JF Online, dezembro 2023 Ação Reivindicativa Nacional Todas as notícias
Na luta em defesa dos serviços públicos

FENPROF associa-se à luta dos médicos pela sua profissão e pelo SNS

14 de novembro, 2023

A FENPROF e os seus sindicatos marcaram presença solidária na luta dos médicos pela sua profissão e pelo SNS, através de dirigentes do SPN, SPRC, do SPGL e da FENPROF, entre os quais vários membros do Secretariado Nacional da FENPROF. Centenas de médicos concentraram-se à entrada do Hospital de São João, no Porto, dos Hospitais da Universidade de Coimbra/CHUC e do Hospital de Santa Maria/CHULN, no que eram acompanhados por dirigentes sindicais de vários setores. 

Em Coimbra, a partir das 9:00 horas, numa concentração à entrada dos Hospitais da Universidade de Coimbra/CHUC, dezenas de médicos, no que eram acompanhados por dirigentes sindicais de vários setores, fizeram ecoar as palavras de ordem que sintetizam esta luta: “O Povo merece o SNS”, “Médicos motivados, SNS assegurado” ou “A saúde é um direito. Sem ela nada feito!”.

Hoje, a luta era dos médicos e por isso os dirigentes da FENPROF presentes não se fizeram acompanhar dos seus símbolos. Foi importante fazer desta ação um momento em que médicos e utentes do SNS se associaram para assumir a saúde, como a Educação ou Segurança Social, como conquistas do Portugal de Abril, que está prestes a comemorar 50 anos, funções sociais do Estado fundamentais e que urge defender, resistindo aos ataques que lhes são desferidos.

Políticas de direita, que alimentam os favores ao privado (de que a saúde é um exemplo claro), e estratégias erradas acompanhadas de desvios orçamentais que favorecem os grandes grupos económicos da área da saúde, têm de ser combatidas e essa é tarefa de todos

CHU Coimbra
CHU Coimbra
Hospital de Santa Maria, Lisboa
Hospital de Santa Maria, Lisboa
Hospital de Santa Maria, Lisboa
Hospital de São João, Porto
Hospital de São João, Porto
Hospital de São João, Porto