FENPROF colabora no ciclo de exposições bibliográficas temáticas do ISCTE
Com novo quadro político é possível desbloquear situações que afetam escola pública e professores
A defesa da escola pública, as condições de trabalho nas escolas (com destaque para os horários e a aposentação) e aspetos de ordem socio-profissional dos docentes são os três eixos fundamentais da intervenção da FENPROF no novo quadro político resultante das eleições de 4 de outubro passado. A síntese é de Mário Nogueira, na conferência de imprensa (foto J. Caria) que a Federação realizou em Lisboa (9/10/2015), após dois dias de reunião do seu Secretariado Nacional. O pedido de reuniões urgentes a todas as direções partidárias, a todos os grupos parlamentares e ao MEC, quando o futuro governo for empossado, é uma das ações aprovadas pelo Secretariado Nacional. Entretanto, arrancam em todas as escolas reuniões de debate, ausultação e mobilização. / JPO

É preciso defender a Segurança Social pública, universal e solidária
A Comissão Europeia, através do Comité de Protecção Social, publicou recentemente um Relatório sobre a adequação das pensões, o que significa conhecer em que medida o nível de vida dos reformados e pensionistas é suficiente, tendo-se particularmente em conta os rendimentos descontados e o rendimento médio dos outro grupos da população. Como sublinha a CGTP-IN, esta matéria tem sido quase negligenciada no debate público em Portugal, o que é particularmente chocante quando se conhecem os baixos níveis de pensões da larga maioria dos pensionistas e reformados.

O que o governo português terá esquecido de fornecer a quem elaborou o Relatório Eurydice...
“Teachers' and School Heads' Salaries and Allowances in Europe – 2014/15”
Como acontece sempre que são divulgados estudos comparados, no âmbito do Programa Eurydice, dos salários dos docentes que exercem a sua atividade nos diversos países europeus, aparentemente, os professores portugueses surgem no grupo dos mais bem pagos. Este ano, na sequência da divulgação do “Teachers’ and School Heads’ Salaries and Allowances in Europe – 2014/15”, uma vez mais isso acontece, com os títulos na comunicação social a afirmarem que os professores, em salário absoluto estão no meio da tabela, mas tendo como referência o PIB, se encontram no topo.FENPROF desmonta a manipulação...
Maioria dos trabalhadores e do povo votou contra a coligação PSD/CDS e a política de direita!
"A nova composição do Parlamento perspectiva maiores potencialidades para responder aos inúmeros problemas e desafios com que os trabalhadores e o povo estão confrontados e para a efectivação de uma política contra a exploração, as desigualdades e o empobrecimento".

FENPROF reúne Secretariado Nacional para definir estratégia reivindicativa
Das eleições legislativas de 4 de outubro, resultou um quadro político mais favorável à resolução de problemas que a FENPROF, com os professores, tem vindo a combater. No novo parlamento, os partidos que governaram nos últimos quatro anos já não terão maioria absoluta, verificando-se o reforço de quem combateu as políticas que vinham sendo impostas. Neste Dia Mundial dos Professores, os docentes portugueses não poderiam deixar de manifestar a sua satisfação por se abrirem novas perspetivas face ao futuro.

FENPROF e SABSEG entregaram Prémio Urbano Tavares Rodrigues a Lídia Jorge
Lídia Jorge foi a vencedora do Prémio Urbano Tavares Rodrigues 2015, promovido em parceria pela FENPROF e pelo Grupo SABSEG. «Os Memoráveis», editado pela D. Quixote em 2014, mereceu a unanimidade do júri: “Este romance constitui uma assumida marca de cidadania ao trazer a Revolução de Abril de 1974 para as páginas de uma obra literária, cuja intensidade de linguagem e mestria narrativa conjugada por uma hábil técnica compositiva faz dela uma notável presença na literatura portuguesa contemporânea”. / A. Baldaia (foto F. Vicente).

5 de Outubro: Dia Mundial do(a)s Professore(a)s
Hoje, dia 5 de Outubro, comemora-se o Dia Mundial dos Professores. Desde 1994 que a UNESCO e a Internacional de Educação (IE) – organização sindical que a FENPROF integra desde a sua fundação e que representa mais de 30 milhões de profissionais de educação em todo o Mundo – chamam a atenção para a importância social da profissão docente e para a necessidade da sua dignificação, como condição essencial para a valorização da escola e da educação.

CGTP-IN: 45 anos de vida e luta
CGTP-IN exorta à continuação da luta, que "é necessário traduzir em voto para derrotar o Governo do PSD/CDS, pôr termo à política de direita que inferniza as nossas vidas e alterar a correlação de forças na Assembleia da República, de forma a assegurar uma política alternativa, de esquerda e soberana, comprometida com os valores e direitos de Abril."
RR3 confirma: confusão e atraso na colocação de professores só se resolverá com o fim das BCE
Foram colocados 1.318 professores. Os professores poderão apresentar-se até segunda, dia 28. Estes docentes poderão implicar em mais de 130.000 alunos que ainda não têm as aulas todas. As aulas iniciaram-se, já com o atraso decorrente do próprio calendário escolar, em 21 de setembro.
Atenção! Fase de permutas
O prazo para a formulação dos pedidos, a efetuar através de aplicação eletrónica da DGAE, decorrerá entre os dias 22 de setembro e 5 de outubro.