Ministério da Educação responde a professores sacudindo a água do capote
Houve quem tivesse enviado o postal requerendo um regime especial de aposentação diretamente para o ME. E este respondeu...

17 de maio nas notícias
Veja as notícias sobre o Dia Nacional de Luta dos Professores.
Debate parlamentar da Petição promovida pela FENPROF
O PCP, o Bloco de Esquerda e o CDS-PP defenderam medidas de apoio aos professores relacionadas com o reposicionamento da carreira, e respectiva retribuição salarial, e com melhores condições de trabalho.
Conheça as propostas de resolução apresentadas.
Atualizado a 19 de maio com o resultado das votações das propostas.

ME diz não ter disponibilidade de agenda para reunir com a FENPROF em maio
No ato de entrega, no Ministério da Educação, de mais de 12.000 postais de professores e educadores reclamando a aprovação de um regime especial de aposentação, a FENPROF foi informada por um elemento do gabinete do próprio Ministro de que, até ao final de maio, o governante não tem espaço na sua agenda para reunir com os professores. Uma reunião cujo objetivo é o de ser assumido um compromisso em torno de 4 grandes questões: vinculação, horários de trabalho, aposentação e descongelamento das carreiras.

FENPROF pretende, em sede negocial, corrigir insuficiências da proposta
A FENPROF recebeu hoje do MCTES um anteprojeto de decreto-lei (anexo) que visa criar condições de estabilidade a leitores das universidades portuguesas que se mantêm contratados a termo, alguns com mais de vinte anos de serviço.

17 de maio - Dia Nacional de Luta dos Professores
Dia 17 de maio é Dia Nacional de Luta de Professores!
11:30 horas – Concentração de Professores, junto ao ME, para entrega de milhares de postais preenchidos pelos professores nas escolas, exigindo a aprovação de um regime excecional de aposentação.
14:30 horas – presença nas galerias da Assembleia da República para acompanhar o debate sobre a Petição “Respeitar os docentes, melhorar as suas condições de trabalho e valorizar o seu estatuto de carreira”, entregue pela FENPROF, com mais de 20.000 assinaturas, e que aborda aspetos como as carreiras, a aposentação e os horários de trabalho.

Questões centrais da luta dos professores abordadas em reunião para tratar do regime de permutas
Teve hoje lugar a primeira reunião do processo negocial que visa aprovar um regime de permutas entre docentes. Confrontada com o projeto apresentado pelo ME, a FENPROF manifestou o seu desacordo global.
A FENPROF, relativamente ao regime que tem vigorado, entende que o regime agora apresentado é restritivo, afastando vários grupos de professores que têm estado abrangidos. À saída, foi esclarecido que a proposta agora apresentada elimina direitos que já se encontravam legalmente estabelecidos. A FENPROF para além de manifestar o seu desacordo, apresentou contrapropostas.

FENPROF reuniu com Secretário de Estado da Educação, tendo os currículos no centro da agenda, mas outros assuntos em mira
A FENPROF reuniu com o Secretário de Estado da Educação no dia 10 de maio, tendo como ponto principal da agenda o pedido de informação sobre os currículos, mas estando incluídos outros aspetos, designadamente questões relacionadas com a Educação Especial, o calendário escolar ou a organização do ano letivo 2017/2018.

Deputado Miguel Viegas questiona a Comissão Europeia
Na sequência das reuniões realizadas com deputados portugueses no Parlamento Europeu, a FENPROF recebeu nota de que Miguel Viegas, eleito pelo PCP, questionou a Comissão Europeia sobre as razões do encerramento, em 2015, do processo por infração que havia sido desencadeado por não transposição da Diretiva 1999/70/CE, de 28 de junho.

Intervenção de Mário Nogueira no VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar
Leia aqui a intervenção do Secretário-Geral da FENPROF.

Faleceu o jornalista, cronista e escritor Baptista-Bastos
O jornalista, cronista e escritor Armando Baptista-Bastos morreu em Lisboa, aos 83 anos, disse à Lusa a sua mulher.
Entre outros meios de comunicação social, Baptista-Bastos trabalhou nos jornais República, O Século, Diário Popular, onde, na década de 1960, manteve a rubrica semanal «Letra de Repórter».

