
Sobretaxa do IRS: a montanha pariu um rato...
O Governo anunciou a hipotética devolução de 140 milhões do total usurpado aos trabalhadores e pensionistas com a imposição da sobretaxa no IRS. Mais do que uma benesse, o que a medida evidência é a falta de sensibilidade social do Governo, que traduz a noção de justiça de Passos e Portas e a sua receita para combater as desigualdades, anunciando que se tudo “correr bem” irá devolver uma ínfima parte dos mais de 2,1 mil milhões euros retirados por via da sobretaxa de IRS nos últimos três anos.
O negrume da mão invisível de Adam Smith paira sobre as nossas cabeças
A FENPROF recebeu uma reflexão da professora Graciete Teixeira sobre assuntos de interesse premente, numa abordagem que reflete, exatamente, o que tem sido o posicionamento da FENPROF sobre estas matérias. Depois de termos obtido a autorização de publicação decidimos disponibilizar o texto que agora partilhamos.

É preciso acabar com a política geradora de desigualdades e empobrecimento
As desigualdades sociais atingem hoje patamares sem precedentes na história da democracia portuguesa. Os lucros do capital consomem uma parte cada vez maior da riqueza produzida, ao mesmo tempo que os trabalhadores vêem cair os seus rendimentos, e muitos deles, trabalhando, são empurrados para a pobreza. Na raiz das crescentes divergências entre os mais ricos e a restante população está a politica de direita e a governação do PSD-CDS nos últimos 4 anos.
Tapar défice com ADSE "é um escândalo"
Reportagem video com declarações de Ana Avoila sobre este "imposto" que mais parece um seguro de doença, mas que deveria ser apenas uma contribuição para garantir a sustentabilidade do sistema. O que se passa é que os lucros da ADSE são retirados do bolso dos trabalhadores.

Dia Mandela - Mandela Day 2015
O Dia Internacional Nelson Mandela foi lançado pela ONU, por decisão unânime da sua Assembleia Geral, em 2009
Atualizado em 17/07/2015, 16h45
Sobre a mobilidade por doença
Alguns professores – quer dos quadros de zona pedagógica, quer futuros candidatos à mobilidade interna – têm levantado dúvidas acerca do elevado número de colegas que foram colocados no âmbito da Mobilidade por Doença, colocando em causa a situação clínica invocada nos respetivos pedidos.
IAVE desmentiu o que foi afirmado pela FENPROF, mas os factos desmentem o que foi afirmado pelo presidente do IAVE
Atualizado a 15/07/2015, 19h40

Os resultados dos exames não podem ser tratados de forma ligeira
A FENPROF considera que transformar as escolas, no 3º período letivo, em “centros de estágio de alto rendimento” é prejudicial para os alunos, para as suas aprendizagens, interfere na estratégia de trabalho dos docentes e distorce a imagem da escola.
FENPROF garante que a luta pela qualidade da Educação e pela Escola Pública vai continuar
“Temos eleições e é preciso alterar profundamente o curso da Educação, no sentido de defender uma Escola Pública de Qualidade, Democrática e Inclusiva. É preciso alterar a política em curso e em nossa opinião há uma condição que, podendo não ser suficiente, é absolutamente necessária: mudar de governo”
Prémio Urbano Tavares Rodrigues (2015)
O Prémio Urbano Tavares Rodrigues, designação atribuída, pela segunda vez, este ano (a primeira ocorreu em 2013), tem data limite para a entrega das obras o dia 27 de julho, em qualquer sede dos sindicatos da FENPROF ou na própria Federação.

Afinal, governo vai pagar à Cambridge! Só não se sabe quanto e porquê…
Apesar de ter garantido que não haveria qualquer despesa acrescida com o PET, MEC/IAVE vem agora dizer que, afinal, o erário público vai suportar despesa que não revela.
Maria Barroso
A Federação Nacional dos Professores manifesta o seu pesar pelo falecimento de Maria Barroso, personalidade da cultura, combatente contra o regime fascista, pela Liberdade e pela Democracia.
Ensino Superior: FENPROF apresenta propostas
Em conferência de imprensa realizada no dia 6 de julho/2015, em Lisboa (foto JPO), a FENPROF salientou que "devem ser tomadas medidas efetivas no sentido da evolução gradual, mas determinada, para um sistema de Ensino Superior Público unitário, integrado e diversificado, com a participação da comunidade académica e em particular dos docentes, no respeito pela autonomia das instituições". / JPO
Documento divulgado à comunicação social | Versão PDF
Apostar nos professores! | Revista de imprensa (atualizado a 7/07/2015, 11h55)