
A deriva do MEC não tem limites num processo a contas com a justiça
Dos professores, Crato faz as marionetes com que acena aos seus amigos ingleses, como quem diz: pobretes, mas alegretes”. Uma vergonha a que centenas de professores não se vergam, cuja oposição ao processo estão a fazer, aderindo à greve nacional iniciada em 7 de abril e que será levada até ao fim, em 22 de maio.
- GREVE NO ÂMBITO DO PROCESSO “CAMBRIDGE”: NOTA DE ESCLARECIMENTO
- Greve a todo o serviço relacionado com o “processo” Cambridge: esclarecimentos a dúvidas mais frequentes
Declarações de Mário Nogueira na RTP (13/04/2015)
FENPROF denuncia falta de transparência nos exames da Cambridge
Greve ao serviço "Cambridge" foi alargada às regiões autónomas e prolongada até 22 de maio
Flyer | Pré-Aviso de Greve (7/04/2015 a 6/05/2015)
Pré-Aviso de Greve (6/05/2015 a 22/05/2015)
Apontamentos sobre as conferências já realizadas
“Gestão e administração escolar – A questão das autonomias” foi o tema de mais uma conferência do ciclo que tem vindo a ser promovido pela FENPROF, que teve lugar dia 23 de abril, na Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa (foto Paulo Machado). Ciclo que, nas palavras de António Avelãs na abertura deste encontro, visa “ir refletindo questões estruturais”, na perspetiva de uma escola pública de qualidade. A conferência contou com as intervenções de João Pinhal, professor do Instituto de Educação da U.L., e José Eduardo Lemos, Presidente do Conselho de Escolas. No encerramento, Mário Nogueira considerou o processo de municipalização em curso como um “projeto de reconfiguração do sistema”, que põe em causa a escola pública. Peça atualizada a 24/04/2015, 12h17
Ver cartazes das conferências | Textos relacionados
Imagens da conferência de Lisboa (fotos: Paulo Machado)
Coimbra: "Ensino Superior e Ciência - A (des)construção de um sistema"
Porto: "Autoridade profissional docente – sentidos de uma mudança urgente"
Évora: “A organização do sistema educativo, incluindo a sua descentralização”

Professores defendem outro modelo de financiamento e continuarão a lutar por ele
Centenas de docentes manifestaram o seu protesto no Largo Jean Monnet, junto à representação, na capital portuguesa, da Comissão Europeia
"Estes docentes podem contar sempre com a disponibilidade da FENPROF para as suas lutas, a começar pela exigência de um novo modelo de financiamento das instituições", garantiu Mário Nogueira na concentração de representantes das escolas de ensino artístico, que decorreu na manhã do passado dia 30 de abril (quinta-feira), em Lisboa (foto J. Caria). / JPO
- Professores e diretores exigem novo modelo de financiamento do ensino artístico / reportagem SIC Notícias
- "Viver de empréstimos" / reportagem TSF
- Conservatório de Barcelos sem dinheiro / reportagem RTP
- Pré-aviso de greve para hoje, 30 de abril
- Imagens da iniciativa

CGTP-IN manifesta profundo pesar e indignação
"É particularmente chocante a hipocrisia da União Europeia e dos seus estados membros que, agora se reúnem de emergência, ao fim de tantos anos de milhares de mortos na região, em vez de terem promovido a ajuda ao desenvolvimento desses países, como se comprometeram no quadro das Nações Unidas, numa base solidária".
Listas provisórias dos concursos de professores confirmam gravíssima injustiça
Face a este quadro de injustiças criado pelo MEC, a FENPROF já solicitou uma reunião ao Ministro Nuno Crato, a realizar com a máxima urgência, no sentido de encontrar uma solução para este problema que, necessariamente, passa por adotar uma solução como a que a FENPROF vem propondo.

Mariano Gago
1948/2015
Perante a notícia do falecimento do Professor Mariano Gago, a Federação Nacional dos Professores (FENPROF) apresenta os mais sentidos pêsames a todos os seus familiares e amigos.
Conferência: Ensino Superior e Ciência
A (DES)CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA
A FENPROF realizou em Coimbra, na sala 17 de Abril das Matemáticas (foto), a terceira conferência de um ciclo de oito conferências com que pretende, convidando para cada área temática pessoas que podem, com a sua reflexão, contribuir para a definição de caminhos e para o questionamento sobre as políticas dirigidas ao ensino e à investigação científica em Portugal. Atualizado a 21/04/2015, 9h55
Ver cartazes das conferências | Textos relacionados
Porto: "Autoridade profissional docente – sentidos de uma mudança urgente"
Évora: “A organização do sistema educativo, incluindo a sua descentralização”
"Autoridade profissional docente – sentidos de uma mudança urgente"
Depois de Évora (11 de abril), foi agora a vez do Porto (sábado, dia 18) receber a 2ª conferência temática da FENPROF. A iniciativa (foto da mesa) teve lugar no auditório da Escola Secundária Carolina Michaelis e abordou o tema "Autoridade profissional docente - sentidos de uma mudança urgente". Já na segunda-feira, dia 20, o ensino superior e a ciência estarão em debate, na sala 17 do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.
Évora: “A organização do sistema educativo, incluindo a sua descentralização” (atualizado a 18/04/2015, 11h15)
Conferência em Coimbra sobre o Ensino Superior e Ciência

