"Quanto mais democrática é uma escola, maior é o grau de exigência"
"Defendo que a escola deve ser uma escola da exigência. E quanto mais democrática é a escola, maior deve ser a exigência. A escola tem de ser exigente e as camadas populares têm o direito a aceder à beleza do conhecimento que foi construído na filosofia, na matemática, na grande música. A ideia de que a escola pública é uma escola de mínimos, que o pensamento conservador traz, com a ideia de um currículo básico, tem de ser ultrapassada."

"Falta democracia às escolas"
"É inquietante sentir o medo instalado na sala de professores e preocupante que haja quem alinhe na ideia de incompatibilidade entre liderança forte e respeito por princípios democráticos, como elegibilidade e colegialidade. É no contexto democrático que se afirmam as lideranças fortes; fora dele, alimentam-se ambições que, muitas vezes, resultam mal."
Posição da CGTP-IN sobre o Orçamento do Estado/2016
- Resistir e combater as ingerências e chantagens.
- Responder às necessidades dos trabalhadores, do povo e do país
Delegação da FENPROF recebida pela Comissão de Educação e Ciência da A.R.
“Um regime de aposentação justo para os docentes é, também, garantia da indispensável renovação geracional”
A FENPROF regressou no passado dia 16 de fevereiro à Assembleia da República, para uma audiência parlamentar na Comissão de Educação e Ciência (foto: JPO) relacionada com a entrega de uma petição subscrita a nível nacional com mais de 30.000 assinaturas, na qual se defende que os professores possam aposentar-se aos 36 anos de serviço. / JPO

É urgente combater o desemprego e a precariedade...
... aumentar os salários e a proteção social


Regime transitório e transposição da diretiva 1999/70/CE estarão hoje em discussão na A.R.
Hoje, quinta-feira, a partir das 15 horas, serão discutidos em Sessão Plenária da Assembleia da República os projetos de resolução apresentados por BE, PCP e PS sobre o regime transitório. Este debate decorre da necessidade de mais estabilidade de emprego e da ação desenvolvida pelos professores do ensino superior e que, designadamente, a FENPROF promoveu nos últimos dois anos. A Federação considera muito importante a iniciativa destes três partidos e apela aos docentes do ensino superior para que estejam presentes durante o debate e votações nas galerias da AR. Será também debatida a Petição n.º 541/XII/4.ª, da iniciativa da FENPROF - "Pelo direito à estabilidade de emprego dos docentes e investigadores do ensino superior".

"Em Democracia é necessário que a direção e gestão das escolas seja, também, por maioria de razões, democrática"
Se é verdade que o investimento em qualidade tem de prever um aumento significativo do Orçamento do Estado na rubrica Educação, há contudo aspetos de ordem organizativa que poderiam, havendo uma reconfiguração dos processos de administração do sistema educativo, corrigir erros, estabelecer uma maior ligação e ação solidária entre os membros da comunidade educativa, estabelecer os aspetos científico-pedagógicos como prioridade nos atos de gestão e reforçar a participação de todos nas decisões.
Esta foi uma das mensagens em destaque na conferência de imprensa da FENPROF, realizada no passado dia 11 de fevereiro, em Coimbra, no âmbito da campanha nacional "1º CEB: caminhos para a sua valorização".

Respeito pelos princípios de transparência
Em todos os procedimentos concursais a que haja lugar, no respeito pelos princípios de transparência a que a Administração está vinculada, impõe-se a publicação de listas de candidatos selecionados, destaca o documento sobre aspetos relacionados com a contratação, entregue pela FENPROF ao ME no passado dia 1 de fevereiro.
