FENPROF reuniu com grupo parlamentar do PSD
A FENPROF reuniu na passada sexta-feira (29 de janeiro) com deputados do grupo parlamentar PSD, em São Bento (foto: J. Caria). A Federação apresentou, como já fez junto de todos os outros grupos parlamentares, propostas que visam superar alguns dos principais problemas que afetam a Educação. Mário Nogueira dirigiu a delegação sindical.
Greve de 29 de janeiro não abrange os professores
Duas organizações sindicais representativas de trabalhadores da Administração Pública – FNSTFPS e SEP – convocaram greve para 29 de janeiro, entregando pré-aviso que abrange os trabalhadores que representam. Os professores não são abrangidos.

Eleições presidenciais: posição da CGTP
"Para a CGTP-IN, mais do que prometer, é preciso que o novo Presidente da República defenda, cumpra e faça cumprir a Constituição da República Portuguesa e o que ela consagra para a resolução dos problemas nacionais, na implementação de uma política que aumente a produção, assegure o pleno emprego e promova uma mais justa distribuição da riqueza, com a valorização do trabalho e a dignificação dos trabalhadores, criando condições para impedir a saída forçada para o estrangeiro, designadamente, dos quadros jovens mais qualificados."
É tempo de travar o aumento da idade da reforma e a redução do valor das pensões
O Ministro do Trabalho e da Segurança Social manifestou a intenção de criar novas regras que permitam minimizar os efeitos resultantes da antecipação das reformas aos trabalhadores com carreiras contributivas longas.
FENPROF entregou no ME propostas para alterar regime global de concursos
É tempo de remover do sistema outros problemas e de avançar com medidas que valorizem a profissão docente
Sobre a revisão do processo de recrutamento de educadores e professores, a Federação Nacional dos Professores elaborou um parecer que foi apresentado na passada sexta-feira (22/01/2016), nas instalações da "5 de Outubro", ao Ministério da Educação. Mário Nogueira, Secretário Geral, dirigiu a delegação sindical presente neste encontro (foto: J. Caria). No seu parecer sobre o projeto do ME de 15/01/2016, a FENPROF considera a proposta apresentada pela equipa ministerial "globalmente positiva, vendo nela um bom ponto de partida para o processo negocial que agora se inicia".
FENPROF entregou no ME parecer sobre revisão do processo de recrutamento de educadores e professores
Sobre o projeto que recebeu do ME, a FENPROF já divulgou uma primeira posição. A FENPROF elaborou um parecer que está a ser apresentado aos responsáveis ministeriais. A reunião ainda se mantém. Em breve, relato da reunião e resultados obtidos.
[atualizado, hoje, 18:15]

Sobre o projeto de revisão do regime legal de concursos de professores
É já do domínio público o projeto de revisão do regime legal de concursos de professores com o qual o ministério da Educação (ME) conta introduzir o que designa por “alterações urgentes ao atual instrumento de gestão dos recursos humanos docentes do sistema educativo”. Tendo a FENPROF recebido o referido projeto no final do dia 15 de janeiro, sexta-feira, procede aqui também à sua divulgação.
4 apelos, 4 preocupações, 4 atitudes em sintonia com a Constituição da República
Defesa e valorização da escola pública na ordem do dia!
![]() |
Vídeo da sessão, pela AR TV |
"Que o Governo não esbanje dinheiro público em contratos de associação com colégios privados sempre que existam escolas públicas para dar essa resposta".
O apelo foi deixado na tarde do passado dia 19 de janeiro, pela FENPROF, aos deputados da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, na Sala do Senado / JPO

FENPROF ouvida na Comissão Parlamentar de Educação e Ciência
Em nota emitida ontem, 18 de fevereiro, a FENPROF dava conta da importância desta reunião com a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência. Uma reunião que surge na sequência da entrega de duas novas petições em defesa da Escola Pública (região norte e Alentejo) e da apresentação por PCP e BE de dois projetos de resolução para que se proceda a um conjunto de medidas que ponham fim ao favorecimento de operadores privados e apoiem mais a Escola Pública. Inclui apontamentos do debate de hoje (19.01.2016). Peça em atualização
Melhorar as condições de vida!
A CGTP-IN reuniu no passado dia 14 de janeiro, o Plenário de Sindicatos, órgão mais importante entre Congressos. O encontro decorreu no Cinema S. Jorge, em Lisboa, e analisou e definiu as prioridades reivindicativas da CGTP-IN para os próximos tempos. Em foco esteve o XIII Congresso da Central, a realizar nos próximos dias 26 e 27 de fevereiro, e a posição Inter sobre as eleições presidenciais.

Eleições para a Presidência da República: posição da FENPROF
"A FENPROF não apoia qualquer candidato, mas toma posição sobre as presidenciais. Em primeiro lugar, exorta os professores a votarem nas primeira e segunda voltas; depois, apela a que estes votem em quem se opôs às políticas que tantas vítimas fizeram e a tanta destruição de bens públicos levaram."
FENPROF faz balanço positivo dos primeiros 50 dias da nova equipa do ME e projeta ação futura
A FENPROF divulgou em conferência de imprensa (foto JPO) realizada em Lisboa (15/01/2016), num intervalo da reunião de dois dias do seu Secretariado Nacional, uma "breve opinião" sobre os primeiros 50 dias de trabalho da nova equipa do Ministério da Educação. "Trata-se de um balanço positivo", registando-se um conjunto de decisões e medidas muito importantes tomadas pelo ME e pela maioria no parlamento, como sublinhou Mário Nogueira. "É como se o ME tivesse realizado obras de saneamento básico, aliás mais do que indispensáveis. A nova equipa ministerial limpou o entulho. Agora, há que partir para as medidas de fundo", observou o Secretário Geral da FENPROF./ JPO
Os incómodos dos mesmos de sempre...

Stresse na profissão docente é tema de conferência promovida pela FENPROF

Provedoria de Justiça defende integração dos 4.146 docentes vinculados a partir de 2013 no escalão correto da carreira
Corrigida esta grave entorse, como se impõe, a FENPROF proporá, então, a negociação da regularização das carreiras para todos os docentes (contagem do tempo de serviço, reposicionamento e descongelamento)
Reposição dos feriados
A CGTP-IN saúda a reposição dos quatro feriados retirados pelo anterior Governo PSD/CDS. Esta decisão só foi possível pela alteração da relação de forças na Assembleia da República e a efectivação dos compromissos eleitorais assumidos pelos partidos políticos, que hoje, têm a maioria de deputados.

Exame PET/Cambridge foi suspenso
A FENPROF não põe em causa a importância das línguas estrangeiras, em particular o Inglês, mas considera que os professores de Inglês que exercem a sua atividade nas escolas públicas, particulares e cooperativas do nosso país são o melhor certificado de garantia da qualidade das aprendizagens.

FENPROF saúda eliminação das provas finais (exames) de 4º e 6º anos
Para a FENPROF, a aferição deverá servir para, atempadamente, serem compreendidos problemas que, no devido tempo, deverão ser resolvidos. Nesse sentido, deverão as escolas ver criadas condições que permitam, entre a aferição e a conclusão do ciclo, tudo fazer para o desenvolvimento de estratégias de superação das dificuldades manifestadas pelos alunos, com vista à promoção do sucesso escolar.