
FENPROF contesta discriminação imposta aos professores como à generalidade dos trabalhadores da Administração Pública
Foi com surpresa e desacordo que a FENPROF tomou conhecimento da decisão do atual governo de, mais uma vez sem negociação, manter o pagamento em duodécimos, sem possibilidade, sequer, de poder ser feita opção por uma ou outra modalidade de pagamento.

Comissão Europeia persiste na política de retrocesso social e civilizacional
Comissão Europeia mantém Portugal em desequilíbrio macroeconómico excessivo e apela a que sejam tomadas "medidas adicionais" relativamente ao Orçamento do Estado para 2016. Trata-se de um inaceitável procedimento e de uma intolerável pressão quando não só o Orçamento do Estado para 2016 não começou a ser executado como não foi sequer aprovado pela A.R.
"É tempo de passar a questões concretas, com medidas de maior profundidade"
"É tempo de passar a questões concretas, com medidas de maior profundidade, em quatro áreas fundamentais: horários de trabalho, combate à precariedade, regime excecional de aposentação e revisão da legislação dos concursos", destacou o Secretário Geral da FENPROF no passado dia 10 de março, na conferência de imprensa (foto: J. Caria) realizada em Lisboa num intervalo da reunião do Secretariado Nacional da Federação. No dia seguinte (11/03/2016) reuniu o Conselho Nacional, órgão máximo entre Congressos. / JPO
4 matérias fundamentais e urgentes | 2 aspetos positivos | Secretário Geral da FENPROF responde a perguntas dos jornalistas:
vídeo 1 |
vídeo 2 |
Declaração inicial de Mário Nogueira: vídeo 3

FENPROF promove conferência de imprensa esta tarde em Lisboa
Em conferência de imprensa, a realizar nesta quinta-feira, às 16h30, em Lisboa, a FENPROF fará avaliação dos 100 dias de governo na Educação e divulgará o que pretende negociar até final do ano em curso. / Atualizado a 10/03/2016, 10h31

FENPROF saúda o fim das BCE
...só possível pela luta que os docentes portugueses realizaram no passado recente
Foi já publicado em Diário da República o Decreto-Lei 9/2016, de 7 de março, que estabelece o fim das Bolsas de Contratação de Escola, passando a prevalecer a graduação profissional na ordenação dos candidatos e facilitando o processo de colocações, evitando-se, desta forma, longas esperas e seríissimas ausências de docentes por dificuldades no seu recrutamento.

Organização do próximo ano letivo: aguarda-se, agora, projeto do ME e abertura de negociações para aspetos que o exigem
- Questão principal para os professores: clarificar o conteúdo da componente letiva, para eliminar confusões que têm o propósito de agravar o horário de trabalho
- Questão principal para as escolas: definir, no quadro da sua autonomia, número de horas de crédito, entre outros aspetos organizacionais e de funcionamento

Dia Internacional da Mulher: pelo direito à igualdade e à igualdade de direitos
O dia 8 de março mantém hoje relevância nacional e internacional, embora surja, muitas vezes, desligado da sua origem histórica e da importância do papel, da participação e da luta das mulheres, perpetuando-se a invisibilidade das discriminações e desigualdades a que ainda estão sujeitas, alerta a CGTP-IN.
Festa-convívio no Cais do Sodré, em Lisboa, no próximo sábado
Isaura Madeira – Breve entrevista
"Vejo a necessidade de que este dia seja comemorado nas escolas com todo o tipo de atividades que chamem a atenção das/dos jovens para esta temática"
Dia Internacional da Mulher: pelo direito à igualdade e à igualdade de direitos

Intervenção de Mário Nogueira no Congresso da CGTP-IN
- UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NUMA ESCOLA DEMOCRÁTICA E RESPEITADORA DOS SEUS PROFISSIONAIS

Debater alternativa para garantir uma Escola Democrática
No próximo dia 12 de março (sábado), a FENPROF realiza em Lisboa, um Encontro Nacional sobre a administração e gestão das escolas. A iniciativa decorrerá no auditório da Secundária D. Pedro V, em Sete Rios, entre as 10h e as 13h00 e tem como lema “Por uma Escola Democrática”. Atualizado a 8/03/2016,19h40

Propostas da FENPROF para a discussão e aprovação na especialidade
5 conjuntos de medidas e 3 propostas que as viabilizam
O OE aprovado na generalidade pode (e deve), ainda, ser melhorado. Neste sentido, a FENPROF enviou a todos os grupos parlamentares, incluindo ao que anunciou não ir apresentar qualquer proposta, um conjunto de medidas que pretende ver incluídas, em sede de especialidade, na Lei do Orçamento do Estado para 2016. Recorda-se que, ao contrário de outros setores da vida nacional, na Educação, o ano escolar não coincide com o ano civil e económico: inicia-se em setembro, pelo que medidas que nele incidam terão de ser previstas ainda neste OE.
XIII Congresso da CGTP-IN definiu estratégia sindical
O XIII Congresso da CGTP-IN, realizado nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2016, reuniu delegados sindicais de vários pontos do país e de todos os setores de actividade, representantes de delegações sindicais estrangeiras, convidados institucionais, deputados dos partidos políticos com representação na A.R. e personalidade diversas da nossa praça política, económica e social.