O diálogo social atual no setor da educação em Portugal: oportunidades e desafios
No dia 8 de Maio, no Porto, Anabela Sotaia (membro do Secretariado Nacional), em representação da FENPROF, participou numa mesa redonda do projeto conjunto do CSEE (Comité Sindical Europeu de Educação) e da FEEE (Federação Europeia de Empregadores) sobre o Diálogo Social Europeu no setor da Educação. A FENPROF divulga os documentos aí distribuídos, bem como a intervenção da sua representante no painel sobre "O diálogo social atual no setor da Educação em Portugal: oportunidades e desafios”.

FENPROF reúne no M.E.: debater currículos e negociar permutas
Dia 10 (quarta), 16:30 horas – Reunião sobre currículos, com a presença do Secretário de Estado da Educação
Dia 11 (quinta), 11:30 horas – Início da negociação do regime de permutas, com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Educação

PREVPAP exclui docentes do pré-escolar, básico e secundário
Requerimento ao Ministro da Educação para abertura de novo processo de vinculação que inclua e resolva a precariedade daqueles docentes
Os restantes docentes, bem como investigadores, com vínculos laborais precários devem seguir o disposto na Portaria n.º 150/2017, de 30 de maio
- A FENPROF propõe e apela aos docentes contratados da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário que enderecem ao Ministro da Educação requerimento individual elaborado nos termos de um Requerimento preparado pela FENPROF.
Melhorar a proteção social no desemprego e na velhice
A CGTP-IN assinala o Dia da Segurança Social reafirmando a valorização do trabalho e dos trabalhadores como elemento central do sistema público, universal e solidário.
Professores em luta!
A FENPROF entregou hoje no Ministério da Educação um pedido de reunião ao Ministro, a realizar com caráter de urgência, na qual pretende obter respostas concretas e inequívocas sobre um conjunto de aspetos relacionados com carreiras, aposentação, horários de trabalho, combate à precariedade e gestão das escolas (ver carta entregue no ME).

Professores em luta!
A FENPROF entregou no Ministério da Educação (5/05/2017) um pedido de reunião ao Ministro, a realizar com caráter de urgência, na qual pretende obter respostas concretas e inequívocas sobre um conjunto de aspetos relacionados com carreiras, aposentação, horários de trabalho, combate à precariedade e gestão das escolas (ver carta entregue no ME).
São questões há muito apresentadas ao ME, a última vez em 5 de abril, em reunião realizada com o próprio Ministro; foram igualmente apresentadas ao Primeiro-Ministro em 18 de abril.
Entende a FENPROF que esta reunião com o Ministro da Educação deverá ter lugar antes de 26 de maio e que, até 26 de maio, todas as questões colocadas no ofício hoje entregue no ME deverão ser devidamente esclarecidas.

Professores exigem respostas inequívocas antes do final do ano letivo
Secretariado Nacional desloca-se hoje ao ME, 17h00
Face à ausência de respostas do ME, o Secretariado Nacional entendeu que estas não podem continuar a ser adiadas, estabelecendo um prazo, no qual o Ministro da Educação, em representação do Governo, deverá dar início a um processo negocial visando resolver problemas que conhece e para os quais, em 5 de abril, a FENPROF propôs soluções.
Avaliar o nível de compromisso do governo e os resultados da ação realizada pelos professores; preparar a ação e a luta de docentes e investigadores
Nesta reunião do seu Secretariado Nacional, a FENPROF definirá, como já antes afirmara, a ação e a luta que considere adequadas para sair deste pântano em que a relação do Governo com os professores parece estar a cair.

CGTP-IN associa-se à celebração do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa
"Saudamos o esforço de muitos jornalistas e de outros profissionais da comunicação que, fiéis aos princípios éticos e deontológicos, não se deixam enveredar por outros interesses que não sejam os do jornalismo livre, isento, plural e objectivo, contribuindo para a elevação da consciência crítica e política dos cidadãos."