

Redutor, injusto e perverso, o "ranking" das escolas é um ritual envolto em demagogia
Não é legítimo comparar escolas cujas realidades educativas são diversas
Os rankings, ao contrário do que se quer fazer crer, não estão ao serviço da melhoria da qualidade das escolas mas sim da elitização do sistema educativo e da introdução de uma lógica de mercado na educação, objetivo que é perseguido pelo atual Governo.

SPRC realiza em Águeda reunião com os professores
Perante a exclusão dos professores na discussão do processo de Municipalização em curso, o SPRC está a reunir com os docentes de todos os níveis de ensino, nos concelhos de que se conhece a iniciativa de municipalizar a educação. Depois de Tondela, será a vez de Águeda (próximo dia 2 de dezembro).

Uma reunião para debater e apresentar propostas sobre o 1.º Ciclo e a Educação Especial
A pedido da FENPROF, realizou-se uma reunião com a Secretaria de Estado do Ensino Básico e Secundário para debate e apresentação de propostas relacionadas com o 1.º Ciclo do Ensino Básico e a Educação Especial. A equipa ministerial nesta reunião era presidida pelo respetivo Secretário de Estado.
É preciso alterar o rumo para evitar o definhamento. Do MEC exige-se abertura para valorizar este nível de ensino básico
Uma educação realmente inclusiva exige uma política orientada nesse sentido
FENPROF reuniu com o MEC e mantêm-se as razões para o protesto dos Professores
O governo mantém o secretismo em que tem vindo a desenvolver este processo, nomeadamente quando se recusa a divulgar os concelhos onde realiza negociações com as câmaras municipais. Diz o governo que, para além das câmaras municipais, conhecem o processo todos os diretores e presidentes dos conselhos gerais das escolas e agrupamentos envolvidos. Continua sem explicação o facto de os professores permanecerem afastados da discussão desta importante matéria para a Escola Pública e para a profissão docente.
Declarações do Secretário Geral da FENPROF à saída da reunião [VIDEO]


Encontro sindical de solidariedade com os trabalhadores e o povo da Palestina
Este encontro terá a participação do Secretário Geral da CGTP-IN, Arménio Carlos e do Secretário Geral adjunto da GUPW - Central Sindical Palestina, Mohammed Yahya.
A vitória dos trabalhadores
Ao longo da campanha eleitoral, a Contee foi às ruas defender “Voto, voz e vez para a educação”. Isso significou, no primeiro momento, justamente enfrentar essa nova tentativa de avanço do neoliberalismo e das forças socialmente conservadoras – contra as quais fomos bem sucedidos na disputa presidencial. / Madalena Guasco Peixoto, Coordenadora-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee

Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

PACC: Provedor de Justiça põe em causa exclusão de 8 000 docentes das listas
Que mais será necessário acontecer para que este ministro a a sua equipa se demitam ou sejam demitidos?!
A FENPROF, desde o primeiro momento, denunciou a ilegalidade a exclusão de professores das listas devido à PACC. Em 1 de Outubro esteve na Provedoria de Justiça para formalizar queixa contra o MEC
Ver+ Organizações sindicais formalizaram queixas na Provedoria de Justiça
Atenção! Os docentes excluídos do processo de colocação de professores por impossibilidade de verificação da condição PACC devem dirigir-se aos seus Sindicatos para que lhes seja dado acompanhamento jurídico contra a exclusão de que foram alvo e os seus efeitos. Devem fazê-lo quanto antes para que, caso pretendam, a ação possa dar entrada em tribunal dentro prazo previsto de 9 de dezembro.


Sindicatos da FENPROF promovem reuniões nos concelhos que pretendem entrar no processo de “municipalização”
Só a “conta-gotas” se vão conhecendo os concelhos cujas câmaras municipais estão a negociar com o MEC o processo de municipalização que inclui, entre outros aspetos, alguns de ordem pedagógica e outros que se relacionam diretamente com gestão dos professores.
Plenário na EBI Dr. Joaquim de Barros (Paço d'Arcos): 2/12, 16h30

Novo regime de compensação por caducidade
Um Governo que finta a lei, já sem réstia de vergonha...
Informação sobre a reunião no Ministério das Finanças (24/11/2014)
"FENPROF questiona constitucionalidade do fim da compensação aos docentes" (Público, 24/11/2014)
Marcha Nacional termina com manifestação em São Bento
A Marcha Nacional por uma política de esquerda e soberana, organizada pela CGTP-IN, terminou na passada terça-feira, 25/11/2014, em S.Bento, junto à escadaria da Assembleia da República. Para trás, ficaram cinco dias de luta dos trabalhadores e população que, de norte a sul, dos Açores à Madeira, mostraram a sua total indignação para com esta política de direita do Governo PSD/CDS que só explora e empobrece o país, criando desemprego e instabilidade.
Mapa das ações da Marcha | Manifesto
Lesados pelo MEC na BCE 1
Comissão de Acompanhamento criada pelo Governo: nem independência nem imparcialidade em mais um episódio do “rigor” de um ministro que já o não deveria ser

Através do OE 2015, Governo quer negar direito ao pagamento da compensação por caducidade dos contratos dos docentes
Perante a proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2015, a FENPROF entendeu solicitar a marcação de uma reunião com o Ministério das Finanças, designadamente com o Secretário de Estado da Administração Pública, já que, para além de um conjunto vasto de matérias que correspondem a um profundo e vil ataque aos direExecutivo concretizava a intenção de pôr em causa o pagamento da compensação por caducidade dos contratos dos docentes nos exatos termos definidos pela lei para toda a administração pública.

Decorre no Funchal o 11º Congresso do SPM
21 e 22 de novembro
Acompanhe o Congresso no Facebook do SMP

25º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança
Em 20 de novembro de 1989, as Nações Unidas adoptaram por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, bem como as respectivas disposições para que sejam aplicados.
Sabia que as crianças portuguesas estão cada vez mais desprotegidas? / Rádio Renascença

FENPROF E AEEP concluem, sem acordo, processo de conciliação que visava aprovação de novo CCT
A associação patronal (AEEP) apresentou uma proposta inaceitável, como condição para chegar a acordo: que todos os professores que legalmente, progrediram em 1 de setembro de 2014 fossem despromovidos e devolvessem ao patrão, em prestações, o acréscimo remuneratório que receberam após a progressão! Uma proposta que a FENPROF considera repugnante.