
Pré-aviso de greve ao serviço da PACC
ASPL, FENPROF, SEPLEU, SINAPE, SIPE, SIPPEB e SPLIU são as organizações sindicais de professores que, de forma coerente, mantêm a determinação na luta contra a iníqua prova de avaliação de conhecimentos e capacidades (PACC) que importa remover, de vez, da legislação e que tem resultado num quadro inaceitável de afronta à profissão docente, de ilegalidades e de injustiças que o ministro Nuno Crato, a sua equipa e o seu governo vêm alimentando. O prosseguimento da luta ditará, obviamente, o fim de uma prova que nunca deveria ter visto a luz do dia.

É preciso romper com a política que ataca direitos fundamentais!
A CGTP-IN considera inadmissível que, depois da aplicação do memorando da troika e da agressão, traduzida na exploração, nas desigualdades, no empobrecimento e na humilhação a que os povos de Portugal, Grécia, Irlanda e Chipre foram sujeitos, o Presidente da Comissão Europeia só agora admita que esta política neo-liberal e atentatória dos direitos humanos, põe em causa a dignidade das populações destes países.

MEC recusou, de novo, discutir concursos
Do alto da sua arrogância, Ministério de Nuno Crato fecha a porta ao diálogo e à negociação dos concursos, pelo que será o único responsável por todos os problemas que este ano surgirem, na sequência de um concurso que já provou não servir. Delegação da FENPROF, dirigida pelo seu Secretário Geral, esteve, no passado dia 20 de fevereiro, na "5 de Outubro" Como já vem sendo hábito, os responsáveis do MEC não quiseram receber a delegação sindical (foto: J. Caria).
Debate organizado pelo CNE. FENPROF presente!
Diversos dirigentes da FENPROF, entre os quais o seu secretário-geral e dirigentes responsáveis por esta frente de intervenção, participam hoje (18.02.2015) no debate organizado pelo CNE sobre a municipalização da Educação, o qual está decorrer em Aveiro na sua universidade. No final, será distribuído um documento que explicita, embora de modo sucinto, a posição da FENPROF sobre este processo imposto pelo governo/MEC, envolvendo algumas câmaras municipais, sem qualquer envolvimento das comunidades educativas.
MEC recusa rever o regime...
,,,e insiste num modelo que provoca injustiças, estimula a discricionariedade e já provou que não serve as escolas
Documento aprovado pela FENPROF aponta para a realização de um concurso anual, assente na graduação profissional dos candidatos e respeitador do princípio da universalidade, Defende ainda a FENPROF a aplicação adequada da diretiva comunitária 1999/70/CE, sobre vinculação de contratados, a redução da área dos quadros de zona pedagógica e a extinção das chamadas BCE, devendo todos os docentes serem colocados a partir da lista nacional de ordenação. Os docentes podem enviar os seus contributos para o mail: fenprof@fenprof.pt

Sobre a necessidade de ser respeitada a Grécia e de renegociar a dívida dos Estados
A viragem política que se está a operar na Grécia constitui uma oportunidade para que esse país saia da crise em que se encontra mergulhado, mas também uma oportunidade para reavaliar a política económica e social da União Europeia.
Governo publica decreto-lei que implica a municipalização da Educação
Após promulgação pelo Presidente da República, foi publicado (12/02/2015) o Dec.-Lei nº 30/2015, relativo à “transferência de competências do Estado para as autarquias locais e para as entidades intermunicipais”.

FENPROF quer reunir com Ministro
A FENPROF tem acompanhado com muita preocupação as questões relacionadas com o Ensino Superior e a Ciência, registando que, aos problemas antigos que atingem o setor, em alguns casos de forma agravada, se juntam novos problemas que têm sido criados ao longo da legislatura que se aproxima do final.
Semana da Igualdade
CGTP-IN tem a palavra:"Vamos valorizar a intervenção e a luta secular das mulheres comemorando o Dia Internacional da Mulher como um dia que assinala as razões de luta de todos os dias; pela efectivação da igualdade, com emprego de qualidade; pela melhoria das condições de vida e de trabalho; contra as desigualdade e discriminações; pela construção de alternativas transformadoras da sociedade que contribuam para a igualdade e a emancipação económica, social e política das mulheres trabalhadoras."

Há erros e muito mais a explicar no processo que colocou 15 docentes em mobilidade especial...
...E RETIROU MUITOS OUTROS DAS ESCOLAS EM QUE EXERCIAM ATIVIDADE MUITO IMPORTANTE PARA OS ALUNOS
