Nacional
ABERTURA DO ANO LETIVO 2015/2016

Até hoje não há problemas… nem aulas!

15 de setembro, 2015

  • Conferência de Imprensa da FENPROF no Porto, no próximo dia 21 (segunda-feira)

Com eleições à porta, para disfarçar atrasos  e problemas que não resolveu, este ano, MEC institucionalizou o atraso, adiando-os por uma semana. Ou seja, o calendário escolar para 2015/2016 institucionalizou o atraso na abertura do ano letivo e, desta forma, o MEC tenta "abafar" problemas que ele mesmo tem criado ou agravado e que, ao longo da Legislatura, não quis ou não teve competência para resolver.

ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO: MEC continua a semear equívocos

Grave situação de asfixia financeira poderá levar ao despedimento de um quarto dos professores

14 de setembro, 2015

"Depois de um ano de sobressaltos - um autêntico sonho mau, com muita instabilidade e precariedade, com salários em atraso que, nalgumas situações, chegaram aos seis meses - parece que vem agora o pesadelo, com a ameaça do desemprego a pairar sobre centenas de professores do ensino artístico especializado, ao mesmo tempo que se corta a entrada a milhares de alunos ". O alerta foi deixado por Mário Nogueira na conferência de imprensa (foto Mário Farelo) realizada ao fim da tarde da passada quarta-feira, 16 de setembro, no polo da Sobreda (Solar dos Zagallos) da Academia de Música de Almada./ JPO

O Secretário de Estado, os "ajustamentos" e a fuga à verdade...

Escolas em grandes dificuldades 

7 586 alunos afastados do ensino artístico especializado!

Opinião: depoimento de Rui Nabais, docente da Academia de Música de Almada

Propostas da FENPROF

Horários e outras condições de trabalho

11 de setembro, 2015

É hoje consensual entre os docentes que um dos fatores que mais tem contribuído para o seu desgaste físico e psicológico é o agravamento das condições de trabalho, nomeadamente no que respeita aos horários de trabalho, ao elevado número de alunos por turma, ao elevado número de turmas e níveis por professor, particularmente no caso de disciplinas com uma carga horária mínima (1 ou 2 horas letivas por semana), e, sobretudo, ao permanente conflito entre o que é considerado atividade letiva e atividade não letiva.

5 de outubro 2015

Dia Mundial dos Professores

11 de setembro, 2015

"Dar força aos professores, por uma sociedade mais justa e sustentável", é o lema das comemorações deste ano do Dia Mundial do(a)s Professore(a)s - 5 de outubro 2015.

Postal

Há alternativa!

Política de direita em Portugal e na UE: responsável pelo aumento da pobreza e das desigualdades

10 de setembro, 2015

Tal como a CGTP-IN há muito denuncia, os recentes dados publicados num estudo da Oxfam, confirmam que a natureza da política imposta em Portugal e na U.E., tem como resultado o aumento exponencial da pobreza e das desigualdades, a par do enriquecimento de uma minoria. 

Eleições a 4 de outubro

Um ano letivo que queremos com vista para um futuro diferente

09 de setembro, 2015

"Este é um momento muito importante para quem sente, como quase todos os professores, que o caminho deverá ser outro. Daí que as eleições legislativas de 4 de outubro sejam, sem dúvida, o momento mais importante de todo esta fase de abertura do ano letivo: acontecerão apenas quinze dias depois de começarem as aulas e delas poderá resultar uma nova realidade política capaz de rasgar janelas para um futuro diferente. Este será, por certo, um forte desejo dos professores e educadores portugueses."


Ver aqui documento aprovado no Secretariado Nacional da FENPROF, 3 e 4 setembro 2015

"Crime social", alerta a Central

CGTP-IN contra o plafonamento e o congelamento das pensões de reforma

08 de setembro, 2015

A segurança social pública, universal e solidária tem futuro. A CGTP-IN está contra propostas de fixação de tectos contributivos que visam reduzir as receitas próprias da segurança social para encaminhar os beneficiários para os sistemas privados, incluindo o sector financeiro que tão desacreditado ficou nos últimos anos. Por isso rejeita que as contribuições dos trabalhadores sejam desviadas para o “jogo da roleta russa” e da especulação bolsista.   

Resolução aprovada pelo Conselho Nacional da CGTP-IN

Lutar e votar por um Portugal desenvolvido e soberano

02 de setembro, 2015

4 de Outubro: Dia Nacional de Luta!

