Todas as notícias
campanha avança a norte

Depois do Minho, caravana em defesa da escola pública circula em Trás-os-Montes

16 de maio, 2013

A chuva apareceu mas não impediu a divulgação da mensagem central da Campanha em Defesa da Escola Pública. Braga (manhã / foto de Júlia Vale) e Guimarães (tarde) receberam esta quinta-feira, 16 de maio, a caravana da Federação Nacional dos Professores que até 6 de junho leva a todo o país um dinâmico apelo cívico a favor da escola pública, democrática, de qualidade, universal e inclusiva, função social consignada na Constituição, Lei Fundamental do país. Na sexta-feira, a caravana chega a Trás-os-Montes (Bragança e Mirandela).

Depois de Viana do Castelo e Valença, caravana chega, esta quinta-feira, a Braga e Guimarães

Campanha em defesa da escola pública recolhe múltiplos apoios no Minho

15 de maio, 2013

Viana do Castelo (foto) e Valença foram os pontos de passagem da caravana em defesa da escola pública, neste segundo dia (15/05/2013) da campanha lançada pela FENPROF, e que decorrerá até 6 de junho, terminando em Lisboa. Amanhã (16/05), o destino será Braga e Guimarães. Os contactos com as populações marcaram esta etapa no Minho, com muitos cidadãos a assinarem o postal e a acompanharem os vídeos e a exposição que integram a caravana. / JPO. Foto: Henrique Borges

Campanha nacional em defesa da Escola Pública começou no Porto e avança para Viana do Castelo

14 de maio, 2013

O arranque da iniciativa, que terminará em Lisboa no dia 6 de junho, foi marcado pela intervenção do Secretário Geral da FENPROF, que se referiu à situação que se vive atualmente no ensino e apresentou os objetivos desta campanha nacional dinamizada por uma caravana que esta quarta-feira já estará em Viana do Castelo (praça central entre as 9h00 e as 11h00). Manuela Mendonça, Coordenadora da Direção do SPN e membro do Secretariado Nacional da FENPROF, falou do programa da campanha na região norte.

Calendário da caravana

13 de maio, 2013

Veja aqui a data da passagem da caravana em defesa da escola pública pela sua região.

Próximo sábado (18/05)

Reunião extraordinária do CN da FENPROF

13 de maio, 2013

14 de maio a 6 de junho

Campanha nacional em defesa da Escola Pública começou no Porto e segue para Viana do Castelo e Valença

13 de maio, 2013

Esta terça-feira de manhã, no Porto, decorreu uma conferência de Imprensa na Praça da Liberdade (foto), onde falou o Secretário-Geral da FENPROF. Registou-se também a intervenção de Manuela Mendonça, Coordenadora da Direção do SPN e membro do SN da FENPROF. Foram dados a conhecer todos os pormenores da campanha e os seus objetivos principais num momento em que se anunciam novas medidas que, a concretizarem-se, serão de grande violência para a Escola Pública e os seus profissionais. A caravana segue agora para o Minho, começando por Viana do Castelo e Valença. / JPO

destaque

Problemas sentidos pelos professores no acesso ao sistema de inscrição/renovação de inscrições para o próximo ano letivo

12 de maio, 2013

Aguardamos a comunicação da solução a encontrar pelo Camões, IP no sentido de evitar eventuais prejuízos quer da parte de professores, quer de encarregados de educação que assim se estão a ver privados do acesso à plataforma.

Atenção: prazo para a renovação/inscrição para o próximo ano letivo (2013/2014) prolongado até às 24h00 de 14 de maio

Campanha lançada pela FENPROF percorre todo o país, de 14 de maio a 6 de junho

Caravana em defesa da Escola Pública

10 de maio, 2013

A partir de terça-feira, 14 de maio (Porto) e até 6 de junho (Lisboa), o país será percorrido por uma caravana que integrará exposições temáticas, projeção vídeo de depoimentos de pessoas publicamente reconhecidas, a subscrição de um protesto individual, distribuição de informação à população, espetáculos, exposições de escolas, debates e concentrações em defesa da Escola Pública, iniciativas que engrandecem o país e a democracia. Por uma Escola Pública Democrática, Inclusiva, de Qualidade e Universal, será o tema da conferência de Imprensa a realizar no dia de arranque da Campanha, no Porto, às 10H30, com a presença do Secretário Geral da FENPROF, Mário Nogueira. 

Intervenção do SPE no 11º Congresso Nacional dos Professores

05 de maio, 2013

O Ensino Português no Estrangeiro está ameaçado! O Governo português, através da Secretaria de Estado das Comunidades em cooperação com o Camões,IP, tem o propósito de, pouco a pouco, ir delapidando o EPE.
Os professores do EPE exigem o fim da famigerada propina, medida economicista e castradora das liberdades e direitos dos filhos dos emigrantes portugueses e exigem condições de trabalho que lhes permitam desenvolver a sua prática letiva sem se sentirem subalternizados pelos colegas autóctones.

