
Com ou sem serviços mínimos, a luta continua: 2 e 3 de março GREVE!
Tendo em conta o acórdão emitido pelo colégio arbitral para definição de serviços mínimos para os dias 2 e 3 de março, as organizações sindicais decidiram manter as greves nos dias 2 e 3 de março, no centro-norte e centro-sul do país, respetivamente, com a transferência das manifestações (que também estavam agendadas para 2 e 3) para o dia 4, no Porto e em Lisboa.

Colégio arbitral decidiu decretar serviços mínimos para 2 e 3 de março, dias de Greve e manifestação no Porto e em Lisboa
Tendo em conta o acórdão emitido pelo colégio arbitral (clique para ler) para definição de serviços mínimos para os dias 2 e 3 de março, convoca-se uma conferência de imprensa para as 19:00 horas na sede do SPRC/FENPROF, em Coimbra, na qual será feita uma declaração sobre esta decisão e sobre as ações a desencadear.

Conheça os 172 candidatos ao concurso de banda desenhada sobre o Dia Internacional da Mulher!
A 8 de março de 2022, a FENPROF lançou o desafio às crianças e jovens de todos os níveis de educação e ensino para a criação de Bandas Desenhadas que contem a história do 8 de março até à sua consagração como Dia Internacional da Mulher. A resposta foi surpreendente com a receção de 172 trabalhos, provenientes de escolas de todo o país e dos mais diversos níveis de escolaridade.
Conheça aqui os trabalhos que o júri está a apreciar. Os resultados serão conhecidos a 8 de março de 2023.

Manifestação por uma Vida Justa - FENPROF solidária, apela à participação de docentes e investigadores
A partir deste Manifesto Vida Justa, os subscritores convocaram uma Manifestação em que se reclama Justiça e igualdade para acabar com a crise. Será em Lisboa, no dia 25 de fevereiro. A FENPROF, por se rever no Manifesto e nos objetivos da Manifestação convocada, apela à participação dos docentes e dos investigadores. A exigência de uma vida justa deve contar com a solidariedade e a mobilização de todos/as nós.

Semana de luto e em luta nas escolas!
De 13 a 17 de fevereiro, os professores e educadores de escolas de todo o país estão de luto e em luta, promovendo concentrações e protestos, designadamente nos dois dias de reuniões de negociação no Ministério da Educação: 15 e 17 de fevereiro.

A luta dos professores e dos educadores não irá parar enquanto a profissão não for respeitada e valorizada
Face à ausência de respostas do Ministério da Educação às justas reivindicações dos docentes e tendo também em conta a insuficiência das propostas para o futuro regime legal de concursos, a luta dos professores vai continuar.

Manifestação Nacional dos Professores e Educadores
Lisboa, 11 de fevereiro de 2023
Foi histórica a Manifestação que, em 11 de fevereiro de 2023, juntou 150.000 manifestantes em defesa da profissão de professor/educador. A sua dimensão levou a que o desfile durasse mais de quatro horas e que as intervenções, apesar de retardadas cerca de hora e meia, não pudessem ser ouvidas por todos.

Respeito pelos Professores. Valorização da Educação.
A FENPROF saúda todos e todas que estiveram presentes, dando corpo a esta extraordinária corrente, bem como os/as poucos/as que, por motivo de força maior, desta vez não conseguiram participar.

Manifestação "Em Defesa da Profissão Docente!" - Reportagem fotográfica e vídeo
Todas as imagens da manifestação de 11 de fevereiro.
150 mil na maior manifestação de professores de sempre
150 mil pessoas desfilaram pelas ruas de Lisboa na maior manifestação de sempre de professores e educadores. Estudantes e organizações sindicais da Europa e do mundo solidarizaram-se com a luta dos professores por uma escola pública de qualidade.
Num Terreiro do Paço lotado, o Secretário-geral da FENPROF anunciou, em nome das 9 organizações sindicais promotoras da manifestação, as próximas ações de luta dos professores.

Mensagens de solidariedade com a luta dos professores
A FENPROF está a receber várias mensagens de solidariedade com a luta dos professores, vindas de todo o mundo e dos mais diversos setores de atividade, que publicamos neste espaço.

CIG-Ensino solidária com a luta dos professores em Portugal
A CIG (Confederação Intersidical Galega) - Ensino enviou uma mensagem de "solidariedade e apoio na luta que a FENPROF está a desenvolver pelo RESPEITO dos professores e professoras, desejando os maiores sucessos na manifestação do sábado 11 de fevereiro. A luta é, como sabemos, o único caminho e neste andar vamos juntos".
Leia aqui a mensagem dos professores da Galiza.

Porto encerra 18 dias de greves distritais com paralisação total: 98% de adesão!
O dia começou em protesto à porta das escolas e desaguou na Avenida dos Aliados, onde milhares de professores e educadores do distrito do Porto exigiram #respeito e uma escola pública com qualidade. No último dia da greve distrital, a adesão atingiu os 98%!

