
Preparação da Marcha Nacional pela Educação está em marcha!
Dia 25 de Março, esta sexta-feira, às 17 horas, as organizações promotoras da Marcha Nacional pela Educação promovem uma conferência de Imprensa, em Lisboa (Hotel Marquês de Sá, na Av. Miguel Bombarda) para divulgação de um conjunto de informações muito importantes sobre as iniciativas em que estão co-envolvidas, designadamente a organização da Marcha, bem como outras em torno do Manifesto “Investir na Educação, Defender a Escola Pública” que está a merecer uma ampla adesão de subscritores, tanto individuais, como institucionais.
Trabalhadores portugueses dizem não ao retrocesso social e económico e exigem mudança de políticas
CGTP-IN enviou ao movimento sindical internacional uma nota informativa, abaixo transcrita, sobre a manifestação realizada no passado dia 19 de Março, em Lisboa.
"As pessoas já não se deixam ir no conto do vigário e é também por isso que temos aí a Marcha Nacional de 2 de Abril"
Ciclo de Iniciativas de denúncia e protesto - Dia 1 (vídeo)

CGTP-IN condena agressão à Líbia
A Central associa-se à Concentração contra a agressão à Líbia, convocada pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), e apela ao movimento sindical e aos trabalhadores, para que se concentrem, frente à Embaixada dos EUA, em Lisboa (Avenida das Forças Armadas, junto a Sete Rios), dia 23 de Março, quarta-feira, pelas 18H00.

Humor e criatividade ao serviço da luta e do protesto
O humor e a criatividade estiveram, nesta terça-feira, 22 de Março, ao serviço da luta dos professores na primeira de quatro acções da FENPROF, à porta do ME. Trata-se de um ciclo de iniciativas de denúncia e protesto contra a política educativa do actual Governo que não só desvaloriza a situação sócio-profissional dos docentes e as condições em que exercem a profissão, como gera constrangimentos crescentes à capacidade de organização e funcionamento das escolas, numa política que tem como pano de fundo o ataque à escola pública./ JPO

Ciclo de Iniciativas de denúncia e protesto - Dia 1 (imagens)
Uma grande Marcha pela Educação fará toda a diferença!
PUGNAR PELA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO E DEFENDER A ESCOLA PÚBLICA É CAUSA QUE UNE VOZES DA COMUNIDADE EDUCATIVA

No que é essencial, a história repete-se
A FENPROF não desistiu do concurso e, por esse motivo, promoveu uma Petição em defesa da sua realização, pois este é absolutamente indispensável para promover a estabilidade do corpo docente das escolas e respeitar e estabilizar os profissionais e a função docente. Petição que foi discutida e deu origem a três projectos de lei de PCP e BE, inviabilizados por PS, PSD e CDS/PP. Divulgamos os resultados das votações.



Instruções do Instituto Camões para a previsão da rede horária 2011/2012
Tendo contactado a Secretaria de Estado das Comunidades, bem como o Instituto Camões, na pessoa do seu Vice-Presidente, para resolução do problema surgido com o pedido de previsão e elaboração dos horários para o ano letivo 2011/2012, o que seria extremamente prejudicial para todos os professores a trabalhar no EPE, procurou o SPE, em articulação com a FENPROF, encontrar uma solução para o problema gravíssimo em perspetiva.

Instruções do Instituto Camões para a previsão da rede horária 2011/2012
Tendo contactado a Secretaria de Estado das Comunidades, bem como o Instituto Camões, na pessoa do seu Vice-Presidente, para resolução do problema surgido com o pedido de previsão e elaboração dos horários para o ano letivo 2011/2012, o que seria extremamente prejudicial para todos os professores a trabalhar no EPE, procurou o SPE, em articulação com a FENPROF, encontrar uma solução para o problema gravíssimo em perspetiva.

A grave crise da Educação em Portugal: FENPROF denuncia quatro dimensões do problema
Integrado no plano de acções aprovado pelo Secretariado Nacional da FENPROF, decorre entre 22 e 31 de Março, junto ao Ministério da Educação, na Av. 5 de Outubro, em Lisboa, um ciclo de iniciativas de denúncia e protesto contra a política educativa do actual governo que, não só desvaloriza a situação sócio-profissional dos docentes e as condições em que exercem a profissão, como gera constrangimentos crescentes à capacidade de organização e funcionamento das escolas