
Nenhum professor passou para a requalificação porque governo e maioria parlamentar já não são os mesmos
Se Passos Coelho e Paulo Portas ainda governassem e a maioria parlamentar continuasse a ser PSD/CDS, no dia 1 de fevereiro de 2016, cinquenta e oito (58) docentes teriam passado para a mobilidade especial, a juntar aos que ali ainda se mantêm desde há um ano atrás. Mas como a maioria parlamentar hoje é diferente, a convergência de votos dos deputados de PS/BE/PCP/PEV/PAN extinguiu o sistema de requalificação.
Balanço da reunião entre FENPROF e ME (1/02/2016), com links para os documentos entregues / foto: J. Caria
FENPROF reúne com Secretários de Estado com propostas para resolver problemas, alguns de imediato, outros na sequência de negociações a iniciar
São muitas as questões que serão levadas a esta reunião, pelo que não é expetativa da FENPROF terminá-la com os problemas resolvidos e todas as dúvidas esclarecidas. Mas espera-se que seja possível, em relação a alguns aspetos, obter respostas, a outros obter esclarecimentos e a mais uns quantos obter compromissos de diálogo e negociação, com agendamento de reuniões específicas. Peça em atualização
FENPROF debate stresse na profissão docente com especialistas e deputados
- 2 de fevereiro (terça), 14h30-18h00, Lisboa, auditório do novo edifício da Assembleia da República
FENPROF reuniu com grupo parlamentar do PSD
A FENPROF reuniu na passada sexta-feira (29 de janeiro) com deputados do grupo parlamentar PSD, em São Bento (foto: J. Caria). A Federação apresentou, como já fez junto de todos os outros grupos parlamentares, propostas que visam superar alguns dos principais problemas que afetam a Educação. Mário Nogueira dirigiu a delegação sindical.
Greve de 29 de janeiro não abrange os professores
Duas organizações sindicais representativas de trabalhadores da Administração Pública – FNSTFPS e SEP – convocaram greve para 29 de janeiro, entregando pré-aviso que abrange os trabalhadores que representam. Os professores não são abrangidos.

Eleições presidenciais: posição da CGTP
"Para a CGTP-IN, mais do que prometer, é preciso que o novo Presidente da República defenda, cumpra e faça cumprir a Constituição da República Portuguesa e o que ela consagra para a resolução dos problemas nacionais, na implementação de uma política que aumente a produção, assegure o pleno emprego e promova uma mais justa distribuição da riqueza, com a valorização do trabalho e a dignificação dos trabalhadores, criando condições para impedir a saída forçada para o estrangeiro, designadamente, dos quadros jovens mais qualificados."
É tempo de travar o aumento da idade da reforma e a redução do valor das pensões
O Ministro do Trabalho e da Segurança Social manifestou a intenção de criar novas regras que permitam minimizar os efeitos resultantes da antecipação das reformas aos trabalhadores com carreiras contributivas longas.
FENPROF entregou no ME propostas para alterar regime global de concursos
É tempo de remover do sistema outros problemas e de avançar com medidas que valorizem a profissão docente
Sobre a revisão do processo de recrutamento de educadores e professores, a Federação Nacional dos Professores elaborou um parecer que foi apresentado na passada sexta-feira (22/01/2016), nas instalações da "5 de Outubro", ao Ministério da Educação. Mário Nogueira, Secretário Geral, dirigiu a delegação sindical presente neste encontro (foto: J. Caria). No seu parecer sobre o projeto do ME de 15/01/2016, a FENPROF considera a proposta apresentada pela equipa ministerial "globalmente positiva, vendo nela um bom ponto de partida para o processo negocial que agora se inicia".
FENPROF entregou no ME parecer sobre revisão do processo de recrutamento de educadores e professores
Sobre o projeto que recebeu do ME, a FENPROF já divulgou uma primeira posição. A FENPROF elaborou um parecer que está a ser apresentado aos responsáveis ministeriais. A reunião ainda se mantém. Em breve, relato da reunião e resultados obtidos.
[atualizado, hoje, 18:15]

Sobre o projeto de revisão do regime legal de concursos de professores
É já do domínio público o projeto de revisão do regime legal de concursos de professores com o qual o ministério da Educação (ME) conta introduzir o que designa por “alterações urgentes ao atual instrumento de gestão dos recursos humanos docentes do sistema educativo”. Tendo a FENPROF recebido o referido projeto no final do dia 15 de janeiro, sexta-feira, procede aqui também à sua divulgação.
4 apelos, 4 preocupações, 4 atitudes em sintonia com a Constituição da República
Defesa e valorização da escola pública na ordem do dia!
![]() |
Vídeo da sessão, pela AR TV |
"Que o Governo não esbanje dinheiro público em contratos de associação com colégios privados sempre que existam escolas públicas para dar essa resposta".
O apelo foi deixado na tarde do passado dia 19 de janeiro, pela FENPROF, aos deputados da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, na Sala do Senado / JPO

FENPROF ouvida na Comissão Parlamentar de Educação e Ciência
Em nota emitida ontem, 18 de fevereiro, a FENPROF dava conta da importância desta reunião com a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência. Uma reunião que surge na sequência da entrega de duas novas petições em defesa da Escola Pública (região norte e Alentejo) e da apresentação por PCP e BE de dois projetos de resolução para que se proceda a um conjunto de medidas que ponham fim ao favorecimento de operadores privados e apoiem mais a Escola Pública. Inclui apontamentos do debate de hoje (19.01.2016). Peça em atualização