Nacional
FENPROF divulga, em conferência de imprensa, conclusões de inquérito NACIONAL

Professores trabalham, em média, mais de 46 horas por semana

10 de março, 2017

"Os professores não podem continuar a sacrificar as suas vidas pessoais e familiares, suportando cargas de trabalho extremas que acabam por prejudicar, direta ou indiretamente, a resposta pedagógica adequada e de qualidade para os alunos e, igualmente, o seu bem-estar psicossomático, nem a colmatar a escassez de recursos das escolas com os seus bens materiais."

Mário Nogueira e o desgaste dos professores: "Não basta reconhecer o problema, há que tomar medidas para o resolver"

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Esta sexta-feira, dia 10, às 11h00, em Lisboa

FENPROF em conferência de imprensa

09 de março, 2017

  • Horários e condições de trabalho dos professores dos 2º, 3º Ciclos e Ensino Secundário - Resultados de inquérito que envolveu quase 6.000 professores confirmam: 
    PROFESSORES TRABALHAM MAIS DE 46 HORAS SEMANAIS!

 

A FENPROF quis saber, com o rigor possível, quantas horas semanais são necessárias aos professores dos 2º, 3º ciclos e ensino secundário para que consigam cumprir as obrigações que lhes são exigidas. O inquérito lançado aos docentes destes setores é claro: os professores trabalham, em média, mais de 46 horas por semana, isto é, muito para lá das 35 legalmente estatuídas. Esta sobrecarga horária, causa primeira do profundo desgaste e do cansaço da classe docente – unanimemente reconhecida - resulta do facto de, para lá da sua atividade letiva, dificultada muitas vezes pelo elevado número de alunos por turma e do elevado número de turmas atribuídas ao docente, o professor ter de se desdobrar em variadas atividades da componente não letiva de estabelecimento, de infindáveis tarefas burocráticas, de inopinadas e longas reuniões, a que acresce todo o trabalho de preparação de aulas, avaliação...

DESTAQUE

Em defesa das suas carreiras, professores voltarão à luta!

07 de março, 2017

São muito preocupantes as notícias vindas a público sobre o futuro das carreiras na Administração Pública, pelo que, a não corresponderem à verdade, exigiriam do Governo um inequívoco desmentido. Em defesa das suas carreiras profissionais, os professores não hesitarão em voltar à luta, contando, para a organizar, com a FENPROF, que, como sempre, por este objetivo, estará disponível para, em unidade, desenvolver uma grande luta.

Igualdade – Direitos | Desenvolvimento | Paz

Manifestação Nacional de Mulheres em Lisboa

07 de março, 2017

No âmbito das comemorações do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, o Movimento Democrático das Mulheres (MDM) realizou, na tarde de sábado, dia 11, em Lisboa, uma Manifestação Nacional, sob o lema “A voz das mulheres pela Igualdade – Direitos | Desenvolvimento | Paz”. O desfile teve concentração no Rossio e juntou milhares de participantes. / JPO

em todo o país

CGTP-IN assinala a Semana da Igualdade de 6 a 10 março

03 de março, 2017

Sob o lema "Valorizar o Trabalho - Efectivar a Igualdade"a CGTP-IN vai organizar a Semana da Igualdade de 6 a 10 de Março de 2017, em todo o país, com concentrações, desfiles, marchas, tribunas de rua, debates, plenários e reuniões com trabalhadoras e trabalhadores de diversos sectores profissionais, através de um extenso e variado programa, em cada distrito.

 

CONCURSOS

FENPROF reuniu na Provedoria de Justiça

02 de março, 2017

Ainda sobre o processo relativo à aprovação das alterações ao regime legal dos concursos de professores, a FENPROF reuniu, a seu pedido, na passada quarta-feira, na Provedoria de Justiça, para expor algumas questões que considera importantes. Relativamente às atas das reuniões do processo negocial desenvolvido, a FENPROF enviou ao ME as propostas de alteração que faz às mesmas e que assentam, essencialmente, em aspetos de forma.

CGTP-IN:

Este é o tempo de fazer mais e melhor pelo trabalho, o povo e o país

01 de março, 2017

"Os dados relativos à evolução do PIB em 2016, com um crescimento de 1,4% em relação ao ano anterior, revelam potencialidades e, em simultâneo, limitações que persistem na economia portuguesa."

