Nacional
Plenário de Sindicatos da CGTP-IN

Melhorar as condições de vida!

16 de janeiro, 2016

A CGTP-IN reuniu no passado dia 14 de janeiro, o Plenário de Sindicatos, órgão mais importante entre Congressos. O encontro decorreu no Cinema S. Jorge, em Lisboa, e analisou e definiu as prioridades reivindicativas da CGTP-IN para os próximos tempos. Em foco esteve o XIII Congresso da Central, a realizar nos próximos dias 26 e 27 de fevereiro, e a posição Inter sobre as eleições presidenciais.

Defender a Constituição, preservar a Democracia, mudar definitivamente o ciclo político

Eleições para a Presidência da República: posição da FENPROF

15 de janeiro, 2016

"A FENPROF não apoia qualquer candidato, mas toma posição sobre as presidenciais. Em primeiro lugar, exorta os professores a votarem nas primeira e segunda voltas; depois, apela a que estes votem em quem se opôs às políticas que tantas vítimas fizeram e a tanta destruição de bens públicos levaram."

Reportagem: conferência de imprensa (15/01/2016)

FENPROF faz balanço positivo dos primeiros 50 dias da nova equipa do ME e projeta ação futura

15 de janeiro, 2016

Instale o Flash Player

A FENPROF divulgou em conferência de imprensa (foto JPO) realizada em Lisboa (15/01/2016), num intervalo da reunião de dois dias do seu Secretariado Nacional, uma "breve opinião" sobre os primeiros 50 dias de trabalho da nova equipa do Ministério da Educação. "Trata-se de um balanço positivo", registando-se um conjunto de decisões e medidas muito importantes tomadas pelo ME e pela maioria no parlamento, como sublinhou Mário Nogueira. "É como se o ME tivesse realizado obras de saneamento básico, aliás mais do que indispensáveis. A nova equipa ministerial limpou o entulho. Agora, há que partir para as medidas de fundo", observou o Secretário Geral da FENPROF./ JPO 

Os incómodos dos mesmos de sempre...

2 de fevereiro, anfiteatro do edifício novo da A.R.

Stresse na profissão docente é tema de conferência promovida pela FENPROF

13 de janeiro, 2016
POSICIONAMENTO NA CARREIRA

Provedoria de Justiça defende integração dos 4.146 docentes vinculados a partir de 2013 no escalão correto da carreira

12 de janeiro, 2016

Corrigida esta grave entorse, como se impõe, a FENPROF proporá, então, a negociação da regularização das carreiras para todos os docentes (contagem do tempo de serviço, reposicionamento e descongelamento) 

Vale a pena lutar!

Reposição dos feriados

11 de janeiro, 2016

A CGTP-IN saúda a reposição dos quatro feriados retirados pelo anterior Governo PSD/CDS. Esta decisão só foi possível pela alteração da relação de forças na Assembleia da República e a efectivação dos compromissos eleitorais assumidos pelos partidos políticos, que hoje, têm a maioria de deputados. 

FENPROF SAÚDA DECISÃO E ESPERA VER AGORA ESCLARECIDA TODA A SITUAÇÃO

Exame PET/Cambridge foi suspenso

09 de janeiro, 2016

A FENPROF não põe em causa a importância das línguas estrangeiras, em particular o Inglês, mas considera que os professores de Inglês que exercem a sua atividade nas escolas públicas, particulares e cooperativas do nosso país são o melhor certificado de garantia da qualidade das aprendizagens.

8/01/2016

Petições em defesa da Escola Pública voltam a plenário da Assembleia da República

07 de janeiro, 2016

Esta será uma ótima oportunidade para a atual maioria concretizar, com propostas, o seu importante discurso de defesa da Escola Pública

Nota de imprensa sobre a reunião

06 de janeiro, 2016

A propósito de autonomia

06 de janeiro, 2016

CONCURSOS

Fim das BCE deverá levar a que, finalmente, toda a contratação respeite regras transparentes e justas...

05 de janeiro, 2016

... que só o concurso nacional, assente na graduação profissional, pode garantir

A FENPROF considera o fim das BCE uma inevitabilidade. Este tipo de bolsa foi sempre um problema para as escolas, atrasando em cerca de um mês a colocação de docentes contratados, relativamente ao que se passa com a colocação a partir da lista nacional de graduação de docentes.

