
É fundamental a revisão positiva do regime de concursos e a satisfação das necessidades reais das escolas
Ficaram a conhecer-se (9/09/2016) as colocações relativas à designada primeira Reserva de Recrutamento (RR1). De acordo com a contagem possível de fazer, verificou-se a colocação de 1.119 docentes para contratação em horários completos e incompletos, em todos os casos anuais, e, no que respeita à Mobilidade Interna (docentes dos quadros ainda sem componente letiva), há uma redução de 908 docentes na lista de não colocados em agosto.


Colocações da mobilidade por doença


Resolução aprovada pelo CN da CGTP-IN
- MELHORAR AS CONDIÇÕES DE VIDA E DE TRABALHO. LUTAR POR UM PORTUGAL SOBERANO E COM FUTURO
Mobilidade por doença
Breves apontamentos sobre: apresentação dos professores colocados em mobilidade interna

Mobilização garantirá a indispensável resolução dos problemas da educação, das escolas e dos seus profissionais
Realizaram-se no passado dia 5 de setembro, duas reuniões entre a FENPROF e as Secretarias de Estado do Ministério da Educação, estando presentes, em ambas, os respetivos secretários de Estado. Foram reuniões bem distintas na forma como decorreram. À saída, em declarações aos jornalistas (foto JPO), Mário Nogueira fez um primeiro balanço destes encontros no ME.
Declarações de Mário Nogueira à RTP (atualizado em 05 set. 2016, 13:36)
- Sobre concursos, confirmou-se que o resultado da Mobilidade por Doença será conhecido no próximo dia 8 e as colocações no âmbito da primeira Reserva de Recrutamento acontecerá a 9
FENPROF reúne hoje (5.09.2016) com Secretários de Estado
Os problemas dos concursos, mas não só, são discutidos em reunião entre responsáveis do ME e a FENPROF. Há duas reuniões agendadas, sucessivamente, com as duas secretarias de Estado. Dentro de pouco tempo daremos conta das questões aí tratadas.

FENPROF faz uma primeira avaliação das condições de abertura do ano letivo
Os últimos dias revelaram as deficiências que anos de negligência e irresponsabilidade na área da Educação provocaram. A poucas semanas de a discussão sobre o Orçamento do Estado ocupar a imprensa como tema fundamental do debate político, a Educação e a Escola Pública assumem uma centralidade incontornável.
FENPROF comemora Dia Mundial dos Professores com iniciativa em Lisboa

Secretariado Nacional da FENPROF analisa arranque do ano letivo e prepara intervenção sindical
ALTERAÇÃO DA HORA DA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
HOJE, DIA 2 (SEXTA-FEIRA), CONFERÊNCIA DE IMPRENSA (15H30)
Preocupações e perspetivas justificam o encontro com a comunicação social
A FENPROF promove esta tarde (15h30) em Lisboa uma Conferência de Imprensa (sede da Federação, Rua Fialho de Almeida, n.º 3, ao Bairro Azul) em que se abordarão aspetos importantíssimos para este momento da vida das escolas e dos professores.

Solidariedade com os que lutam contra a subversão da democracia no Brasil

Regime especial de aposentação garantiria colocação de todos os desempregados
O resultado deste concurso veio confirmar que o terrível drama do desemprego continua a abater-se sobre os professores com uma violência enorme. Fossem tomadas as medidas que permitissem a justa aposentação dos professores com 36 ou mais anos de serviço, quantos jovens docentes permaneceriam desempregados?
No entanto, o número de docentes que se mantêm com “horário-zero” volta a aumentar, num tempo em que as escolas se debatem com falta de professores.

Listas divulgadas não disfarçam o problema do desemprego docente...
... e não respondem às necessidades permanentes das escolas
O crónico atraso na saída das listas de colocação de docentes por Contratação Inicial e Mobilidade Interna é um dos muitos problemas que terão de ser solucionados no âmbito do regime de concursos que começará a ser revisto em outubro próximo, através de um processo de negociação sindical no qual a FENPROF e os professores se irão envolver em breve.
Na sequência da intervenção da FENPROF, a nota informativa emitida a 30 de agosto, pelo ME (ver aqui) estabelece que os professores a aguardar mobilidade por doença podem fazê-lo na escola em que foram colocados em 2015/2016 (ponto 8).

Secretariado Nacional da FENPROF analisa arranque do ano letivo e prepara intervenção sindical
ALTERAÇÃO DA HORA DA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
HOJE, DIA 2 (SEXTA-FEIRA), CONFERÊNCIA DE IMPRENSA (15H30)
Preocupações e perspetivas justificam o encontro com a comunicação social
No dia 2 de setembro, sexta-feira, pelas 15h30 horas, a FENPROF promoverá uma Conferência de Imprensa (sede da Federação, em Lisboa, na Rua Fialho de Almeida, n.º 3) em que se abordarão aspetos importantíssimos para este momento da vida das escolas e dos professores.

FENPROF transmite a organizações de professores italianas o seu apoio e solidariedade
Em nome dos professores e professoras de Portugal, a FENPROF manifestou junto das organizações sindicais representativas dos docentes de Itália (CGIL-SCUOLA e UIL) e solidariedade.

Docentes dos colégios discriminados por entidade patronal
Após queixa apresentada pela FENPROF, Comité Conjunto de Especialistas OIT/UNESCO solicita mais informação e admite tomar posição junto do Governo Português
Como foi divulgado, em julho, a FENPROF apresentou queixa junto da OIT e da UNESCO pelo facto de, em Portugal, os operadores privados da Educação terem alterado normas de carreira e de exercício profissional dos docentes daquele subsetor e imposto outras que os discriminam em relação aos do ensino público, cujas consequências foram, por exemplo, o despedimento de muitos professores.
Lutar pela estabilidade no emprego
A CGTP-IN reafirma a absoluta necessidade de romper com o modelo vigente de precariedade, baixos salários e desemprego, e a urgência de apostar na valorização do trabalho, criando emprego com vínculos estáveis e salários dignos e respeitando os direitos dos trabalhadores.
Mais uma peça da política economicista que tem marcado, desde 2008, a ação governativa neste domínio
A publicação do Decreto Regulamentar n.º 3/2016 - Diário da República n.º 161/2016, Série I de 2016-08-23, sobre a atribuição de subsídio por frequência de estabelecimento de educação especial e ou apoio individual de técnicos especializados, vem confirmar um caminho que a FENPROF desde 2008, após a saída do Decreto-Lei 3/2008, vem contestando.
Ler ainda:
Subsídio para alunos com deficiência só com declaração de médico (Público)
Regime do subsídio por educação especial vai deixar crianças de "fora" (LUSA)
Prática criminosa deve ser punida, obrigando IEFP a fazer mais do que esperar que cheguem queixas
Se, do IEFP, se exigem medidas para pôr cobro a este trabalho-escravo, também se exige que resolva problemas laborais que criou (e mantém) na contratação de professores

Silas Cerqueira, grande lutador do movimento da paz português
Silas Cerqueira, nascido a 8 de setembro de 1929, foi um histórico e incansável lutador do movimento da paz português e dirigente e activista do CPPC desde a sua criação