
Intervenção de abertura
A Conferência já se iniciou no passado mês de outubro quando começou o processo de auscultação aos professores do 1º Ciclo sobre os temas que consideravam mais importantes para a escola e para o exercício da profissão.Recolhemos mais de 1.600 questionários em reuniões e iniciativas diversas. O resultado desse processo de auscultação está espelhado na introdução do projeto de resolução.Foi com base nessa auscultação que o Secretariado Nacional da FENPROF escolheu os temas em debate nesta 4ª Conferência.

“Quando o trabalho de equipa funciona melhor, o centro educativo funciona também melhor”
Professor, membro da Confederação Intersindical Galega/CIG – Ensino, Xesús Bermello explicou aos delegados “como funcionam as escolas de educação primária”, dando particular destaque à dinâmica das equipas educativas – “fundamental” no dia-a-dia das escolas galegas, uma experiência que o auditório acompanhou com especial interesse. / JPO Foto: P. Machado

Levantamento realizado pela FENPROF confirma: educação inclusiva está a sofrer forte retrocesso!
FENPROF, CNOD e APD apresentam situação junto da UNESCO, OIT e IE
A Educação Inclusiva deve ser uma realidade nas escolas e na sociedade portuguesa e não, como quer o governo português fazer acreditar à comunidade educativa e à opinião pública, uma utopia jamais alcançável. Esta foi uma das mensagens em destaque na conferência de imprensa conjunta (foto) realizada na tarde da passada terça-feira, 25 de março, em Lisboa, por iniciativa da FENPROF, CNOD e APD. / JPO
Documento PDF divulgado aos jornalistas (inclui levantamento/quadros)
Deficiência e Educação: três iniciativas de grande significado já no próximo mês de maio / JPO

FENPROF reúne com a ACT
Uma delegação da FENPROF reuniu (21/03/2014) em Lisboa com a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), tendo como objetivo analisar os os abusos verificados em muitos colégios privados, nomeadamente em relação a horários de trabalho, remunerações e despedimentos. / Foto: J. Caria

As mentiras do FMI e o roubo descarado no IRS aos trabalhadores portugueses
O FMI apresentou recentemente um estudo, muito divulgado nos media portugueses, em que concluía que, em Portugal, os ricos estavam a ser mais "atingidos" pela politica de austeridade do que as classes de baixos rendimentos, já que os ricos tinham sofrido um corte de 10% nos seus rendimentos disponíveis, enquanto o corte nos dos pobres tinha sido apenas "metade"... Ver estudo de Eugénio Rosa

Um novo rumo para a Ciência, urgência nacional
A grave situação a que as políticas governamentais conduziram o setor da ciência e da investigação científica, a par de sugestões e propostas alternativas apontadas a uma dinâmica de estímulo e apoio aos investigadores, estiveram no centro do debate que decorreu na passada terça-feira (18/03), no Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, por iniciativa da FENPROF, através do seu Departamento de Ensino Superior e Investigação. / JPO. Peça atualizada a 19/03
Imagens (J. Caria e P. Machado)
Gravação integral da iniciativa (a sua edição por intervenientes estará brevemente online) NOVO
1ª sessão - (00h13m30s) : investigadores Ana Nunes de Almeida, Carlos Henggeler Antunes, Carlos Mota Soares e José Emílio Ribeiro; 2ª sessão -(02h51m00s): representantes dos Grupos Parlamentares que aceitaram o convite - PS, PCP, BE
Próxima reunião negocial nesta quinta-feira, dia 20
A FENPROF recebeu, após envio de parecer ao MEC (Parecer da FENPROF) sobre uma primeira versão ao DL 132/2012, uma 2.ª proposta de diploma cujas alterações são assinaladas a negrito e que aqui divulgamos. A leitura desta proposta deve ser conjugada com a da que consta em Proposta do MEC de alteração ao Dec.-Lei 132/2012 (1.ª versão)
Falar português é vantagem no Luxemburgo e não "fator de discriminação"
Deputado PS acusa Governo de discriminar professores de Português no estrangeiro
O deputado socialista Paulo Pisco acusou o Governo de discriminar os professores do Ensino de Português no Estrangeiro (EPE), impedindo-os de aceder à carreira em Portugal./ Lusa, 1/03/2014
Agenda negocial
MARÇO
- A 17 e 20 terão lugar novas reuniões negociais no âmbito do presente processo; depois se decidirá da necessidade, ou não, de realização de outras reuniões.
15 princípios defendidos pela FENPROF
Ingresso e transferência de quadros, mobilidade e vinculação

Concurso extraordinário não resolve os problemas da vinculação e da estabilidade do corpo docente
Um concurso extraordinário para entrada em quadro não resolve os acumulados problemas de precariedade, nem estabiliza o corpo docente das escolas. A via adequada aplicar a Diretiva 1999/70/CE no nosso pais.
Última versão do projeto de decreto-lei sobre o concurso extraordinário