
Plataforma "Cultura em Luta"
O Grupo de Coordenação da Plataforma Cultura em Luta apela às organizações, às estruturas, grupos, aos cidadãos que se manifestem em acções públicas de exigência, nas cidades deste país, de 14 a 17 de outubro, dias que antecedem a discussão do Orçamento do Estado para 2017, na Assembleia da República.

Falta de assistentes operacionais impede escolas de funcionarem com normalidade, surgindo já situações que indiciam rutura
A FENPROF identificou a falta de assistentes operacionais nas escolas como um dos problemas mais graves da abertura do presente ano letivo.

"O papel dos professores e das suas organizações de classe é insubstituível"
"Neste tempo que continua a ser dos professores, e sem perder de vista a Recomendação que atingiu a bela idade de 50 anos, a FENPROF continuará, firmemente, a defender os direitos e legítimos interesses de todos os professores, e não abdicará de exigir mais verbas para a Educação, em particular para uma Escola Pública que deverá continuar a afirmar-se pela qualidade e diversidade das suas respostas, por ter lugar para todos os alunos, por procurar respeitar os princípios da inclusão e por dever ser gratuita. É essa a matriz da Escola Democrática".


Encontro de Coimbra apontou caminhos de futuro
Decorreu em Coimbra (7/10/2016), no Centro de Congressos Convento São Francisco, um muito participado Encontro de Professores, no quadro das iniciativas promovidas pela FENPROF para comemorar o Dia Mundial dos Professores. A iniciativa foi organizada pelo SPRC (Sindicato dos Professores da Região Centro) em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e contou com a participação de um milhar de docentes.
Intervenção de encerramento por Mário Nogueira, Secretário Geral da FENPROF

Prémio Literário António Gedeão 2016 atribuído a Nuno Júdice
A FENPROF e a SABSEG levam a efeito, anualmente, um prémio literário, que alterna entre Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues, para romance, e Prémio Literário António Gedeão, para poesia. O Júri da edição de 2016 – poesia – composto por José Manuel Mendes, Paulo Sucena e Teresa Martins Marques, reuniu em véspera da comemoração do Dia Mundial dos Professores, em 4 de outubro e decidiu, por unanimidade, distinguir o livro A Convergência dos Ventos, de Nuno Júdice (Dom Quixote, 2015).

Esquecido por quase todos, Dia Mundial dos Professores foi evocado pela FENPROF em Coimbra
Do Senhor Presidente da República à Assembleia da República ou ao Senhor Primeiro-Ministro, do Ministro da Educação ao Conselho Nacional de Educação, os professores foram esquecidos, o que, porém, não é novo no nosso País. A própria comunicação social esqueceu o dia e nos seus principais órgãos não se viu qualquer destaque ao Dia Mundial dos Professores. Mas na passada sexta-feira, dia 7 de outubro, em Coimbra, realizou-se o Encontro “Os professores hoje e os desafios de amanhã”, iniciativa com que a FENPROF e, em particular, o SPRC, assinalam esta importante efeméride, na qual alguns diretores de escola tentaram, embora frustradamente, impedir os professores de participar.

Um espetáculo de grande qualidade nas comemorações do Dia Mundial dos Professores
Numa organização FENPROF em parceria com a Fundação INATEL, aconteceu em 4 de outubro, numa noite que se prolongou pela madrugada, um grande espetáculo no auditório principal do ISCTE, que uniu o clássico e o contemporâneo, a dança, o teatro, o canto e a música, o jazz, o clássico e o popular (foto: J. Caria). Vitorino fechou o cartaz com uma extraordinária atuação de Ricardo Dias, no piano, e de Manuel Rocha que trouxe o improviso a um convite de última hora. Todos se juntaram num belo espetáculo e numa sentida homenagem aos professores portugueses e de todo o mundo.
- Saudação da FENPROF aos Professores, Educadores e Investigadores no Dia Mundial dos Professores
Apresentação | André Madeira (guitarra clássica) | Paulo Vaz de Carvalho e André Madeira (guitarra clássica) | Teatro do Convento | Academia de Dança Annarella Sánchez | Teatro do Convento | Segue-me à Capela | Saudação aos Professores de Francisco Madelino (INATEL) e Mário Nogueira (FENPROF) | Anúncio do Prémio António Gedeão 2016 | Trio "Música com Paredes de Vidro" - Fausto Neves (piano), Manuel Rocha (Violino) e Carlos Canhoto (sax) | Vitorino com Ricardo Dias (piano) | Manuel Rocha (improvisos no violino)

