Nacional
Conferência de imprensa da Federação em Coimbra

FENPROF apresenta propostas sobre vinculação de professores, estabilidade do corpo docente e matérias confluentes com o regime de concursos

29 de dezembro, 2016

O Ministério da Educação está em falta - esta é a primeira nota deixada pelo Secretário Geral da FENPROF na conferência de imprensa realizada em Coimbra (30/12/2016), na qual foram apresentadas as propostas da Federação sobre vinculação de professores, estabilidade do corpo docente e matérias confluentes com o regime de concursos.

 Apresentação, por Mário Nogueira (Secretário-Geral da FENPROF), da fundamentação política da proposta da FENPROF para a vinculação extraordinária de Professores

 Vitor Godinho, Coordenador do Grupo de Trabalho da FENPROF para os Concursos e membro da Comissão Negociadora, apresentou aspetos em que há desacordo da FENPROF relativamente ao projeto do ME e as propostas da FENPROF para a vinculação extraordinária de docentes

ME ainda não enviou proposta sobre “vinculação extraordinária”

FENPROF divulga propostas em conferência de imprensa, esta quinta-feira, em Coimbra, às 15h00

28 de dezembro, 2016

Contrariamente ao que se esperava, Ministério da Educação ainda não enviou proposta sobre “vinculação extraordinária”, pelo que a FENPROF lhe fará chegar as suas propostas, esta quinta-feira, dia 29, de manhã, dando-as a conhecer publicamente em conferência de Imprensa, em Coimbra, às 15H00 horas. O encontro com a comunicação social decorrerá na sede do SPRC/FENPROF, na Praça da República.

em foco

Reação do Secretário-Geral da FENPROF à Mensagem de Natal do Primeiro-Ministro

26 de dezembro, 2016

A mensagem de Natal do Primeiro-Ministro, centrada na Educação, no Ensino, no Conhecimento e na valorização da Escola Pública, é positiva, mas, naturalmente, fez subir, e muito, as expetativas no setor da Educação. Assim sendo, é legítimo e quase obrigatório que a malha do escrutínio aperte e o setor, de uma forma geral, se torne mais exigente. / Mário Nogueira

DEVOLUÇÃO DAS VERBAS PAGAS PARA REALIZAR A PACC

Mais um passo, mas ainda insuficiente, para enterrar de vez a "Prova"

23 de dezembro, 2016

Em cumprimento do disposto na Lei 16/2016, de 17 de junho, aprovada pela Assembleia da República, os professores e educadores que realizaram a PACC, uma prova contra a qual a FENPROF sempre lutou, poderão, a partir de hoje e nos próximos 180 dias, requerer a devolução das verbas gastas na inscrição e, eventualmente, com qualquer outro dos procedimentos que Nuno Crato impôs aos professores. Esta prova que era paga pelos professores tinha, entre outras finalidades, a de os afastar do exercício da profissão.

Em defesa da escola pública

Petição dá origem a importantes iniciativas parlamentares que a valorizarão

23 de dezembro, 2016

Com mais de 77 000 subscritores, foi a plenário da Assembleia da República (23/12/2016) a Petição em defesa e pela valorização da Escola Pública, que já esteve na origem de diversas iniciativas, designadamente da Marcha em defesa da Escola Pública realizada em 18 de junho do ano em curso. No final da sessão, já no exterior da A.R., Mário Nogueira e outros dirigentes da FENPROF divulgaram junto de alguns órgãos de comunicação social o jornal "Em defesa do que é de Todos" (foto: JPO), que será distribuído gratuitamente à população, em todo o país, a partir de janeiro de 2017. 

A luta pela defesa e valorização da Escola Pública está na ordem do dia. E vai continuar em 2017!

Em fase decisiva do processo negocial

FENPROF insiste em propostas que visam criar um regime legal de concursos verdadeiramente justo e promotor de estabilidade

22 de dezembro, 2016

Da reunião realizada (22/12/2016) entre a FENPROF e o ME (foto: J. Caria), no âmbito do processo negocial de revisão do regime geral de concursos, foram poucos os avanços verificados. Contudo, esta reunião foi oportunidade para a FENPROF fundamentar as propostas que já apresentara através de parecer, tendo verificado que, em relação a algumas delas, a comissão negociadora do ME revelou abertura para as acolher.

Ver aqui: Propostas apresentadas pela FENPROF, através de parecer, e ponto de situação relativamente a cada uma delas, sendo assinalado, a verde o que já foi atendido, a azul o que foi apenas parcialmente considerado e a vermelho o que, até agora, o ME ainda não aceitou.

Sexta-feira, 23 de dezembro | Início da sessão: 10h00

Escola Pública vai a Plenário na A.R.