Não ao Tratado Transatlântico
A CGTP-IN participa na iniciativa pública que se realiza no próximo dia 18 de abril de 2015, pelas 15h00, Dia de Acção Global, contra o Tratado Transatlântico (TTIP) e outros tratados internacionais, no Largo do Carmo, em Lisboa. Nas últimas décadas, os acordos de comércio e investimento secretos têm sido impostos pelas multinacionais e pelos governos, prejudicando os nossos direitos laborais e sociais e os do meio ambiente.

A valorização do trabalho e dos direitos e a defesa das funções sociais do Estado
"Como ponto de referência tivemos o relatório da Comissão Europeia, recentemente divulgado, revelador do desastre da política de direita e da contradição existente nas políticas europeias, que, por um lado, vem confirmar que esta política é responsável pela situação de crise social em que nos encontramos e, por outro, pretende que a "receita" não só seja prosseguida, como intensificada", destaca a Central.
Conferência: "A organização do sistema educativo, incluindo a sua descentralização"
Processo de municipalização no centro das preocupações. FENPROF fará, no decurso desta iniciativa, comunicação na qual, avaliando o processo, dará conta do prosseguimento da acção e da luta.
A FENPROF vai realizar, amanhã, em Évora, a partir das 15h00 no Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende a primeira do Ciclo de Conferências FENPROF 2015. O tema desta Conferência é "A organização do sistema educativo, incluindo a sua descentralização" e terá a participação, como oradores, de Sílvia Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, Manuel António Pereira, Presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares, Francisco Almeida, membro do Secretariado Nacional da FENPROF e responsável pela área da Municipalização do Ensino, e Mário Nogueira, Secretário Geral da FENPROF.
“A organização do sistema educativo, incluindo a sua descentralização”
O processo de municipalização voltou a estar no centro das preocupações e a FENPROF aproveitou para, na primeira das conferências do ciclo em curso até 6 de junho, ouvir a opinião de alguns dos atores, designadamente na contestação ao processo de municipalização que o governo quer, autoritariamente, impor, com o apoio de algumas autarquias e de alguns directores de agrupamentos.

Greve a todo o serviço relacionado com o “processo” Cambridge: esclarecimentos a dúvidas mais frequentes
Não à utilização abusiva dos docentes portugueses postos ao serviço da Cambridge
As funções inerentes ao cargo de classificador do teste PET não têm enquadramento legal, nomeadamente no Estatuto da Carreira Docente, nem no âmbito das tarefas previstas para a componente letiva, nem da componente não lectiva, pelo que só poderão ser desempenhadas em regime de voluntariado. Basta! Os professores não podem sujeitar-se a todas as imposições e exigem ser respeitados, enquanto pessoas e profissionais!
Declarações de Mário Nogueira na RTP (13/04/2015)
FENPROF denuncia falta de transparência nos exames da Cambridge
Greve ao serviço "Cambridge" foi alargada às regiões autónomas e prolongada até 22 de maio
Flyer | Pré-Aviso de Greve (7/04/2015 a 6/05/2015)
Pré-Aviso de Greve (6/05/2015 a 22/05/2015)

Afirmar o trabalho e os direitos, reforçar as funções sociais do Estado
FENPROF pediu reuniões aos partidos com representação parlamentar
Já só faltam as reuniões com PSD e CDS, que, certamente, por dificuldades de agenda, ainda não propuseram datas
Ao longo do 3º período letivo, FENPROF promove ciclo de conferências
OBJETIVO SERÁ AVALIAR ATUAL ESTADO DA EDUCAÇÃO E CONSTRUIR PROPOSTAS A APRESENTAR AOS PARTIDOS, COM VISTA À PRÓXIMA LEGISLATURA
Serão oito as conferências a realizar entre os dias 11 de abril (Évora) e 6 de junho (Ponta Delgada) e para além da indispensável avaliação das políticas para a Educação desenvolvidas ao longo da Legislatura, pretende-se ainda construir propostas que serão apresentadas aos partidos políticos que se irão candidatar às próximas eleições legislativas.
"Governo é responsável pela violação do direito proteção de dados pessoais"

Contratos celebrados nos conservatórios públicos produzirão efeitos a 1 de setembro
A FENPROF recebeu no dia 1 de abril de 2015 um ofício remetido pela DGAE que, como vem sendo reivindicado desde o início do ano letivo, confirma, finalmente, que os contratos celebrados pelas escolas públicas de ensino artístico especializado (conservatórios) produzirão os seus efeitos a 1 de setembro (tempo de serviço e remuneração).