Nacional
Lisboa - Ministério da Educação - 31 de Março 2011

Ciclo de Iniciativas de denúncia e protesto - Dia 4 (imagens)

31 de março, 2011

Declaração

Novo contexto político do país justifica adiamento da Marcha pela Educação transferindo-a para o próximo Governo

31 de março, 2011

As organizações promotoras da Marcha Nacional pela Educação reuniram no passado dia 1 de Abril, para analisarem a nova situação criada pela dissolução da Assembleia da República e decidiram adiar a Marcha. Declaração lida por Mário Nogueira, em nome da Plataforma da Educação, na conferência de imprensa realizada ao fim da manhã em Lisboa (foto). Como sublinha a declaração, a Plataforma decidiu adiar a realização da Marcha pela Educação para o próximo ano lectivo, transformando-a num “cartão de visita” a entregar ao Governo que sairá das eleições de 5 de Junho.

Greve às horas extraordinárias

Uma luta difícil, mas muito importante!

30 de março, 2011

Desta vez à porta do M.E.

Esta avaliação caíu de novo!

30 de março, 2011

Suspensão da Avaliação de Desempenho

Esclarecimentos aos Professores, ao PM, ao Grupo Parlamentar do PS e à Ministra

29 de março, 2011

"Investir na Educação, Defender a Escola Pública"

Manifesto recolheu milhares de assinaturas em todo o país

29 de março, 2011

Começaram por ser oito organizações, rapidamente se alargaram a catorze e, de momento, são oitenta e oito as organizações, entidades, associações e instituições, a par de alguns milhares de subscritores individuais, que já assinaram o Manifesto “Investir na Educação, defender a Escola Pública”, que no passado dia 30 de Março, teve uma excelente divulgação a nível nacional, com bancas instaladas na via pública, em muitas cidades, de norte a sul e nas ilhas. Na foto: banca em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira (só aqui, entre as 11h00 e as 16h00, foram recolhidas 400 assinaturas). Em Lisboa, a acção decorreu no coração da Baixa, no Porto na Praça da Liberdade e em Coimbra na Praça 8 de Maio.

Lisboa - Ministério da Educação - 29 de Março 2011

Ciclo de Iniciativas de denúncia e protesto - Dia 3 (imagens)

29 de março, 2011

Marcha Nacional pela Educação - 2 de Abril

Declarações do Secretário Geral da FENPROF (vídeo)

28 de março, 2011

Conferência de imprensa

"Cresce de importância a Marcha Nacional pela Educação"

25 de março, 2011

"Cresce de importância a Marcha Nacional pela Educação, a realizar no próximo dia 2 de Abril, em Lisboa. Além de professores, educadores, psicólogos, inspectores de educação e ensino, pessoal não docente, estudantes, pais e encarregados de educação, teremos nesta grande acção muitos outros cidadãos que acreditam que a escola pública faz a diferença.Vamos todos fazer a maior marcha de sempre em defesa da qualidade da educação e do ensino. Vamos defender a escola e o futuro do país".

São palavras de Mário Nogueira na conferência de imprensa que as organizações promotoras da Marcha realizaram no passado dia 25 de Março, numa unidade hoteleira de Lisboa. Isto no mesmo dia em que a Assembleia da República "chumbou" o burocrático modelo de avaliação que o ME de Isabel Alçada vinha impondo às escolas. / JPO

Regime de avaliação do desempenho foi suspenso: escolas e professores livram-se de uma inutilidade!

25 de março, 2011

A FENPROF saúda os grupos parlamentares e os deputados que hoje suspenderam o regime de avaliação de desempenho dos docentes em curso nas escolas. Livram-se, assim, escolas e docentes, de uma inutilidade que em vez de resolver problemas os agravava, que em vez de tranquilizar as escolas era factor de perturbação, que em vez de promover a cooperação semeava o conflito. Uma inutilidade porque, não sendo formativo, este modelo destinava-se apenas a garantir o que deixou de existir: a progressão nas carreiras. Num momento em que as escolas estão prestes a entrar numa fase decisiva do ano, o seu terceiro período, a suspensão deste modelo de avaliação do desempenho deverá ser efusivamente saudado.

Lei aprovada

Reúne este sábado, 26 de Março, em Lisboa

Conselho Nacional da FENPROF tomará decisões face à nova realidade política do país

25 de março, 2011

Na Assembleia da República, o inútil regime de avaliação em curso foi suspenso, mas a maior parte das medidas previstas para vigorarem a partir de Setembro, decorrentes do Orçamento de Estado para 2011 e/ou do PEC, das quais resultará a eliminação de milhares de horários de trabalho nas escolas mantêm-se em vigor.

Às 18 horas, o Secretário-Geral divulgará, em declaração à comunicação social, que terá lugar na sede da FENPROF, em Lisboa, as conclusões do órgão máximo, entre Congressos, da Federação Nacional dos Professores.

 

Não foi negociado, mas já foi assinado!...

Despacho com orientações para o ano escolar 2011-2012

24 de março, 2011

Mensagem

CGTP-IN solidária com a luta dos trabalhadores europeus

24 de março, 2011

A CGTP-IN enviou uma mensagem de solidariedade às principais centrais sindicais de França, Alemanha, Bélgica, Espanha, Grécia e Reino Unido.

1 de Abril, Lisboa

CGTP-IN promove manifestação de jovens trabalhadores

24 de março, 2011

A Interjovem, estrutura representativa dos jovens trabalhadores da CGTP-IN, realiza sexta-feira, 1 de Abril, às 14:30 horas, uma manifestação de jovens trabalhadores, sob o lema “BASTA de Precariedade, Desemprego, Baixos salários! Queremos trabalho! Exigimos direitos!”.  Haverá duas pré-concentrações: Intendente (Metro) - distritos Lisboa, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra; e Cais do Sodré – distritos de Setúbal, distritos a sul e demais distritos do Norte e Centro. As duas pré-concentrações irão juntar-se na Praça da Figueira e seguirão para a concentração final na Rua do Carmo.

Todos os pormenores

Paineis de estudo

24 de março, 2011

O TEMPO SERÁ DE MUDANÇAS SE DERMOS O NOSSO CONTRIBUTO: COM DENÚNCIA, PROTESTO, PROPOSTAS, EXIGÊNCIA… PROSSEGUINDO A LUTA!

Caíu o Governo, mas não caíram as políticas e as medidas negativas!

24 de março, 2011

Declaração do Secretário-Geral da FENPROF, Mário Nogueira, em 24 de Março de 2011, na abertura da segunda acção do ciclo de denúncia, protesto e exigência, junto ao ME

"A Escola Pública corre riscos e vive problemas que não se resolvem com a demissão do governo. O tempo que vivemos é de esperança, mas, ao mesmo tempo, pleno de perigos e riscos. É obrigação de todos nós apontarmos e defendermos o caminho que queremos percorrer. Hoje, mais do que nunca, faz falta o nosso envolvimento na acção e na luta por um futuro melhor" (Mário Nogueira, 24/03/2011)

Lisboa - Ministério da Educação - 24 de Março 2011

Ciclo de Iniciativas de denúncia e protesto - Dia 2 (imagens)

24 de março, 2011