Rankings não avaliam escolas
A comunicação social divulgou, pelo 16º ano consecutivo, rankings de escolas construídos a partir dos resultados dos alunos em exames nacionais.Estas listagens têm apresentado ordenações diferentes, em função dos critérios utilizados, nomeadamente o estabelecimento ou não de um número mínimo de exames realizado por escola ou a ponderação do perfil socioeconómico dos alunos – um dos fatores que mais influenciam os resultados escolares no nosso país.
Nuno Júdice recebeu o Prémio Literário António Gedeão
O Espaço Galeria António Borges Coelho, na sede do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa/FENPROF, acolheu (15/12/2016) a sessão de entrega do Prémio Literário António Gedeão ao escritor Nuno Júdice. O Prémio, recorde-se, foi instituído pela Federação Nacional dos Professores e patrocinado pela SABSEG – Corretor de Seguros (fotos: J. Caria).
FENPROF entregou no ME propostas para um regime justo de concursos e vinculação
Ver aqui Parecer entregue pela FENPROF no ME (15/12/2016)
A FENPROF apresentou (15/12/2016) no ME o seu parecer sobre os projetos apresentados pela tutela para revisão do atual regime e criação de um regime extraordinário de vinculação. Na reunião (foto: J. Caria), a FENPROF reafirmou que faz uma apreciação geral muito negativa dos projetos apresentados pelo ME, fundamentando essa posição nas apreciações que constam do Capítulo I (apreciação na generalidade) do Parecer apresentado pela FENPROF.
Prémio Literário António Gedeão 2016
LISBOA | 15 de dezembro |15h00 | Espaço-Galeria António Borges Coelho | SEDE DO SPGL (R. António Fialho, 3)
Prémio Literário instituído pela FENPROF e apoiado pela SABSEG atribuído a Nuno Júdice, pelo livro "A Convergência dos Ventos" (Dom Quixote, 2015)
"Estamos obrigados a um plano ambicioso para a Educação"
"Num tempo como o que vivemos, em que o caráter competitivo, individualista e alienado, marcado pelo hiperconsumo, pela mercantilização de qualquer bem ou serviço, pela intolerância e pelo conflito, estamos obrigados a um plano ambicioso para a Educação, que se afigura tão necessário quanto urgente, e a escola não pode deixar de responder a esse desafio."
Um simpósio transformado em alerta à opinião pública
Um oportuno alerta, dirigido à opinião pública e aos governantes, para a necessidade de garantir o respeito pelos Direitos Humanos e concretamente dos Direitos das Pessoas com Deficiência, incluindo alunos e docentes - esta é a primeira nota que se destaca do simpósio que decorreu (13/12/2016) no auditório do edifício novo da Assembleia da República, iniciativa da FENPROF em parceria com a Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD), no âmbito de um projeto financiado pelo Instituto Nacional de Reabilitação (INR). / JPO
Imagens: Professores e Educadores aprovam Resolução, exigindo "mudanças efetivas"
Professores e Educadores aprovam Resolução, exigindo "mudanças efetivas"
Destaque à exigência de um regime de concursos que promova a estabilidade dos docentes, designadamente através de um regime de vinculação adequado e de normas que respeitem princípios de equidade, justiça e transparência
O auditório Professor A. Simões dos Santos, da Faculdade de Medicina Dentária, na Cidade Universitária de Lisboa, acolheu na tarde da passada quarta-feira, 7 de dezembro, um encontro nacional de docentes em representação das escolas e agrupamentos e dos diferentes setores de educação e ensino, iniciativa da FENPROF. "Aposentação, vinculação, horários de trabalho, carreiras e gestão democrática são exigências prioritárias a que o ME se escusa, mas por que os professores lutarão", como destaca a resolução aprovada por unanimidade./ JPO
Resolução aprovada: Professores exigem mudanças efetivas
Tomada de posição sobre o projeto do ME para revisão do regime de concursos