20 de dezembro, 2016

Neste dia em que, decerto, os grupos parlamentares terão iniciativas destinadas a defender a Escola Pública de qualidade, FENPROF faz apresentação pública do jornal "Em defesa do que é de Todos".

Condecorada com a Ordem da Instrução Pública, por Jorge Sampaio

Faleceu Carolina Lemos (1917-2016)

20 de dezembro, 2016

Para além de ser uma mulher extraordinária, que nunca virou costas às agruras da vida pessoal e profissional, viu familiares chegados perseguidos politicamente (como seu pai – Álvaro Viana de Lemos, um dos precursores, em Portugal, da Escola Moderna, e o seu marido, Augusto César Anjo, que, com Carolina Lemos, esteve na génese e na divulgação do Esperanto no nosso país), mas sempre olhou de frente os algozes do regime fascista.

OIT confirma:

Direitos laborais e sociais não podem ser parentes pobres das políticas económicas

19 de dezembro, 2016

O Relatório Global sobre os Salários 2016/2017 da OIT reforça a exigência do aumento geral dos salários e do SMN, bem como a dinamização da contratação colectiva, como elementos centrais de uma política de desenvolvimento. / Arménio Carlos, Secretário Geral da CGTP-IN

À atenção dos PROFESSORES PORTUGUESES

TURQUIA: Apelo à ação e solidariedade financeira

18 de dezembro, 2016

  • Mensagem de Fred van Leeuwen, Secretário Geral da Internacional da Educação (IE)

Despedimentos arbitrários, investigações, perseguições e prisões são o quotidiano no país. Outra aspeto alarmante é que 2.829 profissionais da educação, incluindo 25 membros da Egitim-Sen, foram detidos e presos sem julgamento

em foco

Rankings não avaliam escolas

16 de dezembro, 2016

A comunicação social divulgou, pelo 16º ano consecutivo, rankings de escolas construídos a partir dos resultados dos alunos em exames nacionais.Estas listagens têm apresentado ordenações diferentes, em função dos critérios utilizados, nomeadamente o estabelecimento ou não de um número mínimo de exames realizado por escola ou a ponderação do perfil socioeconómico dos alunos – um dos fatores que mais influenciam os resultados escolares no nosso país. 

Inquérito

15 de dezembro, 2016

"A Convergência dos Ventos"

Nuno Júdice recebeu o Prémio Literário António Gedeão

15 de dezembro, 2016

O Espaço Galeria António Borges Coelho, na sede do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa/FENPROF, acolheu (15/12/2016) a sessão de entrega do Prémio Literário António Gedeão ao escritor Nuno Júdice. O Prémio, recorde-se, foi instituído pela Federação Nacional dos Professores e patrocinado pela SABSEG – Corretor de Seguros (fotos: J. Caria).

 Imagens

ME APRESENTARÁ NOVO PROJETO ANTES DE DIA 22

FENPROF entregou no ME propostas para um regime justo de concursos e vinculação

15 de dezembro, 2016

Ver aqui Parecer entregue pela FENPROF no ME (15/12/2016)

A FENPROF apresentou (15/12/2016) no ME o seu parecer sobre os projetos apresentados pela tutela para revisão do atual regime e criação de um regime extraordinário de vinculação. Na reunião (foto: J. Caria), a FENPROF reafirmou que faz uma apreciação geral muito negativa dos projetos apresentados pelo ME, fundamentando essa posição nas apreciações que constam do Capítulo I (apreciação na generalidade) do Parecer apresentado pela FENPROF.

FENPROF e SABSEG – Corretor de Seguros entregam prémio a Nuno Júdice

Prémio Literário António Gedeão 2016

14 de dezembro, 2016

LISBOA | 15 de dezembro |15h00 | Espaço-Galeria António Borges Coelho | SEDE DO SPGL (R. António Fialho, 3)

Prémio Literário instituído pela FENPROF e apoiado pela SABSEG atribuído a Nuno Júdice, pelo livro "A Convergência dos Ventos"  (Dom Quixote, 2015) 

 Filme da apresentação do prémio

Intervenção de Mário Nogueira no FÓRUM “EDUCAR, SENTIR E VER”, realizado pela Casa de Moçambique

"Estamos obrigados a um plano ambicioso para a Educação"

14 de dezembro, 2016

"Num tempo como o que vivemos, em que o caráter competitivo, individualista e alienado, marcado pelo hiperconsumo, pela mercantilização de qualquer bem ou serviço, pela intolerância e pelo conflito, estamos obrigados a um plano ambicioso para a Educação, que se afigura tão necessário quanto urgente, e a escola não pode deixar de responder a esse desafio."

Dezembro, mês de ação!

13 de dezembro, 2016