FENPROF reuniu com o MEC e mantêm-se as razões para o protesto dos Professores
O governo mantém o secretismo em que tem vindo a desenvolver este processo, nomeadamente quando se recusa a divulgar os concelhos onde realiza negociações com as câmaras municipais. Diz o governo que, para além das câmaras municipais, conhecem o processo todos os diretores e presidentes dos conselhos gerais das escolas e agrupamentos envolvidos. Continua sem explicação o facto de os professores permanecerem afastados da discussão desta importante matéria para a Escola Pública e para a profissão docente.
Declarações do Secretário Geral da FENPROF à saída da reunião [VIDEO]


Encontro sindical de solidariedade com os trabalhadores e o povo da Palestina
Este encontro terá a participação do Secretário Geral da CGTP-IN, Arménio Carlos e do Secretário Geral adjunto da GUPW - Central Sindical Palestina, Mohammed Yahya.
A vitória dos trabalhadores
Ao longo da campanha eleitoral, a Contee foi às ruas defender “Voto, voz e vez para a educação”. Isso significou, no primeiro momento, justamente enfrentar essa nova tentativa de avanço do neoliberalismo e das forças socialmente conservadoras – contra as quais fomos bem sucedidos na disputa presidencial. / Madalena Guasco Peixoto, Coordenadora-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee

Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

PACC: Provedor de Justiça põe em causa exclusão de 8 000 docentes das listas
Que mais será necessário acontecer para que este ministro a a sua equipa se demitam ou sejam demitidos?!
A FENPROF, desde o primeiro momento, denunciou a ilegalidade a exclusão de professores das listas devido à PACC. Em 1 de Outubro esteve na Provedoria de Justiça para formalizar queixa contra o MEC
Ver+ Organizações sindicais formalizaram queixas na Provedoria de Justiça
Atenção! Os docentes excluídos do processo de colocação de professores por impossibilidade de verificação da condição PACC devem dirigir-se aos seus Sindicatos para que lhes seja dado acompanhamento jurídico contra a exclusão de que foram alvo e os seus efeitos. Devem fazê-lo quanto antes para que, caso pretendam, a ação possa dar entrada em tribunal dentro prazo previsto de 9 de dezembro.


Sindicatos da FENPROF promovem reuniões nos concelhos que pretendem entrar no processo de “municipalização”
Só a “conta-gotas” se vão conhecendo os concelhos cujas câmaras municipais estão a negociar com o MEC o processo de municipalização que inclui, entre outros aspetos, alguns de ordem pedagógica e outros que se relacionam diretamente com gestão dos professores.
Plenário na EBI Dr. Joaquim de Barros (Paço d'Arcos): 2/12, 16h30

Novo regime de compensação por caducidade
Um Governo que finta a lei, já sem réstia de vergonha...
Informação sobre a reunião no Ministério das Finanças (24/11/2014)
"FENPROF questiona constitucionalidade do fim da compensação aos docentes" (Público, 24/11/2014)
Marcha Nacional termina com manifestação em São Bento
A Marcha Nacional por uma política de esquerda e soberana, organizada pela CGTP-IN, terminou na passada terça-feira, 25/11/2014, em S.Bento, junto à escadaria da Assembleia da República. Para trás, ficaram cinco dias de luta dos trabalhadores e população que, de norte a sul, dos Açores à Madeira, mostraram a sua total indignação para com esta política de direita do Governo PSD/CDS que só explora e empobrece o país, criando desemprego e instabilidade.
Mapa das ações da Marcha | Manifesto
Lesados pelo MEC na BCE 1
Comissão de Acompanhamento criada pelo Governo: nem independência nem imparcialidade em mais um episódio do “rigor” de um ministro que já o não deveria ser

Através do OE 2015, Governo quer negar direito ao pagamento da compensação por caducidade dos contratos dos docentes
Perante a proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2015, a FENPROF entendeu solicitar a marcação de uma reunião com o Ministério das Finanças, designadamente com o Secretário de Estado da Administração Pública, já que, para além de um conjunto vasto de matérias que correspondem a um profundo e vil ataque aos direExecutivo concretizava a intenção de pôr em causa o pagamento da compensação por caducidade dos contratos dos docentes nos exatos termos definidos pela lei para toda a administração pública.

Decorre no Funchal o 11º Congresso do SPM
21 e 22 de novembro
Acompanhe o Congresso no Facebook do SMP

25º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança
Em 20 de novembro de 1989, as Nações Unidas adoptaram por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, bem como as respectivas disposições para que sejam aplicados.
Sabia que as crianças portuguesas estão cada vez mais desprotegidas? / Rádio Renascença

FENPROF E AEEP concluem, sem acordo, processo de conciliação que visava aprovação de novo CCT
A associação patronal (AEEP) apresentou uma proposta inaceitável, como condição para chegar a acordo: que todos os professores que legalmente, progrediram em 1 de setembro de 2014 fossem despromovidos e devolvessem ao patrão, em prestações, o acréscimo remuneratório que receberam após a progressão! Uma proposta que a FENPROF considera repugnante.
Marcha nacional, de 21 a 25 novembro

Governo insiste em introduzir, da pior forma, o Inglês no currículo do 1º Ciclo
O Conselho de Ministros aprovou, no passado dia 13 de novembro, um conjunto de medidas que tornam obrigatória a lecionação do Inglês, no 1º CEB, a partir do 3º ano de escolaridade, retirando-o das AEC e integrando-o na Componente Letiva dos alunos.

Um momento alto da luta contra a exploração e o empobrecimento
Perante o OE para 2015 que, entre muitos aspetos gravíssimos, anuncia novos e pesados cortes nas áreas da educação e do ensino – mais de 700 milhões de euros, em cima dos 1.500 milhões cortados nos últimos anos! – os docentes e investigadores não podem deixar de intervir na luta e de expressar a sua justificada indignação para exigir políticas diferentes, como destacaram os plenários de professores realizados em todo o país neste Dia Nacional de Ação.


Contra a Proposta de OE para 2015, pelos serviços públicos, em defesa da escola pública e da profissão docente
Realizam-se esta quinta-feira, em todo o país, integradas na Jornada Nacional de Indignação, Ação e Luta, convocada pela CGTP-IN para os locais de trabalho e nos diversos setores de atividade, várias iniciativas convocadas pelos Sindicatos da FENPROF. De um vasto conjunto, têm especial relevância, no caso da Educação e do Ensino, a realização de plenários, de reuniões nas escolas e distribuição às comunidades educativas locais de um texto informativo sobre a ação negativa do governo na Educação, bem como a aprovação de tomadas de posição.