
FENPROF saúda o fim das BCE
...só possível pela luta que os docentes portugueses realizaram no passado recente
Foi já publicado em Diário da República o Decreto-Lei 9/2016, de 7 de março, que estabelece o fim das Bolsas de Contratação de Escola, passando a prevalecer a graduação profissional na ordenação dos candidatos e facilitando o processo de colocações, evitando-se, desta forma, longas esperas e seríissimas ausências de docentes por dificuldades no seu recrutamento.

Organização do próximo ano letivo: aguarda-se, agora, projeto do ME e abertura de negociações para aspetos que o exigem
- Questão principal para os professores: clarificar o conteúdo da componente letiva, para eliminar confusões que têm o propósito de agravar o horário de trabalho
- Questão principal para as escolas: definir, no quadro da sua autonomia, número de horas de crédito, entre outros aspetos organizacionais e de funcionamento

Dia Internacional da Mulher: pelo direito à igualdade e à igualdade de direitos
O dia 8 de março mantém hoje relevância nacional e internacional, embora surja, muitas vezes, desligado da sua origem histórica e da importância do papel, da participação e da luta das mulheres, perpetuando-se a invisibilidade das discriminações e desigualdades a que ainda estão sujeitas, alerta a CGTP-IN.
Festa-convívio no Cais do Sodré, em Lisboa, no próximo sábado
Isaura Madeira – Breve entrevista
"Vejo a necessidade de que este dia seja comemorado nas escolas com todo o tipo de atividades que chamem a atenção das/dos jovens para esta temática"
Dia Internacional da Mulher: pelo direito à igualdade e à igualdade de direitos

Intervenção de Mário Nogueira no Congresso da CGTP-IN
- UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NUMA ESCOLA DEMOCRÁTICA E RESPEITADORA DOS SEUS PROFISSIONAIS

Debater alternativa para garantir uma Escola Democrática
No próximo dia 12 de março (sábado), a FENPROF realiza em Lisboa, um Encontro Nacional sobre a administração e gestão das escolas. A iniciativa decorrerá no auditório da Secundária D. Pedro V, em Sete Rios, entre as 10h e as 13h00 e tem como lema “Por uma Escola Democrática”. Atualizado a 8/03/2016,19h40

Propostas da FENPROF para a discussão e aprovação na especialidade
5 conjuntos de medidas e 3 propostas que as viabilizam
O OE aprovado na generalidade pode (e deve), ainda, ser melhorado. Neste sentido, a FENPROF enviou a todos os grupos parlamentares, incluindo ao que anunciou não ir apresentar qualquer proposta, um conjunto de medidas que pretende ver incluídas, em sede de especialidade, na Lei do Orçamento do Estado para 2016. Recorda-se que, ao contrário de outros setores da vida nacional, na Educação, o ano escolar não coincide com o ano civil e económico: inicia-se em setembro, pelo que medidas que nele incidam terão de ser previstas ainda neste OE.
XIII Congresso da CGTP-IN definiu estratégia sindical
O XIII Congresso da CGTP-IN, realizado nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2016, reuniu delegados sindicais de vários pontos do país e de todos os setores de actividade, representantes de delegações sindicais estrangeiras, convidados institucionais, deputados dos partidos políticos com representação na A.R. e personalidade diversas da nossa praça política, económica e social.

"Quanto mais democrática é uma escola, maior é o grau de exigência"
"Defendo que a escola deve ser uma escola da exigência. E quanto mais democrática é a escola, maior deve ser a exigência. A escola tem de ser exigente e as camadas populares têm o direito a aceder à beleza do conhecimento que foi construído na filosofia, na matemática, na grande música. A ideia de que a escola pública é uma escola de mínimos, que o pensamento conservador traz, com a ideia de um currículo básico, tem de ser ultrapassada."

"Falta democracia às escolas"
"É inquietante sentir o medo instalado na sala de professores e preocupante que haja quem alinhe na ideia de incompatibilidade entre liderança forte e respeito por princípios democráticos, como elegibilidade e colegialidade. É no contexto democrático que se afirmam as lideranças fortes; fora dele, alimentam-se ambições que, muitas vezes, resultam mal."
Posição da CGTP-IN sobre o Orçamento do Estado/2016
- Resistir e combater as ingerências e chantagens.
- Responder às necessidades dos trabalhadores, do povo e do país
Delegação da FENPROF recebida pela Comissão de Educação e Ciência da A.R.
“Um regime de aposentação justo para os docentes é, também, garantia da indispensável renovação geracional”
A FENPROF regressou no passado dia 16 de fevereiro à Assembleia da República, para uma audiência parlamentar na Comissão de Educação e Ciência (foto: JPO) relacionada com a entrega de uma petição subscrita a nível nacional com mais de 30.000 assinaturas, na qual se defende que os professores possam aposentar-se aos 36 anos de serviço. / JPO