
Contratação inicial de professores confirma que vinculação permitida pelo ME ficou aquém das necessidades reais das escolas
Se compararmos o número de docentes colocados em 2017 (5700 = 3400 por via da vinculação extraordinária + 2300 contratados) com a contratação inicial de 2016 só para horários anuais e completos (4673), verifica-se que há mesmo um aumento na ordem dos 1000 professores colocados, o que reforça a ideia de o ME ter subavaliado as necessidades das escolas para efeitos de vinculação de professores.
Imagem: Reuters

Publicadas listas definitivas de contratação inicial e mobilidade interna
Foram divulgadas ao final da tarde desta sexta-feira, 25 de agosto, as listas de colocação definitiva de professores para a contratação inicial e a mobilidade interna. As listas estão disponíveis para consulta na página da Direção Geral da Administração Escolar em www.dgae.mec.pt.
Em Nota Informativa, a DGAE recorda que «os candidatos agora colocados (QA/QE, QZP e Externos) devem aceitar a colocação na aplicação informática do SIGRHE, no prazo de 48 horas, correspondentes aos dois primeiros dias úteis seguintes à publicitação da lista de colocação», ou sejaaté aos próximos dias 28 e 29 de agosto.

Crianças e jovens em risco privados de docentes com experiência fundamental para o trabalho desenvolvido nas casas de acolhimento
Problema decorre da aplicação de protocolo, assinado em julho, entre Ministério da Educação e Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social em que, mais uma vez, o interesse economicista esmaga a pedagogia.
À FENPROF parece mais adequada a existência de uma continuidade pedagógica que só poderá ser garantida pelos docentes que já exerciam atividade nas instituições em causa. Nesse sentido, já enviou ofício ao ME.

Candidatura a mobilidade interna
De acordo com informação no site da DGAE, estão abertos os procedimentos concursais relativos à Mobilidade interna, do dia 31 de julho até às 18:00 horas do dia 4 de agosto de 2017 (hora de Portugal continental).

Pretensão da FENPROF teve parecer positivo da Comissão Nacional de Proteção de Dados
A Comissão Nacional de Proteção de Dados deliberou hoje a favor da pretensão da FENPROF de consultar a informação dos docentes que foram considerados pela DGAE para efeitos de abertura do concurso de integração extraordinário (CIE).
Recorde-se que a FENPROF, solicitou ao ME esta consulta aos dados dos docentes com o intuito de apurar e confirmar a existência ou não de cerca de 800 vagas em falta neste concurso.

FENPROF enviou ao Governo e aos Grupos Parlamentares as suas propostas para o Orçamento do Estado de 2018
A FENPROF enviou, ao Governo e aos grupos parlamentares, um conjunto de propostas que deverão ser contempladas em sede de Orçamento do Estado para 2018.
Tais propostas distribuem-se por dois grandes grupos, um sobre aspetos de natureza socioprofissional, outro, visando melhorar o funcionamento das escolas e a organização e capacidade de resposta do sistema educativo.

Manifestação de preferências para contratação inicial e reserva de recrutamento 2017/2018 já disponível!
A Direção Geral da Administração Escolar (DGAE) acaba de disponibilizar a aplicação para manifestação de preferências para contratação inicial e reserva de recrutamento para o ano letivo 2017/2018.
A aplicação está disponível até às 18 horas (hora de Portugal continental) do próximo dia 31 de julho.
Aceda aqui!

Resultados ficam aquém das expetativas
Duas centenas de vagas extintas; algumas centenas por abrir; quase dois terços dos candidatos ao concurso interno não se moveram. Vem agora um período de 5 dias úteis para regularizar situação dos que foram ilegalmente excluídos.
Globalmente, o resultado deste concurso fica aquém das legítimas expetativas dos professores, tanto no que respeita à vinculação, como à mobilidade por via do concurso interno. Ainda assim, superou os registos dos concursos realizados no mandato de Nuno Crato, não tendo sido alheio a esse facto a ação da FENPROF que contou sempre com o envolvimento dos professores.
Duas centenas de vagas extintas; algumas centenas por abrir; quase dois terços dos candidatos ao concurso interno não se moveram
Vem agora um período de 5 dias úteis para regularizar situação dos que foram ilegalmente excluídosDuas centenas de vagas extintas; algumas centenas por abrir; quase dois terços dos candidatos ao concurso interno não se moveram
Vem agora um período de 5 dias úteis para regularizar situação dos que foram ilegalmente excluídos

Lista de Ordenação de Professores no Concurso Externo
Consulte aqui as listas do concurso externo.

