
Ministro sem respostas descarta responsabilidades e diz que ainda está a analisar proposta de memorando de entendimento
O Gabinete do Ministro da Educação foi célere na resposta ao ofício que recebeu da FENPROF sobre o eventual acordo que tem com a organização Teach for Portugal, que permite, a essa organização, colocar jovens em salas de aula de escolas públicas. Só que a resposta do gabinete do Ministro resumiu-se a um descartar de responsabilidades, informando que foi a Direção-Geral de Educação quem emitiu parecer favorável para que esta organização se candidatasse a financiamento no âmbito do POCH e, em relação às escolas, limita-se a ter conhecimento de parcerias que foram feitas para acolher os jovens colocados pela organização Teach for Portugal. Quanto ao Ministro e, em geral, ao Ministério da Educação, ainda estão a analisar a proposta de memorando de entendimento que lhe foi apresentada.
Ler também FENPROF exige explicações do Ministério da Educação sobre a organização “Teach For Portugal”

Ministro sem respostas descarta responsabilidades e diz que ainda está a analisar proposta de memorando de entendimento
O Gabinete do Ministro da Educação foi célere na resposta ao ofício que recebeu da FENPROF sobre o eventual acordo que tem com a organização Teach for Portugal, que permite, a essa organização, colocar jovens em salas de aula de escolas públicas. Só que a resposta do gabinete do Ministro resumiu-se a um descartar de responsabilidades, informando que foi a Direção-Geral de Educação quem emitiu parecer favorável para que esta organização se candidatasse a financiamento no âmbito do POCH e, em relação às escolas, limita-se a ter conhecimento de parcerias que foram feitas para acolher os jovens colocados pela organização Teach for Portugal. Quanto ao Ministro e, em geral, ao Ministério da Educação, ainda estão a analisar a proposta de memorando de entendimento que lhe foi apresentada.
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Por Concursos Justos: Eu Vou!

FENPROF exige explicações do Ministério da Educação sobre a organização “Teach For Portugal”
Quem são os alegados “jovens talentos” que o ME está a meter nas salas de aula? Ao que vêm e o que pretendem?
Que compromissos ME e governo assumiram com aquela multinacional que entrou agora em Portugal?
A FENPROF já contactou o Ministro da Educação, a quem solicitou informação, com caráter de urgência, sobre o nível de envolvimento e responsabilidade de Ministério da Educação e Governo num processo que, para a FENPROF é pouco transparente, designadamente nos fins que persegue.

FENPROF exige explicações do Ministério da Educação sobre a organização “Teach For Portugal”
Quem são os alegados “jovens talentos” que o ME está a meter nas salas de aula? Ao que vêm e o que pretendem?
Que compromissos ME e governo assumiram com aquela multinacional que entrou agora em Portugal?
A FENPROF já contactou o Ministro da Educação, a quem solicitou informação, com caráter de urgência, sobre o nível de envolvimento e responsabilidade de Ministério da Educação e Governo num processo que, para a FENPROF é pouco transparente, designadamente nos fins que persegue.

Encontramo-nos, de novo, em 5 de outubro
Terminado o período, por norma, preferido para férias, a vida retoma-se com grande dinâmica: é o ano letivo que se inicia; o Dia Mundial do Professor que se aproxima, estando marcado encontro para Lisboa, em 5 de outubro, pelas 14:30 horas, no Marquês; é o nosso futuro coletivo que, para os próximos 4 anos, será decidido em 6 de outubro, quando os portugueses elegerem os deputados que irão definir a próxima maioria parlamentar.
Foto: Leonardo Negrão/Global Imagens
Contra a Precariedade: eu vou!
Pela regularização dos horários de trabalho: eu vou!