8 de fevereiro: ciclo de greves distritais termina no Porto
Assinalando a Greve Distrital do Porto, milhares de educadores e professores de todo o distrito concentrar-se-ão, às 11 horas, na placa central da Avenida dos Aliados, no Porto, onde haverá animação musical e saudações aos educadores e professores em greve por representantes das organizações sindicais convergentes – entre os quais, o secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira, que encerrará este ciclo de greves distritais.
98% de adesão no distrito de Viseu. Professores afirmam: "Não desistimos!"
De Tondela a Lamego, passando por Resende e Castro Daire, centenas de professores e educadores desfilaram pelas ruas da cidade de Viseu e concentraram-se no Largo do Rossio, onde o Secretário-geral da FENPROF saudou a luta dos professores e enumerou os motivos que os levam a afirmar: "Não paramos!".
98% de adesão à greve no distrito de Vila Real!
Mais de 800 professores concentraram-se na Avenida Carvalho Araújo, em Vila Real, onde se registou uma adesão de 98% à greve por distritos.
O secretário-geral adjunto da FENPROF Francisco Gonçalves saudou os professores e educadores presentes, lembrou que a luta tem que continuar forte e apelou à participação na manifestação em Lisboa no dia 11 de fevereiro.
Grande dia de luta em Viana do Castelo com 97% de adesão à greve!
Em Viana do Castelo, a adesão à greve distrital ultrapassou os 97% com quase todas as escolas sem aulas e/ou encerradas. Na Praça do Município reuniram-se várias centenas de professores e educadores de todo o distrito que estiveram em greve esta sexta-feira pela valorização da profissão docente!
O Secretário-geral adjunto da FENPROF Francisco Gonçalves esteve presente na concentração em Viana do Castelo, onde saudou o grande exemplo de democracia de todos os professores e educadores do distrito que mostraram que "todos unidos temos uma força enorme!".
Organizações sindicais prometem novas formas de luta depois de 11 de fevereiro
As nove organizações sindicais que estão em convergência na luta dos professores prometem não baixar os braços e manter as exigências a que o Ministério da Educação insiste em não dar resposta. A greve distrital e a Manifestação Nacional de 11 de fevereiro serão, apenas, as ações a desenvolver no imediato e a luta irá prosseguir, se necessário, até final do ano letivo. São as escolas que têm estado na linha da frente da luta dos professores e, por isso, serão as escolas que irão desfilar no dia 11 de fevereiro pela cidade de Lisboa.

Organizações sindicais de docentes promovem Conferência de Imprensa
As nove organizações sindicais abaixo subscritas estão reunidas hoje após a longa reunião no Ministério da Educação. O objetivo desta reunião é analisar as novas propostas do ministério, preparar a Manifestação de dia 11 e decidir formas de luta para que esta continue, uma vez que a reunião no ME não deu as respostas que os professores aguardavam.
Amanhã, 3 de fevereiro, pelas 11 horas, as organizações sindicais promoverão uma Conferência de Imprensa para dar a conhecer as conclusões.

Em dia de greve, professores de Setúbal levam o protesto até à porta do ME
Tendo o Ministério da Educação agendado a 4.ª reunião do processo negocial em curso para o dia em que a greve por distritos chegou ao distrito de Setúbal, os professores em luta decidiram transferir as concentrações para a porta da reunião, em Lisboa.
No distrito de Setúbal, a adesão mantém os níveis dos últimos dias e ronda os 90%.

Greve em Santarém com adesão acima dos 95%
Na véspera de mais uma reunião negocial com o Ministério da Educação, a adesão à greve no distrito de Santarém ultrapassou os 95%. No Largo do Seminário, em Santarém, estiveram perto de um milhar de docentes.
Os professores e educadores não desarmam. A luta continua!

A 1 de fevereiro, a greve por distritos chega a Santarém, com várias concentrações e desfiles de professores pelo distrito
A 1 de fevereiro, no distrito de Santarém, vão realizar-se iniciativas em várias cidades - Abrantes, Rio Maior, Tomar (com a presença do Secretário-Geral da FENPROF, Mário Nogueira) - que culminarão com a concentração na capital de distrito, às 11 horas, no Largo do Seminário, onde estará presente o Secretário-Geral adjunto José Feliciano Costa .
Consulta aqui o horário das iniciativas.

Greve no distrito de Portalegre: forte adesão e uma grande concentração!
A greve no distrito de Portalegre registou grande adesão com muitas escolas e agrupamentos sem aulas. A concentração na Praça da República contou com centenas de professores numa inédita mobilização que reforça a exigência de soluções da parte do governo/ME.

31 de janeiro, Greve no distrito de Portalegre com concentração de professores, às 10:30h, na Praça da República
31 de janeiro de 2023 será dia de greve nacional convocada pela FENPROF e por mais 8 organizações sindicais em convergência, abrangendo os docentes das escolas do distrito de Portalegre.
Esta greve será acompanhada por concentrações junto às escolas a partir das 8:30 horas e posterior deslocação dos professores para a Praça da República onde irá ocorrer uma concentração, às 10:30 horas, com a presença do Secretário-geral adjunto da FENPROF José Feliciano Costa.