FENPROF entregou no ME parecer sobre revisão do processo de recrutamento de educadores e professores
Sobre o projeto que recebeu do ME, a FENPROF já divulgou uma primeira posição. A FENPROF elaborou um parecer que está a ser apresentado aos responsáveis ministeriais. A reunião ainda se mantém. Em breve, relato da reunião e resultados obtidos.
[atualizado, hoje, 18:15]

Sobre o projeto de revisão do regime legal de concursos de professores
É já do domínio público o projeto de revisão do regime legal de concursos de professores com o qual o ministério da Educação (ME) conta introduzir o que designa por “alterações urgentes ao atual instrumento de gestão dos recursos humanos docentes do sistema educativo”. Tendo a FENPROF recebido o referido projeto no final do dia 15 de janeiro, sexta-feira, procede aqui também à sua divulgação.
4 apelos, 4 preocupações, 4 atitudes em sintonia com a Constituição da República
Defesa e valorização da escola pública na ordem do dia!
![]() |
Vídeo da sessão, pela AR TV |
"Que o Governo não esbanje dinheiro público em contratos de associação com colégios privados sempre que existam escolas públicas para dar essa resposta".
O apelo foi deixado na tarde do passado dia 19 de janeiro, pela FENPROF, aos deputados da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, na Sala do Senado / JPO

FENPROF ouvida na Comissão Parlamentar de Educação e Ciência
Em nota emitida ontem, 18 de fevereiro, a FENPROF dava conta da importância desta reunião com a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência. Uma reunião que surge na sequência da entrega de duas novas petições em defesa da Escola Pública (região norte e Alentejo) e da apresentação por PCP e BE de dois projetos de resolução para que se proceda a um conjunto de medidas que ponham fim ao favorecimento de operadores privados e apoiem mais a Escola Pública. Inclui apontamentos do debate de hoje (19.01.2016). Peça em atualização
Melhorar as condições de vida!
A CGTP-IN reuniu no passado dia 14 de janeiro, o Plenário de Sindicatos, órgão mais importante entre Congressos. O encontro decorreu no Cinema S. Jorge, em Lisboa, e analisou e definiu as prioridades reivindicativas da CGTP-IN para os próximos tempos. Em foco esteve o XIII Congresso da Central, a realizar nos próximos dias 26 e 27 de fevereiro, e a posição Inter sobre as eleições presidenciais.

Eleições para a Presidência da República: posição da FENPROF
"A FENPROF não apoia qualquer candidato, mas toma posição sobre as presidenciais. Em primeiro lugar, exorta os professores a votarem nas primeira e segunda voltas; depois, apela a que estes votem em quem se opôs às políticas que tantas vítimas fizeram e a tanta destruição de bens públicos levaram."
FENPROF faz balanço positivo dos primeiros 50 dias da nova equipa do ME e projeta ação futura
A FENPROF divulgou em conferência de imprensa (foto JPO) realizada em Lisboa (15/01/2016), num intervalo da reunião de dois dias do seu Secretariado Nacional, uma "breve opinião" sobre os primeiros 50 dias de trabalho da nova equipa do Ministério da Educação. "Trata-se de um balanço positivo", registando-se um conjunto de decisões e medidas muito importantes tomadas pelo ME e pela maioria no parlamento, como sublinhou Mário Nogueira. "É como se o ME tivesse realizado obras de saneamento básico, aliás mais do que indispensáveis. A nova equipa ministerial limpou o entulho. Agora, há que partir para as medidas de fundo", observou o Secretário Geral da FENPROF./ JPO
Os incómodos dos mesmos de sempre...

Stresse na profissão docente é tema de conferência promovida pela FENPROF

Provedoria de Justiça defende integração dos 4.146 docentes vinculados a partir de 2013 no escalão correto da carreira
Corrigida esta grave entorse, como se impõe, a FENPROF proporá, então, a negociação da regularização das carreiras para todos os docentes (contagem do tempo de serviço, reposicionamento e descongelamento)
Reposição dos feriados
A CGTP-IN saúda a reposição dos quatro feriados retirados pelo anterior Governo PSD/CDS. Esta decisão só foi possível pela alteração da relação de forças na Assembleia da República e a efectivação dos compromissos eleitorais assumidos pelos partidos políticos, que hoje, têm a maioria de deputados.

Exame PET/Cambridge foi suspenso
A FENPROF não põe em causa a importância das línguas estrangeiras, em particular o Inglês, mas considera que os professores de Inglês que exercem a sua atividade nas escolas públicas, particulares e cooperativas do nosso país são o melhor certificado de garantia da qualidade das aprendizagens.

FENPROF saúda eliminação das provas finais (exames) de 4º e 6º anos
Para a FENPROF, a aferição deverá servir para, atempadamente, serem compreendidos problemas que, no devido tempo, deverão ser resolvidos. Nesse sentido, deverão as escolas ver criadas condições que permitam, entre a aferição e a conclusão do ciclo, tudo fazer para o desenvolvimento de estratégias de superação das dificuldades manifestadas pelos alunos, com vista à promoção do sucesso escolar.
Petições em defesa da Escola Pública voltam a plenário da Assembleia da República
Esta será uma ótima oportunidade para a atual maioria concretizar, com propostas, o seu importante discurso de defesa da Escola Pública
Fim das BCE deverá levar a que, finalmente, toda a contratação respeite regras transparentes e justas...
... que só o concurso nacional, assente na graduação profissional, pode garantir
A FENPROF considera o fim das BCE uma inevitabilidade. Este tipo de bolsa foi sempre um problema para as escolas, atrasando em cerca de um mês a colocação de docentes contratados, relativamente ao que se passa com a colocação a partir da lista nacional de graduação de docentes.
FENPROF reuniu com Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
"Um ponto de partida para aquele que deve ser o relacionamento entre as organizações sindicais e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior". Foi assim que Mário Nogueira sintetizou, em declarações à comunicação social (foto JPO), a reunião realizada no passsado dia 6, no Palácio das Laranjeiras, em Lisboa, com a participação do Ministro Manuel Heitor, da Secretária de Estado Fernanda Rollo e de uma delegação da FENPROF. O combate à precariedade, a valorização das carreiras, o financiamento e a valorização de todo o ensino superior e da investigação, foram as principais preocupações manifestadas pela delegação sindical. / JPO
FENPROF mantém greve dos professores porque maioria ainda não recebeu salários em atraso há meses
A atual equipa do Ministério da Educação, em menos de um mês, desbloqueou o processo de financiamento das escolas de ensino artístico especializado, coisa que o governo anterior, por incompetência ou deliberadamente, complicou em dois anos seguidos. Apesar disso, porém, a maioria dos professores ainda não viu pagos os salários em atraso, alguns há meses, problema que os impede de efetuar deslocações para o exercício da sua atividade profissional.
