Proposta do Ministério não respeita princípios legais
A FENPROF defende que os professores que lecionam no ensino público não deverão ser, nem beneficiados, nem penalizados em relação ao que acontece no setor privado e, por essa razão, a alteração do contrato a termo para contrato por tempo indeterminado (vinculação) deverá respeitar as normas estabelecidas no Código de Trabalho, aliás, reiteradas em diretiva comunitária que, contudo, o Governo português teima em não acatar.
Orçamento para a Educação em 2013 leva a FENPROF a tomar diversas iniciativas junto da Assembleia da República

Parceiros educativos entregam Petição na A.R.
Professores, pais e encarregados de educação, trabalhadores não docentes das escolas e inspetores de educação promoveram a Petição “Orçamento para a Educação não suporta mais cortes” que, em apenas uma semana, ultrapassou as 4.000 assinaturas necessárias para entrega na Assembleia da República e posterior discussão em Plenário.
Declaração da CGTP-IN sobre a atribuição do Prémio Nobel da Paz à União Europeia
INATEL na mira do governo

Sindicatos da FENPROF avançam com reuniões e plenários com os professores
TEMAS PRINCIPAIS DESTA AÇÃO CENTRADA NAS ESCOLAS
- A atual situação do país, da escola pública e dos professores
- Propostas para dar resposta aos problemas
- Mobilização para a Greve Geral e noutras lutas
O Secretário Geral da FENPROF estará, esta terça-feira, dia 30, às17h00 horas, no Plenário Distrital de Professores e Educadores, em Coimbra (Auditório da Reitoria da Universidade)

Um grande cidadão e um enorme Homem das letras
Um grande cidadão e um enorme Homem das letras. A sua reflexão e o seu pensamento traduziram sempre uma tremenda lucidez e uma perfeita coerência com uma vida, a que não podem ser alheios princípios de justiça social, de solidariedade e de partilha.

Professores na manifestação nacional de 31 de outubro
A Greve Geral do próximo dia 14 de novembro (em plena discussão na especialidade do OE) será um momento muito forte de luta. Antes, porém, em 31 de outubro (dia em que se vota o OE na generalidade), os trabalhadores da Administração Pública concentrar-se-ão em Lisboa (Marquês de Pombal, 15h30) e desfilarão até à Assembleia da República, onde se realizará a votação. Os Professores, Educadores e Investigadores marcarão a sua presença nesta justa luta por um Portugal com futuro!

Solidariedade com a luta dos jornalistas e dos outros trabalhadores do setor

FENPROF apela aos professores que escrevam aos grupos parlamentares e aos deputados da Educação
Ver aqui links de acesso aos e-mails da Comissão Parlamentar de Educação, dos deputados dessa comissão e dos grupos parlamentares Os professores pretendem protestar, propor, apresentar situações concretas… e os seus destinatários preferenciais são, precisamente, os que neste momento decidem o futuro próximo do país, discutindo e votando esta proposta de OE 2013. Ou seja, os partidos políticos com assento parlamentar e os deputados que integram a Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República.
|