
Parecer do MDM sobre a promoção da natalidade em Portugal
Prémio António Gedeão de Literatura 2014 atribuído à poesia de Manuel Gusmão
“Pequeno Tratado das Figuras” recebeu prémio de 7.500 euros atribuído pela FENPROF e pela SABSEG, Corretor de Seguros (patrocinador desta iniciativa anual, organizada pela Federação). Em representação do júri, o seu presidente Paulo Sucena (Lídia Jorge e José Manuel Mendes completam o painel) fez o elogio da escrita, do homem e da sua obra, lendo uma declaração sobre as razões por que o júri foi unânime a atribuir o prémio (foto: J. Caria).

A luta dos trabalhadores do ISS chegou a São Bento
O ISS decidiu prosseguir com o que designa "processo de racionalização de efetivos", nos termos dos artigos 251.º e seguintes da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho (LTFP), mantendo a declaração de desajustamento do pessoal constante do mapa de pessoal face às necessidades dos serviços, designadamente dependentes do ISS,IP (Segurança Social). Uma medida que continua a ser contestada pelos trabalhadores através de diversas iniciativas de protesto, mas também junto dos tribunais. Na imagem: concentração do passado dia 13 de janeiro, em São Bento (foto JPO). / Peça atualizada a 14/01/2015, 10h05

Não há desculpas para uma política que põe em causa a vida das pessoas
A falta de recursos humanos e materiais; o encerramento de serviços de cuidados de saúde primários; a insuficiência do número de profissionais nos serviços; o recurso a empresas de trabalho temporário, tratando os cuidados de saúde como mercadoria; são, entre outros, problemas que se tivessem tido resposta atempada, como os sindicatos da CGTP-IN têm reivindicado, poderia ter evitado as mortes que ocorreram neste período.
"Governo pretende transformar municípios em tentáculos do poder central"
"Ao contrário do que o Governo pretendia, não há, neste início de 2015, um único contrato assinado com uma Câmara no âmbito do processo de municipalização", realçou Mário Nogueira na conferência de imprensa (foto JPO) realizada em Lisboa (9/01/2015), na qual foram divulgadas as conclusões dos dois dias de trabalhos do Secretariado Nacional da FENPROF./ JPO
Municipalização: debate com participação internacional no dia 28 de fevereiro, no Porto
FENPROF quer reunir urgentemente com Ministro
A FENPROF solicitou ao ministro da Educação e Ciência, há uma semana, mas, até agora, sem resposta, a realização de uma reunião, com caráter de grande urgência, para discutir a eventual aplicação do regime de mobilidade especial, prevista para fevereiro próximo, o que esta Federação Sindical pretende, de todo, evitar.
CGTP-IN condena atentado de Paris
A CGTP-IN enviou às suas congéneres sindicais francesas uma mensagem de condenação e solidariedade pelo atentado de Paris que vitimou mais de uma dezena de jornalistas e outros cidadãos.

O desemprego aumenta, o emprego diminui e o Governo bate palmas...
Os últimos dados do INE revelam que o desemprego está a aumentar e o emprego a diminuir. A taxa oficial de desemprego foi de 13,9% em novembro de 2014, tendo o número de desempregados aumentado em 17,4 milhares face a outubro e o emprego caído em cerca de 3 milhares apenas num mês. Os jovens e as mulheres foram os mais afectados.

Prosseguir a luta pela rutura com a política de direita
AFIRMAR OS VALORES DE ABRIL NO FUTURO DE PORTUGAL!
Conselheiros aprovaram a realização do 13º Congresso da Central nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2016, "iniciando desde já a planificação da sua discussão ao longo do ano em curso, com os activistas sindicais e trabalhadores do sector público e privado".

MEC de Nuno Crato cada vez mais isolado com a sua prova: a iníqua PACC
Numa posição absolutamente arrasadora contra a PACC, o Conselho Científico do Instituto da Avaliação Educativa (organismo responsável pela coordenação da aplicação da PACC) coincide em todas as críticas que os professores e a FENPROF têm dirigido contra o que a Federação classificou a iníqua Prova que nada prova (ilustração: Tiago Madeira)
Problemas presentes causam preocupação e baixam expetativas que só a luta dos professores poderá inverter
Do primeiro período para este, o MEC transferiu problemas que não resolveu, prevendo-se que surjam outros que serão causa de novos focos de instabilidade.
ISS age à margem das leis ao publicitar as listas nominativas de trabalhadores afastados para a mobilidade especial
É ilegal este procedimento (publicitação de listas de trabalhadores remetidos para a mobilidade especial, chamada requalificação), tendo em conta a situação de suspensão de eficácia que foi decretada

A quem, afinal, o MEC já pagou as AEC? Será que (não) pagou?
Governo dobra o ano sem cumprir “lei do amianto”
A FENPROF exige que a lei do amianto seja cumprida! Como tal, continua disponível para contribuir para a resolução deste problema, articulando os seus esforços com o MEC, com as Associações de Pais e Encarregados de Educação, com as Associações de Estudantes, com Organizações Não Governamentais de Ambiente, com outros Sindicatos e com todas as entidades interessadas em que o problema do amianto seja resolvido em Portugal.

TAF de Coimbra decreta provisoriamente providência cautelar apresentada pela FENPROF/SPRC
A FENPROF aguarda ainda o eventual decretamento de mais duas providências, apresentadas por SPN (Sindicato dos Professores do Norte) e SPGL (Sindicato dos Professores da Grande Lisboa), respetivamente no Porto e em Lisboa.
FENPROF reune com gabinete do primeiro ministro sobre Municipalização da Educação
A FENPROF esteve hoje, dia 22 de Dezembro, na residência oficial do Primeiro-Ministro, para proceder à entrega de uma petição com mais de 21.000 assinaturas contra o processo de municipalização da educação que o governo está a discutir com duas dezenas de municípios. À porta da residência oficial do Primeiro-Ministro, a FENPROF realizou uma conferência de imprensa

FENPROF entregou propostas e 21.000 assinaturas na residência oficial do PM
Contestação dos Professores e das Escolas cresce com o conhecimento da realidade
"Se este processo fosse algo de bom, o Governo tornava-o público, em vez de manter uma cortina de fumo e secretismo. Trata-se, na verdade, de um processo de municipalização, baseado na desresponsabilização do Estado. Há que travar este disparate!", alertou Mário Nogueira na concorrida conferência de imprensa realizada a 22/12/2014, na rua, junto à residência oficial do Primeiro Ministro, em São Bento. Uma delegação da FENPROF entregou a uma assessora do PM um conjunto de propostas e cerca de 21 000 assinaturas, recolhidas em todo o país, contra o processo de municipalização em curso. Presentes dirigentes de Sindicatos de FENPROF do Norte, Região Centro, Grande Lisboa e Zona Sul. / JPO