6/01/2016

FENPROF reuniu com Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

05 de janeiro, 2016

"Um ponto de partida para aquele que deve ser o relacionamento entre as organizações sindicais e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior". Foi assim que Mário Nogueira sintetizou, em declarações à comunicação social (foto JPO), a reunião realizada no passsado dia 6, no Palácio das Laranjeiras, em Lisboa, com a participação do Ministro Manuel Heitor, da Secretária de Estado Fernanda Rollo e de uma delegação da FENPROF. O combate à precariedade, a valorização das carreiras, o financiamento e a valorização de todo o ensino superior e da investigação, foram as principais preocupações manifestadas pela delegação sindical. / JPO

Ensino Artístico Especializado

FENPROF mantém greve dos professores porque maioria ainda não recebeu salários em atraso há meses

02 de janeiro, 2016

A atual equipa do Ministério da Educação, em menos de um mês, desbloqueou o processo de financiamento das escolas de ensino artístico especializado, coisa que o governo anterior, por incompetência ou deliberadamente, complicou em dois anos seguidos. Apesar disso, porém, a maioria dos professores ainda não viu pagos os salários em atraso, alguns há meses, problema que os impede de efetuar deslocações para o exercício da sua atividade profissional.

Controlo sobre as escolas e os respetivos diretores

Incompetência reiterada e decisão sobre substituição de delegados regionais justificam demissão do diretor da DGEstE

23 de dezembro, 2015

Em 2014, incorreções na organização dos processos enviados ao Tribunal de Contas, relativos ao financiamento das escolas de ensino artístico especializado, levaram a um atraso de muitos meses no pagamento dos salários a milhares de trabalhadores destas escolas. A Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), entidade responsável pela organização de tais processos, este ano, voltou a errar na organização desses processos, levando a que, mais uma vez, fossem devolvidos pelo Tribunal de Contas para correção.

Reuniões com grupos parlamentares (22/12/2016)

Situações que exigem respostas rápidas no campo da educação levadas aos deputados pela FENPROF

22 de dezembro, 2015

Depois de ter apresentado a petição sobre aposentação, a delegação da FENPROF que esteve no Parlamento no passado dia 22 de dezembro participou em reuniões com o Bloco de Esquerda (12h00), Partido Comunista Português (14h30), Partido Ecologista "Os Verdes" (16h20) e Partido Socialista (17h50)./ JPO 

2016 será o que conseguirmos construir

20 de dezembro, 2015

Neste momento de festas natalícias é vulgar desejar um bom novo ano. Desta vez, há essa esperança, este voto está mais despido de ritual e corresponde muito mais ao que todos desejamos: que, efetivamente, depois de vários anos em que o seguinte acabou sempre por ser pior que o anterior, tenha chegado o momento de repor, reverter, revogar e eliminar./ Mário Nogueira, Secretário Geral da FENPROF

30.000 docentes assinaram

Delegação da FENPROF entregou na Presidência da A.R. petição por um regime de aposentação excecional

19 de dezembro, 2015

A entrega dos dossiês com as 30 000 assinaturas, recolhidas em todo o país, decorreu num encontro (foto JPO) com a deputada Teresa Caeiro, vice-presidente (22/12/2015), em representação do deputado Ferro Rodrigues, presidente do Parlamento. Mário Nogueira apresentou as grandes linhas de força da petição. Como confirmam vários estudos, nacionais e internacionais, realizados nesta área, o exercício continuado da docência provoca um elevado desgaste físico e psicológico nos educadores e professores, que se reflete na qualidade das práticas pedagógicas e, por consequência, na própria qualidade do ensino. / JPO 

Stress na profissão docente em debate na A.R. por iniciativa da FENPROF 

Docentes do ensino artístico especializado

FENPROF entregou pré-aviso de greve para todo o mês de janeiro

18 de dezembro, 2015

Esta greve realiza-se porque professores estão sem salário há vários meses e muitos já não reúnem condições que garantam o normal desempenho da sua atividade profissional.

ME afirma empenhamento na resolução do problema salarial dos docentes mas sem adiantar data

Outros textos relacionados

Resolução do Conselho Nacional da CGTP-IN:

O país precisa de uma política que dignifique o trabalho

17 de dezembro, 2015

Central define como "objetivos importantes, de ação sindical, a preparação e organização das seguintes iniciativas sindicais: Dia Internacional da Mulher, em 8 de março; Dia Nacional da Juventude, em 28 de março; comemorações do 40º Aniversário da Constituição, em 2 de abril; comemorações do 42º aniversário do 25 de Abril e do 126º aniversário do 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador."