Carreira Docente
18h30, 2/03/2012

Concursos: FENPROF recebe novo projeto do MEC

02 de março, 2012

conferência de imprensa

Atenção! Os concursos são decisivos para a vida dos professores!

01 de março, 2012

FENPROF recusa que se transformem em jogo de "azar e sorte"

"A FENPROF decidiu realizar esta conferência de imprensa (2/3/2012) sobre a revisão do atual regime de concursos por estar muito preocupada com o que, em primeiro lugar, o projeto do MEC representa e, depois, as suas consequências para os professores e educadores." 

Parecer da FENPROF entregue no dia 1/3/2012

Imagens da conferência de imprensa (fotos de Paulo Machado / SPGL)

regime de concursos

FENPROF levou ao MEC o seu desacordo

27 de fevereiro, 2012

Projeto do MEC, a não ser alterado, será fator de mais desemprego, mais precariedade e maior instabilidade. Não é disso que a educação necessita!

Teve início (27/02/2012) o processo negocial de revisão do atual regime de concurso que prosseguirá na próxima segunda-feira, às 14.30 horas. Ao longo desta semana, a FENPROF fará chegar ao MEC um parecer sobre o projeto que está em negociação, tornando-se isso possível agora que foram esclarecidos todos os pontos que levantavam dúvidas.

Posição e propostas da FENPROF

24/25 FEVEREIRO 2012

Intervenção de Arménio Carlos secretário geral da CGTP

25 de fevereiro, 2012

24/25 fevereiro 2012

Vídeo da intervenção de Mário Nogueira

25 de fevereiro, 2012

REVISÃO DO REGIME DE CONCURSOS

FENPROF reúne no MEC

25 de fevereiro, 2012

Moção

25 de fevereiro, 2012

Vamos à luta!

24 de fevereiro, 2012

Imagens: 24/25 fevereiro 2012

24 de fevereiro, 2012

Vídeos - 24/25 fevereiro 2012

24 de fevereiro, 2012

FENPROF divulga

Minuta para professores requererem pagamento de "compensação por caducidade"

16 de fevereiro, 2012

Bastavam 5, mas são já 8 as sentenças que obrigam o MEC a pagar aos professores a compensação por caducidade dos contratos de trabalho. Faz valer o teu direito!

Minuta

5188 assinaturas recolhidas

Petição pela Alteração ao Estatuto do Bolseiro de Investigação

16 de fevereiro, 2012

“24 HORAS CONTRA A PRECARIEDADE E O DESEMPREGO”

Vigília à porta do MEC exigiu políticas que promovam o emprego e a estabilidade laboral e social na educação

16 de fevereiro, 2012

Terminou a vigília organizada pela FENPROF na Av. 5 de Outubro, frente ao Ministério da Educação e Ciência (MEC). Estiveram representadas, entre outras, organizações como a CGTP-IN, os Precários Inflexíveis, a Associação de Professores de EVT, a Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSFP), o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), a Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) e o Sindicato dos Inspetores de Educação e Ensino, além de deputados do PEV, BE e PCP. / JPO 

Vamos à luta! / Breve reportagem

Intervenção do Secretário Geral da FENPROF

Vídeo da intervenção de Mário Nogueira

Intervenção do Secretário Geral da CGTP-IN

Moção

imagens (Paulo Machado/SPGL e J. Caria)

vídeos

oferta de escola

Plataforma SIGRE – Contratação de Escola

19 de janeiro, 2012

Sobre os constrangimentos e anomalias registadas com a nova aplicação informática disponibilizada para as CONTRATAÇÕES DE ESCOLA

Vinculação dos professores

Uma Resolução (da Assembleia da República) a gozar com o problema...

17 de janeiro, 2012

Aos professores que cessam o contrato e não obtêm colocação

01 de setembro, 2011

Tens direito a receber uma compensação por caducidade do contrato, por força dos disposto no nº3 do artigo 252º do Regulamento do Contrato de Trabalho em Funções Públicas (Lei 59/2008 de de 11/9). Completa o requerimento a entregar na escola / agrupamento onde cessaste contrato (o requerimento está no interior do Guia de Sobrevivência dos Professores Contratados - Ed. FENPROF). Se a resposta for negativa, dirige-te ao teu Sindicato.

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE

MEC clarifica algumas posições, mas mantém um dos mecanismos que os professores mais contestam: as quotas!

27 de agosto, 2011

O MEC apresentou esta segunda-feira, dia 29, uma nova versão do seu projeto de regime de avaliação do desempenho docente que mereceu, da FENPROF, uma primeira apreciação.A Federação considera que o projeto apresentado pelo MEC apresenta alguma simplificação burocrática relativamente ao modelo em vigor e, sobre o mesmo, apresentou uma primeira posição que será complementada na próxima sexta feira, após a realização da reunião do seu Secretariado Nacional. Um dos aspetos que mais dúvidas levantou junto dos professores foi a forma de operacionalizar a designada “avaliação externa”. Neste domínio, o MEC parece não ter ainda respostas sobre como pretende concretizar esse procedimento remetendo para momento posterior a sua regulamentação.

DESTAQUE

FENPROF no MEC: reunião inconclusiva que confrontou o Ministério com o seu próprio projeto

23 de agosto, 2011

FENPROF aguarda respostas às dúvidas que colocou

A FENPROF tentou (23/08) conhecer melhor as ideias do MEC para um novo regime de avaliação do desempenho, mas tal não aconteceu. Alegando tratar-se de uma proposta aberta, que deveria ser preenchida a partir das propostas sindicais, o Ministério da Educação e Ciência acabou por não responder a muitas questões que lhe foram colocadas e que seriam essenciais para que se conhecesse melhor o seu projeto e, sobre ele, fosse possível formular uma opinião fundamentada e apresentar contrapropostas.Entretanto, e a propósito de outras matérias – emprego, vinculação, horários-zero e resolução de problemas de carreira que se arrastam há algum tempo – a FENPROF reúne, de novo, no MEC (na Avenida 5 de Outubro), esta quarta-feira, dia 24 de agosto, pelas 11 horas.

Avaliação de Desempenho Docente em destaque

Projeto de avaliação apresentado pelo MEC: primeira reação da FENPROF

23 de agosto, 2011

A FENPROF entregou esta terça-feira, 23 de Agosto, no Ministério da Educação e Ciência, um documento contendo a sua primeira reação face ao projeto de diploma legal apresentado pelo MEC para estabelecer um novo regime de avaliação.Neste documento, a FENPROF questiona o Ministério da Educação sobre diversos aspetos do seu projeto. É um projeto que, para a FENPROF, não rompe com o atual modelo de avaliação, apenas aprova um novo regime que, em alguns aspetos não parece exequível. Contudo, o texto apresentado pelo Ministério deixa inúmeras dúvidas que, antes de qualquer parecer ou contraproposta carecem de esclarecimento. É isso que a FENPROF pretende saber, urgentemente, para, na reunião que se realizará na próxima semana, a discussão a ter lugar já se desenvolva com todos os elementos em cima da mesa.
Do ponto de vista de político, a FENPROF fez saber ao MEC que: 1. Não está disponível, neste momento, para qualquer revisão do ECD, exceto nos aspetos que, eventualmente, venham a resultar das alterações a introduzir no regime de avaliação; 2. Um eventual acordo a propósito da avaliação de desempenho docente deverá ser de caráter geral e incluir matérias sobre: Estabilidade profissional e de emprego, Proteção na doença e Carreira docente, nomeadamente o desbloqueamento das progressões na carreira.

PROJECTO DO MEC SOBRE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO

Sujeição às regras do SIADAP impede ruptura efectiva

13 de agosto, 2011

Documento do MEC

Sem prejuízo de uma discussão aprofundada sobre o projecto ministerial de novo modelo de avaliação e da elaboração de um parecer a entregar no dia 23 de Agosto, no MEC, no âmbito da reunião negocial convocada para as 10 horas desse dia, a FENPROF não pode deixar de tecer, desde já, alguns comentários...Por exemplo: a sujeição do regime proposto às regras gerais do SIADAP (Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública) impede este projecto de se libertar de diversos procedimentos do modelo actual, limitando-se a alterar algumas das suas designações. Exemplos: as quotas surgem como percentis a ter em conta na atribuição de Excelente ou Muito Bom e os objectivos individuais passam a chamar-se Projecto do docente, ainda que mantendo o carácter facultativo já actualmente existente

FENPROF envia ao MEC contra-proposta de princípios gerais sobre avaliação de desempenho docente

05 de agosto, 2011

A FENPROF enviou ao MEC esta sexta-feira, 5 de Agosto, os seus princípios gerais para a aprovação de um modelo de avaliação de desempenho docente que seja efectivamente novo.São, como destaca uma nota de imprensa da federação, "princípios essenciais a respeitar na construção de um modelo de avaliação que seja, efectivamente, novo e rompa definitivamente com a matriz que ainda vigora". "Espera-se, dia 12, que o MEC dê a conhecer uma proposta que traduza um corte com o modelo vigente desde 2007. Trata-se de um modelo reconhecidamente negativo a ponto de ter levado, e bem, o maior partido do actual governo a considerá-lo monstruoso e kafkiano", lembra a FENPROF.

Manifestação de Preferências

Contratação e DCE de 4 a 10 de Agosto

04 de agosto, 2011

O site da DGRHE anunciou a abertura da fase de manifestação de preferências para Destacamento por Condições Específicas e Contratação. Trata-se de uma antecipação já que os candidatos à contratação esperavam que esta fase decorresse de 9 a 16 do corrente mês.Não deixando de manifestar desde já preocupação por este “encavalitar” em cima do concurso para DACL em que ainda persistem, problemas, designadamente no acesso à aplicação do concurso, apela-se a todos os docentes que façam circular rapidamente esta informação sob pena de muitos não se aperceberem desta situação. Assim, avisam-se todos os docentes envolvidos nestas duas fases de concurso que a manifestação de preferências para DCE e Contratação decorrerá entre 4 e 10 de Agosto. Entretanto, a 4 de Agosto, a DGRHE informava "todos os docentes opositores a Destacamento por Ausência da Componente Lectiva (DACL) que a candidatura (candidatura e manifestação de preferências) a esse destacamento, estará disponível até às 18.00 horas de Portugal Continental, do próximo dia 8 de Agosto de 2011".

Site da DGRHE