FENPROF identifica problemas que afetam as escolas e os professores e aprova ação para o futuro
O Secretário Geral da FENPROF fez declarações aos órgãos de comunicação social, na sequência da reunião do Conselho Nacional da Federação, realizada na passada terça-feira, 4 de outubro, em Lisboa.
Por iniciativa da FENPROF arranca uma campanha, com a colocação de um cartaz em todas as escolas e o lançamento de uma Petição/Abaixo-Assinado, centrando-se em 5 aspetos principais: Carreira; Vinculação/Combate à Precariedade, Aposentação, Horários de Trabalho e Gestão das Escolas. O Abaixo-Assinado/Petição, que tem como epígrafe “Respeitar os docentes, melhorar as condições de trabalho e valorizar o seu estatuto profissional”.

Saudação do Conselho Nacional da FENPROF
O Conselho Nacional da FENPROF, órgão máximo entre Congressos, reunido na véspera do Dia Mundial dos Professores, saúda os/as docentes, reafirmando a exigência da sua efetiva valorização social e profissional como elemento insubstituível para um futuro de desenvolvimento e bem-estar em Portugal e no mundo. "A verdadeira – e tão urgente! – valorização dos professores e da sua condição profissional far-se-á pela concretização de medidas que combatam a precariedade laboral, que resgatem e melhorem as carreiras, que adequem as condições de desempenho e de aposentação ao reconhecido desgaste decorrente do exercício continuado da profissão, que enfrentem o envelhecimento que vem sendo forçado na profissão, que contrariem a funcionarização e a perda de autonomia, que recuperem e melhorem as condições de trabalho e de vida dos docentes, de acordo, afinal, com a importância da educação e do ensino para a sociedade", destaca a saudação do CN (foto J. Caria: espetáculo da noite de 4 de outubro, em Lisboa)

FENPROF identifica problemas que se arrastam e aprova ação para o futuro
A FENPROF inicia, a partir de hoje, uma campanha com a colocação de um cartaz em todas as escolas e o lançamento de uma Petição/Abaixo-assinado, centrando-se em 5 aspetos principais: Carreira; Vinculação/Combate à Precariedade, Aposentação, Horários de Trabalho e Gestão das Escolas.
O Abaixo-Assinado/Petição que tem como epígrafe “Respeitar os docentes, melhorar as condições de trabalho e valorizar o seu estatuto profissional” defende: a aprovação de um plano de combate à precariedade, o descongelamento das progressões na carreira, bem como a contagem de todo o tempo de serviço prestado, a reorganização dos horários de trabalho dos docentes e a aprovação de um regime excecional de aposentação.

FENPROF reúne os seus órgãos dirigentes para definir estratégia sindical e junta professores em convívio, mas também em reflexão e debate
A semana que se inicia será marcada por, no dia 5, se assinalar o Dia Mundial dos Professores. Não apenas por essa razão, mas também por ela, será uma semana de intensa atividade da FENPROF e dos seus Sindicatos.

Iniciativas que assinalam o Dia Mundial dos Professores
Numa organização FENPROF/Fundação INATEL, realizou-se em Lisboa, na passada terça-feira (4 de outubro), um espetáculo, no auditório principal do ISCTE. Em Coimbra, vai ter lugar um Encontro de Professores, em 7 de outubro.
Página da Internacional de Educação (IE)
A UNESCO e a Educação para o Século XXI
Os professores, o presente e o futuro
Mundo precisa de 69 milhões de novos professores até 2030
A importância do trabalho docente para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (página da Internacional de Educação/IE)

Conferência internacional em Lisboa
- 50º aniversário da aprovação dos pactos internacionais, respetivamente, dos Direitos Cívicos e Políticos e dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais, da Carta das Nações Unidas.
A conferência é organizada pela Associação Portuguesa de Juristas Democratas em parceria com a Associação Internacional de Juristas Democratas e conta com o apoio institucional de entidades nacionais e estrangeiras, entre as quais o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC).

SPRC/FENPROF e CM de Coimbra apresentaram Encontro “O professor hoje e os desafios de amanhã”
Decorreu na passada terça-feira, 27 de setembro, uma conferência de Imprensa com a presença de Mário Nogueira, Secretário Geral da FENPROF; Anabela Sotaia, da coordenação do SPRC; Jorge Alves, vereador da Educação; e Carina Gomes, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, entidades que organizam o Encontro “O professor hoje e os desafios de amanhã”, que se realiza nesta cidade (Convento São Francisco), em 7 de outubro, a partir das 9h30.

Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares
Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) faz um vibrante apelo a todos os amantes da paz: há que reforçar a exigência do desarmamento global nuclear e o fim da corrida aos armamentos!