Nacional

Brasil: quo vadis?

19 de março, 2016

PROVAS DE AFERIÇÃO

Decisão é razoável, mas não pode trazer ainda mais trabalho para os professores

18 de março, 2016

Numa avaliação às decisões do Ministério da Educação sobre a realização das provas de aferição a realizar este ano o Secretário Geral respondeu a alguma perguntas colocadas pelo sítio da FENPROF. Para Mário Nogueira, o ministro percebeu que com o carro a andar não convém carregar a bagagem… e tomou a única decisão suscetível de ser adotada: devolver aos professores e às escolas a decisão sobre como concretizar estas provas em 2016.

Solicitadas reuniões ao PR, ao PM, ao ministro da Saúde e a todos os Grupos Parlamentares

Frente Comum defende que a ADSE continue a ser dos trabalhadores e para os trabalhadores

16 de março, 2016

A ADSE é uma conquista secular dos trabalhadores da Administração Pública, e estes trabalhadores recusam que este sistema sirva para financiar os privados ou se transforme em seguro de saúde.

(Esclarecimento) Quem não se sente…

É falsa a notícia de descontrolo nas faltas e nas baixas dos professores

16 de março, 2016

Jornal de Notícias não desconsidera apenas os professores, deprecia também a Educação e presta um mau serviço ao país.

Concursos de Professores

Aplicação de norma travão deixa centenas de docentes fora do processo de vinculação

16 de março, 2016

FENPROF reafirma exigência de alteração do regime, com a aplicação ao setor público do que já hoje está consagrado no privado.

FENPROF solicitou reunião ao ministro de Educação

É necessário esclarecer impacto do OE.2016 na Educação e agendar processos negociais prioritários

15 de março, 2016

Não se compreende como se investirá na Escola Pública, travando processos de desvalorização desencadeados pelo governo anterior, quando o OE prevê uma redução de cerca de 82 milhões de euros, tendo em conta a despesa previsível de 2015 e o orçamentado para 2016; por outro, por se prever uma redução da ordem dos 300 milhões de euros em recursos humanos no setor, que poderá traduzir-se numa ainda maior redução do número de trabalhadores, na transferência de salários para fontes externas de financiamento e|ou transferência de trabalhadores para outras tutelas. Ver ofício

PAGAMENTO DO SUBSÍDIO DE NATAL EM DUODÉCIMOS

FENPROF contesta discriminação imposta aos professores como à generalidade dos trabalhadores da Administração Pública

14 de março, 2016

Foi com surpresa e desacordo que a FENPROF tomou conhecimento da decisão do atual governo de, mais uma vez sem negociação, manter o pagamento em duodécimos, sem possibilidade, sequer, de poder ser feita opção por uma ou outra modalidade de pagamento.

CGTP-IN:

Comissão Europeia persiste na política de retrocesso social e civilizacional

11 de março, 2016

Comissão Europeia mantém Portugal em desequilíbrio macroeconómico excessivo e apela a que sejam tomadas "medidas adicionais" relativamente ao Orçamento do Estado para 2016. Trata-se de um inaceitável procedimento e de uma intolerável pressão quando não só o Orçamento do Estado para 2016 não começou a ser executado como não foi sequer aprovado pela A.R.

Fim das BCE e da duplicação da resposta educativa

Dois aspetos positivos

10 de março, 2016

FENPROF em conferência de imprensa: os 100 dias do novo governo e o futuro

"É tempo de passar a questões concretas, com medidas de maior profundidade"

10 de março, 2016

"É tempo de passar a questões concretas, com medidas de maior profundidade, em quatro áreas fundamentais: horários de trabalho, combate à precariedade, regime excecional de aposentação e revisão da legislação dos concursos", destacou o Secretário Geral da FENPROF no passado dia 10 de março, na conferência de imprensa (foto: J. Caria) realizada em Lisboa num intervalo da reunião do Secretariado Nacional da Federação. No dia seguinte (11/03/2016) reuniu o Conselho Nacional, órgão máximo entre Congressos. / JPO

4 matérias fundamentais e urgentes  |  2 aspetos positivos  | Secretário Geral da FENPROF responde a perguntas dos jornalistas:
  vídeo 1  |   vídeo 2  |

Declaração inicial de Mário Nogueira:   vídeo 3

Na Fialho de Almeida, às 16H30

FENPROF promove conferência de imprensa esta tarde em Lisboa

08 de março, 2016

Em conferência de imprensa, a realizar nesta quinta-feira, às 16h30, em Lisboa, a FENPROF fará avaliação dos 100 dias de governo na Educação e divulgará o que pretende negociar até final do ano em curso. / Atualizado a 10/03/2016, 10h31

Publicada legislação (alteração ao regime de concursos) que põe fim às BCE

FENPROF saúda o fim das BCE

08 de março, 2016

...só possível pela luta que os docentes portugueses realizaram no passado recente

Foi já publicado em Diário da República o Decreto-Lei 9/2016, de 7 de março, que estabelece o fim das Bolsas de Contratação de Escola, passando a prevalecer a graduação profissional na ordenação dos candidatos e facilitando o processo de colocações, evitando-se, desta forma, longas esperas e seríissimas ausências de docentes por dificuldades no seu recrutamento.

BCE

08 de março, 2016

3 perguntas a Isaura Madeira

08 de março, 2016

FENPROF APRESENTOU PROPOSTAS

Organização do próximo ano letivo: aguarda-se, agora, projeto do ME e abertura de negociações para aspetos que o exigem

05 de março, 2016

  • Questão principal para os professores: clarificar o conteúdo da componente letiva, para eliminar confusões que têm o propósito de agravar o horário de trabalho
     
  • Questão principal para as escolas: definir, no quadro da sua autonomia, número de horas de crédito, entre outros aspetos organizacionais e de funcionamento

Programação nacional

04 de março, 2016

8 de Março

Dia Internacional da Mulher: pelo direito à igualdade e à igualdade de direitos

02 de março, 2016

O dia 8 de março mantém hoje relevância nacional e internacional, embora surja, muitas vezes, desligado da sua origem histórica e da importância do papel, da participação e da luta das mulheres, perpetuando-se a invisibilidade das discriminações e desigualdades a que ainda estão sujeitas, alerta a CGTP-IN.

Festa-convívio no Cais do Sodré, em Lisboa, no próximo sábado

Isaura Madeira – Breve entrevista
"Vejo a necessidade de que este dia seja comemorado nas escolas com todo o tipo de atividades que chamem a atenção das/dos jovens para esta temática"