores portugueses são dos que têm horários mais carregados...
... e o envelhecimento do corpo docente está a agravar velhos e a criar novos problemas
Estudo divulgado na comunicação social resulta de iniciativa do CNE e revela indicadores importantes em relação à situação profissional dos docentes portugueses, comparativamente com os seus colegas dos países da OCDE.

30 anos da Lei de Bases do Sistema Educativo
Comemorou-se, a 14 de outubro, 30 anos da Lei de Bases do Sistema Educativo, diploma maior, merecedor de um largo consenso em toda a sociedade portuguesa. Tem provado a prática que erros e problemas no sistema educativo português resultam não desta lei, mas sim de governos irresponsáveis e da forma como a (não) utilizam.

Resolvidas situações de pré-rutura, falta garantir as necessidades reais
Face à situação de pré-rutura que já se vive em várias escolas e agrupamentos, o Ministério da Educação anunciou a contratação de 300 assistentes operacionais. Pode ser um começo, mas apenas isso, pois esta contratação só poderá ser encarada como uma forma de colmatar situações de maior urgência.

Plataforma "Cultura em Luta"
O Grupo de Coordenação da Plataforma Cultura em Luta apela às organizações, às estruturas, grupos, aos cidadãos que se manifestem em acções públicas de exigência, nas cidades deste país, de 14 a 17 de outubro, dias que antecedem a discussão do Orçamento do Estado para 2017, na Assembleia da República.

Falta de assistentes operacionais impede escolas de funcionarem com normalidade, surgindo já situações que indiciam rutura
A FENPROF identificou a falta de assistentes operacionais nas escolas como um dos problemas mais graves da abertura do presente ano letivo.

"O papel dos professores e das suas organizações de classe é insubstituível"
"Neste tempo que continua a ser dos professores, e sem perder de vista a Recomendação que atingiu a bela idade de 50 anos, a FENPROF continuará, firmemente, a defender os direitos e legítimos interesses de todos os professores, e não abdicará de exigir mais verbas para a Educação, em particular para uma Escola Pública que deverá continuar a afirmar-se pela qualidade e diversidade das suas respostas, por ter lugar para todos os alunos, por procurar respeitar os princípios da inclusão e por dever ser gratuita. É essa a matriz da Escola Democrática".


Encontro de Coimbra apontou caminhos de futuro
Decorreu em Coimbra (7/10/2016), no Centro de Congressos Convento São Francisco, um muito participado Encontro de Professores, no quadro das iniciativas promovidas pela FENPROF para comemorar o Dia Mundial dos Professores. A iniciativa foi organizada pelo SPRC (Sindicato dos Professores da Região Centro) em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e contou com a participação de um milhar de docentes.
Intervenção de encerramento por Mário Nogueira, Secretário Geral da FENPROF

Prémio Literário António Gedeão 2016 atribuído a Nuno Júdice
A FENPROF e a SABSEG levam a efeito, anualmente, um prémio literário, que alterna entre Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues, para romance, e Prémio Literário António Gedeão, para poesia. O Júri da edição de 2016 – poesia – composto por José Manuel Mendes, Paulo Sucena e Teresa Martins Marques, reuniu em véspera da comemoração do Dia Mundial dos Professores, em 4 de outubro e decidiu, por unanimidade, distinguir o livro A Convergência dos Ventos, de Nuno Júdice (Dom Quixote, 2015).