Ainda a propósito do regime de concursos

FENPROF reuniu na Provedoria de Justiça

27 de fevereiro, 2017

Ainda sobre o processo relativo à aprovação das alterações ao regime legal dos concursos de professores, a FENPROF reuniu, a seu pedido, na passada quarta-feira, na Provedoria de Justiça, para expor algumas questões que considera importantes. Relativamente às atas das reuniões do processo negocial desenvolvido, a FENPROF enviou ao ME as propostas de alteração que faz às mesmas e que assentam, essencialmente, em aspetos de forma.

A PROPÓSITO DO ÚLTIMO DEBATE PARLAMENTAR SOBRE EDUCAÇÃO

“Reles e ordinária”

27 de fevereiro, 2017

Por Mário Nogueira

Para o presidente do PSD, foi reles e ordinária a atitude do primeiro-ministro ao afirmar que o seu governo foi incapaz de impedir a fuga de milhões do nosso país para offshores, isto enquanto impunha despejos por incumprimento fiscal e também eram impostos um enorme aumento de impostos, cortes salariais e o congelamento das carreiras da Administração Pública

Aplicação do artigo 103.º do ECD (faltas por doença)

Persistência da FENPROF junto do ME permitiu, finalmente, corrigir a aplicação da norma...

24 de fevereiro, 2017

... repondo justiça e legalidade na contagem do tempo de serviço, já no próximo concurso

Novas circulares sobre faltas por doença (clic aqui)

CGTP-IN FRONTAL:

Comissão Europeia defende para o presente as políticas desastrosas do passado

24 de fevereiro, 2017

No momento em que representantes da Comissão Europeia (CE) se encontram em Lisboa para reunir com diversas instituições e organizações, a CGTP-IN não pode deixar de denunciar e condenar as pressões e chantagens que Portugal continua a ser sujeito. Agora, sob a “tese” dos desequilíbrios macroeconómicos excessivos, a CE vem repetir no presente as propostas políticas que provocaram efeitos desastrosos no passado.

Estabilizar a atual legislação laboral é eternizar a pobreza laboral

23 de fevereiro, 2017

"A nova situação política tem todas as potencialidades para romper com a política do passado e proceder às alterações necessárias na legislação laboral que valorizem o trabalho e os trabalhadores. O Governo, se quiser, tem na Assembleia da República o espaço e a correlação de forças para as encetar."

Números que impressionam

22 de fevereiro, 2017

Regiões autónomas de fora...

22 de fevereiro, 2017

FENPROF em conferência de imprensa

A manterem-se, intenções anunciadas pelo Governo tornariam o prometido combate à precariedade num enorme embuste

22 de fevereiro, 2017

Ensino, Educação e Investigação comportam dois terços da precariedade no Estado (só no M.E. são 25 575 docentes)

A realidade brutal da precariedade no ensino, educação e investigação foi denunciada pela FENPROF, que avançou um primeiro comentário ao chamado "relatório sobre a precariedade no Estado". Em conferência de imprensa, Mário Nogueira denunciou que o relatório sobre a precariedade foi produzido por um grupo de trabalho sem representação das organizações sindicais, constituído por responsáveis da máquina político-administrativa que tem acompanhado diferentes governos, todos eles, até agora, comprometidos com as opções políticas que favoreceram a precariedade no Estado. / JPO

Notas decorrentes do chamado "relatório sobre a precariedade no Estado"

Propostas da FENPROF

Regime de concursos

O mais e o menos...

21 de fevereiro, 2017

FENPROF não desiste de lutar por um regime mais juto e transparente

Emprego Científico

FENPROF em audição na Assembleia da República

17 de fevereiro, 2017

Esta semana, destaque para duas importantes reuniões dedicadas a aspetos relacionados com o debate em curso sobre questões laborais com impacto na ciência e no ensino superior. Depois da reunião com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Palácio das Laranjeiras), realizada nesta segunda-feira,  haverá na quarta-feira, 22 de fevereiro, pelas 12h00, uma audição solicitada pela FENPROF na Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República.

  • 22 de fevereiro, 12h00, Comissão de Educação e Ciência da A.R.