
FENPROF reúne Secretariado Nacional para definir estratégia reivindicativa
Das eleições legislativas de 4 de outubro, resultou um quadro político mais favorável à resolução de problemas que a FENPROF, com os professores, tem vindo a combater. No novo parlamento, os partidos que governaram nos últimos quatro anos já não terão maioria absoluta, verificando-se o reforço de quem combateu as políticas que vinham sendo impostas. Neste Dia Mundial dos Professores, os docentes portugueses não poderiam deixar de manifestar a sua satisfação por se abrirem novas perspetivas face ao futuro.

FENPROF e SABSEG entregaram Prémio Urbano Tavares Rodrigues a Lídia Jorge
Lídia Jorge foi a vencedora do Prémio Urbano Tavares Rodrigues 2015, promovido em parceria pela FENPROF e pelo Grupo SABSEG. «Os Memoráveis», editado pela D. Quixote em 2014, mereceu a unanimidade do júri: “Este romance constitui uma assumida marca de cidadania ao trazer a Revolução de Abril de 1974 para as páginas de uma obra literária, cuja intensidade de linguagem e mestria narrativa conjugada por uma hábil técnica compositiva faz dela uma notável presença na literatura portuguesa contemporânea”. / A. Baldaia (foto F. Vicente).

5 de Outubro: Dia Mundial do(a)s Professore(a)s
Hoje, dia 5 de Outubro, comemora-se o Dia Mundial dos Professores. Desde 1994 que a UNESCO e a Internacional de Educação (IE) – organização sindical que a FENPROF integra desde a sua fundação e que representa mais de 30 milhões de profissionais de educação em todo o Mundo – chamam a atenção para a importância social da profissão docente e para a necessidade da sua dignificação, como condição essencial para a valorização da escola e da educação.

CGTP-IN: 45 anos de vida e luta
CGTP-IN exorta à continuação da luta, que "é necessário traduzir em voto para derrotar o Governo do PSD/CDS, pôr termo à política de direita que inferniza as nossas vidas e alterar a correlação de forças na Assembleia da República, de forma a assegurar uma política alternativa, de esquerda e soberana, comprometida com os valores e direitos de Abril."
RR3 confirma: confusão e atraso na colocação de professores só se resolverá com o fim das BCE
Foram colocados 1.318 professores. Os professores poderão apresentar-se até segunda, dia 28. Estes docentes poderão implicar em mais de 130.000 alunos que ainda não têm as aulas todas. As aulas iniciaram-se, já com o atraso decorrente do próprio calendário escolar, em 21 de setembro.
Atenção! Fase de permutas
O prazo para a formulação dos pedidos, a efetuar através de aplicação eletrónica da DGAE, decorrerá entre os dias 22 de setembro e 5 de outubro.
Nem o arranque tardio disfarça os problemas
Este ano, os responsáveis do MEC não irão pedir desculpa, mas irão sair, o que é mais importante
Em conferência de Imprensa (foto) realizada na passada segunda-feira, dia 21, no Porto (sede do SPN), a FENPROF fez o ponto de situação sobre as condições em que abre o novo ano letivo e reafirmou as exigências imediatas que apresentará ao poder político que sairá das eleições. Mário Nogueira salientou no diálogo com os profissionais da comunicação social que o arranque deste ano letivo é "o mais tardio dos 15 anos que já leva este século XXI".

Posição da CGTP-IN sobre a situação dos refugiados e imigrantes
A situação dos refugiados do Médio Oriente e da África exige uma rápida e determinada intervenção das instituições internacionais para evitar mais mortes e salvaguardar a dignidade humana de todos os que fogem à guerra, à fome e à miséria mais abjecta em busca de refúgio, da paz, da segurança e de trabalho na Europa.

"Os números da desigualdade em Portugal"
Esta quarta-feira, dia 16, é apresentado em Lisboa o livro "OS NÚMEROS DA DESIGUALDADE EM PORTUGAL", do investigador e economista Eugénio Rosa.

Dar força aos professores, por uma sociedade mais justa e sustentável
Este ano a FENPROF decidiu distribuir um postal com o cartaz da Internacional da Educação que, no verso, contém as 12 medidas de resolução imediata a apresentar aos grupos parlamentares e ao novo governo saídos das eleições de 4 de Outubro.
Conhece e divulga o postal (Edição FENPROF)
Cartaz da IE adaptado para Portugal (Edição FENPROF)