"Levar a luta ao voto é expressar a condenação e penalização dos protagonistas das mentiras e falsas promessas sucessivamente repetidas, é dizer BASTA ao Governo PSD/CDS-PP e assumir a ruptura com a política de direita que está na origem das medidas de exploração dos trabalhadores, do empobrecimento do povo e do retrocesso económico e social do país."

Posição da CGTP-IN sobre a atual situação dos refugiados e imigrantes

02 de setembro, 2015

Verdadeira causa desta catástrofe humana é a politica neoliberal de apropriação dos recursos naturais

A CGTP-IN rejeita a construção de muros e as soluções securitárias da U.E. que expressam a sua desumanidade na resolução da presente situação, repudia a xenofobia e exige acções determinadas contra a violência que a extrema-direita utiliza contra os refugiados.

APÓS AS ELEIÇÕES DE 4 DE OUTUBRO

FENPROF apresentará aos partidos e ao novo governo proposta de 12 medidas de resolução imediata

02 de setembro, 2015

Na sua primeira reunião do novo ano escolar (3 e 4 de setembro 2015), o Secretariado Nacional da FENPROF analisou a a situação e os problemas que afetam a Educação e que persistem no início de mais um ano letivo. Problemas que foram aprofundados ou criados com a ação do governo PSD/CDS-PP. As conclusões da reunião do SN foram divulgadas em conferência de imprensa (foto) na tarde do passado dia 4, em Lisboa, com a presença de Mário Nogueira, Secretário Geral, e de outros dirigentes da Federação e dos seus Sindicatos (SPN, SPRC. SPGL, SPZS, SPM, SPRA e SPE).

JF Especial eleições, edição de setembro 2015

Ofício à DGAE (concursos e colocação de docentes)

Revista de imprensa

01 de setembro, 2015

Mobilidade por doença (vídeo)

01 de setembro, 2015

2015-2016

Ano escolar arranca mergulhado num mar de problemas criados ou agravados ao longo da legislatura

31 de agosto, 2015

Em conferência de imprensa, realizada no dia 1 de setembro junto à EB 2.3 Alice Gouveia, em Coimbra (foto Rui Brás), a FENPROF fez a sua apreciação sobre a abertura do ano escolar. Mário Nogueira chamou a atenção dos jornalistas para matérias como o desemprego docente, a municipalização e a privatização da educação, a grave situação das crianças e jovens com necessidades educativas especiais e a falta de pessoal auxiliar. No gradeamento da escola, foi exposto o mosaico dos problemas que foram criados ou agravados pelo atual governo e pela sua equipa para Educação, liderada por Nuno Crato. Neste arranque do novo ano letivo, cerca de trinta mil docentes, manter-se-ão ou ficarão desempregados. A FENPROF chama a atenção para os problemas existentes, esperando que o facto de se viver em pleno período pré-eleitoral leve os partidos e coligações que se candidatam às legislativas de 4 de outubro a assumirem compromissos claros em relação ao futuro.

28 de agosto 2015

Listas de colocação de professores refletem bem a dimensão do que foi, nos últimos anos, a destruição de lugares nas escolas

28 de agosto, 2015

  • Tendo em conta a primeira vaga de colocações do ano anterior, “horários-zero” sem colocação sofre aumento de 30%.
  • Cerca de 90% dos candidatos à contratação ficam no desemprego.

Foram divulgadas as listas de colocação de contratação inicial e mobilidade interna

28 de agosto, 2015

Foram publicitadas as listas de colocação de contratação inicial e mobilidade interna.

 A FENPROF disponibiliza os ficheiros de todos os grupos para descarregar.

“Privataria” na Educação atenta contra a Escola Pública

Colégios investigados pela justiça vão receber subsídios do Estado no valor de quatro milhões de euros

25 de agosto, 2015

Apesar de vários colégios privados do grupo GPS, dirigido por António Calvete, estarem sob investigação promovida pelo Ministério Público, o Estado português vai entregar-lhes mais de 4 milhões de euros de financiamento, em resultado do concurso para o efeito realizado no passado mês de julho. Uma formalidade, que resulta da alteração introduzida ao Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo, aprovada em 2013 pelo governo com o objetivo de facilitar o desvio de alunos para o setor privado e de garantir o financiamento público daquele setor, independentemente de, na área geográfica, existir resposta pública adequada