Eis mais uma boa razão para, em 5 de outubro, os professores se manifestarem na rua!
Decididamente, António Costa e Rui Rio estão a leste do que se passa nas escolas e, de uma forma geral, na Educação. Lamentavelmente, ainda que de forma diferente, deixaram transparecer que, para os seus partidos, o gasto com pessoal docente continua a ser encarado como despesa e não como investimento.
Foto: João Porfírio/Observador

Eis mais uma boa razão para, em 5 de outubro, os professores se manifestarem na rua!
Decididamente, António Costa e Rui Rio estão a leste do que se passa nas escolas e, de uma forma geral, na Educação. Lamentavelmente, ainda que de forma diferente, deixaram transparecer que, para os seus partidos, o gasto com pessoal docente continua a ser encarado como despesa e não como investimento.
Foto: João Porfírio/Observador

[Em 5 de outubro] “os professores portugueses celebrarão a profissão de Professor e terão a oportunidade única de, na véspera das eleições, fazerem ouvir os seus anseios e as suas reivindicações”
Foto António Cotrim/Expresso
O ano letivo já se iniciou, Portugal vive um momento muito importante para o seu futuro próximo e os professores irão manifestar-se em 5 de outubro, Dia Mundial do Professor. Quisemos saber quais as expetativas de Mário Nogueira para o pós-6 de outubro e também quais as questões prioritárias a apresentar ao próximo governo.
Na comemoração do Dia Mundial do Professor, em Portugal: "O lema lançado pela UNESCO é “Rejuvenescer a profissão para garantir o futuro”. Por cá, mantivemos o mote, apenas acrescentando a necessidade de valorização da profissão, condição necessária para a tornar atraente para os jovens"

[Em 5 de outubro] “os professores portugueses celebrarão a profissão de Professor e terão a oportunidade única de, na véspera das eleições, fazerem ouvir os seus anseios e as suas reivindicações”
Foto António Cotrim/Expresso
O ano letivo já se iniciou, Portugal vive um momento muito importante para o seu futuro próximo e os professores irão manifestar-se em 5 de outubro, Dia Mundial do Professor. Quisemos saber quais as expetativas de Mário Nogueira para o pós-6 de outubro e também quais as questões prioritárias a apresentar ao próximo governo.
Na comemoração do Dia Mundial do Professor, em Portugal: "O lema lançado pela UNESCO é “Rejuvenescer a profissão para garantir o futuro”. Por cá, mantivemos o mote, apenas acrescentando a necessidade de valorização da profissão, condição necessária para a tornar atraente para os jovens"
FENPROF contesta layoff no D. João V
Em conferência de Imprensa realizada junto ao Instituto D. João V, com participação de docentes do colégio e com a presença de diversos órgãos de comunicação social, Mário Nogueira, Vitor Juvenal e Graça Sousa elevaram a voz do protesto contra o layoff imposto irregularmente aos docentes e restantes trabalhadores deste colégio, no Louriçal.

O mesmo dono de colégio que esconde barras de ouro na banheira atira trabalhadores para o layoff
Num momento em que, por força da redução, e bem, do número de turmas financiadas pelo Estado a colégios com contrato de associação, estes têm menos turmas e menos alunos e por isso necessitam de menos pessoal docente e não docente. Acontece que, apesar desta nova situação, a direção do Instituto D. João V pretende continuar a manter as suas margens de lucro, atirando os docentes para o layoff, reduzindo o horário de trabalho e cortando proporcionalmente o valor dos salários, corte esse que chega a atingir, em alguns casos, os 800,00 euros.
Para denunciar pormenorizadamente esta situação e anunciar as medidas que serão tomadas pela FENPROF, realiza-se na próxima segunda-feira, à porta do Instituto D. João V, no Louriçal, uma conferência de imprensa, com a presença do secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira.
"Por um regime específico de aposentação: eu vou!"

"Como ler o meu horário de trabalho?": Esclarece as tuas dúvidas!
A FENPROF estará atenta. Se se mantiverem irregularidades, será convocada greve ao sobretrabalho. Há escolas que, ainda durante o ano letivo anterior, corrigiram as irregularidades que possuíam.
Consulta aqui o folheto.
"Pela recuperação integral do tempo de serviço: Eu Vou!"

