
Tempos difíceis, também para os docentes, num País mal frequentado e “à experiência”
Declaração aprovada nas ações de Coimbra, Évora e Faro: firmes na luta por um Portugal com futuro!
Coimbra:
Homenagem a Rómulo de Carvalho
Outras localidades:
Vídeo da ação em Braga
professores no arranque da Marcha contra o Desemprego
Os professores merecem carinho, reconhecimento e confiança
"Percebe-se, agora que chegou ao poder, o que pretendia afirmar Nuno Crato quando dizia que iria implodir o Ministério da Educação: em português de poder significa demolir a Escola Pública!" São palavras de Mário Nogueira na intervenção de encerramento da sessão do Dia Mundial dos Professores, realizada na manhã de 5 de outubro, no auditório da Escola Secundária de Camões, em Lisboa (fotos: J. Caria). / JPO
Os trabalhos de Ana Luisa Amaral, vencedora do Prémio Literário
Imagens da iniciativa de Lisboa


Política de austeridade conduz a descalabro orçamental e a um défice na Segurança Social
Os dados recentemente divulgados pelo INE (Contas Nacionais do 2º trimestre por sector institucional) mostram o impacto da crise no país e revelam o descalabro das contas públicas. Salienta-se neste quadro: a perda das remunerações de 2,3% (6,7% na Administração Pública) em resultado da baixa salarial e da redução do emprego remunerado; a quebra do rendimento disponível; o défice público de 6,8% no primeiro semestre.

FENPROF exige correção de erros e arbitrariedades inadmissíveis na contratação de docentes!
A FENPROF estará, esta terça-feira, 2/10/2012, em reunião na DGAE, a partir das 10 horas. Os problemas são muitos e, entre eles, destaca-se uma matéria já denunciada no passado, mas que se arrasta sem que o MEC mostre capacidade e vontade de resolver o problema: os erros e arbitrariedades que são causa de graves injustiças na contratação de docentes, através da chamada “oferta de escola”. Algo que, em tempo de liquidação maciça e deliberada do emprego docente, suscita ainda maior e justa indignação por parte de muitos candidatos a um contrato.

1 de outubro, Dia Nacional de Luta
No seu 42º aniversário, 1 de outubro, a CGTP-IN realiza um Dia Nacional de Luta, numa acção descentralizada de iniciativas e lutas reivindicativas nos locais de trabalho, em articulação com iniciativas para o reforço da sindicalização e da organização sindical de base e dando expressão de rua ao objetivo “Acabar com a Política de Direita. Pelos Salários, Emprego e Direitos”.
Conselho Nacional reúne a 3 de outubro para discutir a elevação e ampliação da luta

ANESPO impede, uma vez mais, a continuação da negociação de um CCT
A pedido da FENPROF teve lugar (28/09/2012) uma reunião com representantes da ANESPO (Associação Nacional de Escolas Profissionais), com vista ao prosseguimento das negociações para a celebração de um CCT para os trabalhadores das escolas profissionais. Contudo, a ANESPO comunicou não estarem, neste momento, reunidas as condições para tal, justificando esta sua posição com a constituição de uma Confederação de Educação e Formação, com a AEEP, no âmbito da qual, alegadamente, irão decorrer as futuras negociações. A FENPROF considera esta situação insustentável para os trabalhadores deste setor,