Com o apoio da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas-Arquivo Nacional Torre do Tombo, do Arquivo de História Social-Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, temos o prazer de vos convidar a visitar com os vossos alunos, de 15 de dezembro de 2023 a 28 de fevereiro de 2024, na Torre do Tombo, a Exposição Há sempre alguém que diz não! – A oposição estudantil à ditadura no ensino secundário de Lisboa (1970-1974) (ver sumário em baixo).
A exposição – orientada para alunos entre o 8º e 12º anos e para os programas de História e de outras ciências sociais e humanas – visa dar a conhecer aos mais novos, mas igualmente às gerações que nasceram já em democracia, como foi que jovens entre os 13 e os 17 anos abraçaram o imperativo de contestar as diversas formas como a ditadura condicionava a sua vida: nos estudos, no acesso à cultura, no simples convívio entre jovens, bem como no seu direito de viver em paz e não ter de fazer uma guerra em África a cuja finalidade não aderiam.
A organização da exposição assegura um conjunto alargado de visitas de estudo guiadas, aconselhando-se a consulta do roteiro e da súmula dos conteúdos que seguem em anexo. Também anexamos a versão digital do cartaz da exposição que poderá ser usada para difundir a iniciativa junto dos professores e alunos da escola.
Estamos certos de que esta iniciativa merecerá a vossa melhor atenção e será transmitida aos departamentos curriculares e aos grupos disciplinares que considere mais adequados.
SUMÁRIO
HÁ SEMPRE ALGUÉM QUE DIZ NÃO!
A OPOSIÇÃO ESTUDANTIL À DITADURA NO ENSINO SECUNDÁRIO DE LISBOA (1970-1974)
Data – 15 de dezembro de 2023 a 28 de fevereiro de 2024 (na passagem dos 50 anos da detenção de 151 estudantes do ensino secundário de Lisboa).
Local – Torre do Tombo, Alameda da Universidade-Lisboa
Horário – segunda a sexta, 9.30-19.30; sábado, 9.30-12.30
Entrada livre
Apoios
Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas - Torre do Tombo
Arquivo de História Social - Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Centro de Documentação 25 de Abril - Universidade de Coimbra
Visitas guiadas para as escolas – terça e quinta (10-12h e 15-17h), sujeitas a marcação prévia através do endereço expo50anosdepois@gmail.com, com pelo menos 72h de antecedência.
Visitas não guiadas para as escolas – segunda, quarta e sexta (10-12h e 15-17h), sujeitas a marcação prévia através do endereço expo50anosdepois@gmail.com.
As escolas e/ou os professores que marcarem visitas guiadas e não guiadas receberão previamente um guião da Exposição, em formato electrónico, que poderão imprimir.