Propostas Eleitorais dos Partidos sobre Educação, Ensino Superior e Ciência
Tendo em conta a proximidade das eleições legislativas, o Secretariado Nacional da FENPROF (órgão de direção que reúne representantes de todos os Sindicatos que integram a FENPROF) aprovou uma Carta aos Docentes e Investigadores e decidiu promover dois debates com os partidos que têm representação parlamentar para que apresentassem as posições e propostas que têm para a Educação e para o Ensino Superior e a Ciência.
Respostas dos partidos ao questionário da FENPROF AQUI
Vídeo do Debate sobre Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário

Propostas Eleitorais dos Partidos sobre Educação, Ensino Superior e Ciência
Tendo em conta a proximidade das eleições legislativas, o Secretariado Nacional da FENPROF (órgão de direção que reúne representantes de todos os Sindicatos que integram a FENPROF) aprovou uma Carta aos Docentes e Investigadores e decidiu promover dois debates com os partidos que têm representação parlamentar para que apresentassem as posições e propostas que têm para a Educação e para o Ensino Superior e a Ciência.
Respostas dos partidos ao questionário da FENPROF AQUI
Vídeo do Debate sobre Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário
FENPROF debate com os partidos as propostas para o Ensino Superior e a Ciência
O debate contou com a presença de representantes do PSD (Sebastião Feyo), PS (Elza Pais), BE (Luís Monteiro), PCP (Cristina Cruzeiro) e PAN (Rui Prudêncio). Com esta iniciativa, a FENPROF procurou, no atual quadro pré-eleitoral, que os diferentes partidos clarificassem as suas posições relativamente às suas propostas para o ensino superior e a ciência.
Vídeo do Debate sobre Ensino Superior e Ciência (versão integral)
Manifestação Nacional de Professores e Educadores - 5 de outubro de 2019
No próximo dia 5 de outubro, a FENPROF e as organizações sindicais de docentes vão, tal como em anos anteriores, assinalar e comemorar o Dia Mundial do Professor, data instituída pela UNESCO em 1994 para celebrar a aprovação, em 5 de outubro de 1966, a Recomendação da UNESCO / OIT sobre o Estatuto dos Professores.
Posições apresentadas pelos partidos foram esclarecedoras sobre o que defendem para o futuro
A FENPROF promoveu um debate com os partidos que têm representação parlamentar para que apresentassem as posições e propostas que têm para a Educação.
Foi um debate esclarecedor sobre o que os partidos defendem para aspetos tão importantes para os professores como a carreira, a recuperação integral do tempo de serviço congelado, o regime de vagas para progressão aos 5.º e 7.º escalões, o regime de concursos, a vinculação, a gestão das escolas ou o processo de municipalização, entre muitos outros assuntos que foram abordados.
Posições apresentadas pelos partidos foram esclarecedoras sobre o que defendem para o futuro
A FENPROF promoveu um debate com os partidos que têm representação parlamentar para que apresentassem as posições e propostas que têm para a Educação.
Foi um debate esclarecedor sobre o que os partidos defendem para aspetos tão importantes para os professores como a carreira, a recuperação integral do tempo de serviço congelado, o regime de vagas para progressão aos 5.º e 7.º escalões, o regime de concursos, a vinculação, a gestão das escolas ou o processo de municipalização, entre muitos outros assuntos que foram abordados.
FENPROF promove o maior debate sobre Educação
Com as eleições à porta, os professores e educadores querem saber o que defendem os partidos políticos para o futuro do setor e, por esse motivo, a FENPROF decidiu promover um grande debate sobre Educação que decorreu esta quinta-feira, 12 de setembro, no Auditório da Escola Secundária Camões, em Lisboa.