A Inter-Reformados foi criada em 10 de Novembro de 1990. Há mais de 22 anos que o nosso movimento sindical começou a organizar os reformados em comissões a partir dos sindicatos nos quais estavam filiados e que, após terem passado à situação de reforma, se desligavam destes.
De forma séria, solidária e sem paternalismos, os Sindicatos entenderam que os trabalhadores reformados deveriam ter a sua organização para continuar a luta pela defesa dos seus direitos e das suas justas reivindicações. Assim nasceu a Inter-Reformados, respondendo à vontade de muitos que “reformados” do trabalho, não estavam nem queriam estar reformados da luta”.
Em Portugal, nos últimos 40 anos, a população com mais de 65 anos mais que duplicou, representando actualmente cerca de 17% do total da população.
A Inter-Reformados tem exercido a sua actividade em defesa de todos os trabalhadores reformados e aposentados, promovendo manifestações e debates públicos, envidando diligências junto dos vários órgãos de soberania, bem como petições a nível nacional, regional e local e de apoio às iniciativas da CGTP-IN, em defesa dos direitos e garantias dos reformados e da população em geral.
Sentimos talvez dum modo muito próprio, o momento que hoje vivemos, que é de grande retrocesso social e laboral. Sucessivos governos de direita governaram contra os trabalhadores e o Povo, em geral. Entendemos que este governo do PSD/CDS quer ajustar contas com o 25 de Abril de 1974, prosseguindo uma política subordinada aos interesses dos grandes capitalistas do setor financeiro, nacionais e estrangeiros. Os reformados/Aposentados estão a ser vítimas desta política de ataque aos seus mais elementares direitos, nomeadamente o direito a envelhecer com dignidade.
Direcção Nacional da IR