Reunião com Secretário de Estado das Comunidades e Instituto Camões

FENPROF denuncia desvalorização do Ensino Português no Estrangeiro...

22 de abril, 2013

...e ataque aos direitos dos professores e das comunidades emigradas

Até julho

Jazz Composers Forum em Matosinhos

16 de abril, 2013

Destaque

SPE/FENPROF contra os exames para certificação que o Camões, IP. quer realizar no final do presente ano letivo

09 de abril, 2013

Não são os exames nos moldes propostos que atestam a qualidade do ensino bem como a qualidade das aprendizagens e proficiências linguísticas. Pelo contrário, destaca o SPE/FENPROF, a situação de mudança e de adaptação às novas regras que se verifica no Ensino Português no Estrangeiro (EPE), assim como o contexto em que se realizam e a pressão exercida sobre as crianças e jovens poderá até distorcer negativamente a avaliação que é feita sobre as mesmas, ao mesmo tempo que desvaloriza o trabalho continuado dos alunos e dos seus professores.

Declarações de Mário Nogueira após a reunião do Conselho Nacional da FENPROF

08 de abril, 2013

"Há uma Lei Fundamental neste país que tem de ser respeitada", lembrou Mário Nogueira numa breve entrevista(ver vídeo) à página da FENPROF após a reunião do Conselho Nacional da Federação, do passado sábado, dia 6, em Lisboa. O SPE esteve representado pelo seu Secretário Geral, Carlos Pato.

Conselho Nacional da FENPROF esteve reunido em Lisboa

Ação de Mobilização Geral dos Professores

04 de abril, 2013

Entre outros aspetos, esteve  em preparação na reunião (foto) do passado dia 6, do órgão máximo da FENPROF entre Congressos, a Ação de Mobilização Geral dos Professores, a realizar entre 9 a 13 de abril, sob o lema "TOLERÂNCIA ZERO PARA COM O GOVERN0 E AS SUAS POLÍTICAS". Como sublinhou Mário Nogueira à nossa reportagem, "é preciso ouvir os professores sobre o que se está a passar no ensino, as suas preocupações sobre o futuro da escola pública, os objetivos de luta que consideram prioritários e as formas de intervenção e luta mais adequadas e para as quais será maior a disponibilidades dos docentes".

Imagens

Declarações de Mário Nogueira, após reunião do Conselho Nacional da FENPROF (vídeo)

Reuniões de professores em todo o país (agenda em atualização)

Guião | Inquérito

Eugénio Rosa esclarece

Estudo da "Mercer" sobre as remunerações distorce a realidade...

23 de março, 2013

MAS SERVIU AO GOVERNO PARA MANIPULAR OPINIÃO CONTRA OS TRABALHADORES DA FUNÇÃO PÚBLICA

Interpelação ao Governo

Professores do EPE a ganharem ao nível do salário mínimo

21 de março, 2013

esclarecimento

Avaliação dos professores no ano letivo 2012/2013

21 de março, 2013

Preocupações em cima da mesa

Reunião dos professores no EPE/Luxemburgo com o Deputado Paulo Pisco

15 de março, 2013

Decorreu ontem,no dia 14 de março, na sede da OGB-L, uma reunião com o Deputado do Partido Socialista, Paulo Pisco, e ainda com o Conselheiro das Comunidades, Eduardo Dias. O principal objetivo deste encontro foi prestar informações ao deputado eleito pelo círculo da Europa à Assembleia da República sobre as dificuldades por que passam os professores a trabalhar no Luxemburgo. Discutiu-se a política cega e desumana de cortes salariais imposta pelo Governo português sem que o mesmo tenha em consideração o elevado custo de vida existente nos países onde os professores trabalham bem como as suas condições de trabalho.

Joana Manuel - atriz e jovem!

15 de março, 2013

Um professor é um ator permanente no teatro da vida que é ensinar, educar, comunicar, gerar empatias. Pensa que está seguro, escudado nos seus saberes, nas sua experiências no seu profissionalismo. Trabalha sem rede mas obedecendo à rede que todos os anos vai ficando com uma malha tão fina pela qual muito poucos ainda conseguirão passar num futuro de amanhã! Tal como as artes "chutadas para canto" também o Ensino Português no Estrangeiro, no hoje que vivemos, será chutado para a bancada devido a uma imperícia extrema de um jogador que remata ao lado ou dá pontapés na "atmosfera". Professores, jovens ou adultos, ouçam e meditem. Talvez se revejam nestas simples mas contundentes e revoltadas palavras. / CP

http://www.youtube.com/watch?v=t3bwfURSztA