Listas de Colocação de Professores no Concurso Interno
Consulte aqui as listas de colocação de professores no concurso interno.

Ação da FENPROF permite obter garantias com vista à resolução de exclusões indevidas
Todos os professores vão poder manifestar as suas preferências. Comprovando-se o erro na exclusão, vão manter-se em concurso.
A FENPROF garante todo o apoio necessário aos seus associados neste processo.

FENPROF mantém contacto com o ME, com vista à resolução dos problemas identificados
A FENPROF constatou um conjunto de situações erradas de exclusão cometidas pela DGAE e já contactou o Ministério da Educação para que estas situações sejam resolvidas, ainda antes de divulgadas as listas definitivas.
Exclusão do Concurso
Apela-se a que os docentes que, estando nesta situação, entendam dever recorrer hierarquicamente, se dirijam ao sindicato da FENPROF da sua região, a fim de a sua situação concreta ser devidamente avaliada e acompanhada.

Atenção! Prazo para o PREVPAP termina a 30 de junho!
Termina no dia 30 de junho (sexta-feira da próxima semana) o prazo para a entrega à respetiva Comissão de Avaliação Bipartida (CAB) do requerimento para que os docentes e investigadores, com vínculo precário, solicitem a avaliação da sua situação no sentido do reconhecimento de que se encontram a satisfazer necessidades permanentes.

ME convoca reunião com a FENPROF para as 15h00, hoje, 20 de junho
Na sequência da reunião realizada a 19 de junho, o Ministério da Educação convocou nova reunião com a FENPROF para esta tarde, que se realizará nas instalações da Avenida 5 de Outubro, a partir das 15h00.

Propostas da FENPROF para um compromisso entre o Ministério da Educação e a FENPROF
Na sequência da reunião realizada esta segunda-feira (19 de junho), às 19 horas, com o Ministério da Educação, a FENPROF enviou um conjunto de propostas a integrar no documento recebido do ME em 16 de junho.
Serviços mínimos não impedem a realização de uma grande Greve
Primeiras informações decorrentes da decisão do colégio arbitral quanto ao decretamento de serviços mínimos
Aos professores que venham a ser convocados para serviços mínimos propõe-se que utilizem um autocolante ou um papel impresso para colocar ao peito, como consta na imagem.
FENPROF reafirma importância da greve de 21 de junho e apela a uma grande adesão dos professores e educadores
A três dias úteis da realização da greve nacional de professores, o Secretário-Geral da FENPROF fez esta tarde o balanço da última semana de sensibilização dos professores para a Greve Nacional.
Mário Nogueira diz esperar uma grande mobilização, tendo em conta que a greve foi convocada a todo o serviço atribuído aos docentes no próximo dia 21 de junho.

FENPROF contesta reunião no ME sobre vagas em falta
A FENPROF escreveu esta sexta-feira, dia 9 de junho, ao Primeiro-Ministro e ao Ministro da Educação para contestar o sucedido na reunião técnica realizada a 8 de junho no ME onde se iria analisar “uma a uma” a situação das vagas em falta no concurso de vinculação extraordinário.

Algo não bate certo entre o que diz o Primeiro-Ministro e o que faz o Ministério da Educação
À mesma hora em que, na Assembleia da República, o Primeiro- Ministro António Costa afirmava que, em janeiro próximo, haveria nova vinculação de professores, no Ministério da Educação realizava-se uma reunião, sobre o mesmo tema, que não serviu para nada.
Um pouco mais cedo, a FENPROF deslocou-se à DGAEP para uma reunião que tinha por objetivo tentar chegar a acordo sobre a necessidade de serem, ou não, decretados serviços mínimos para o dia 21 de junho.
Conheça os resultados das reuniões de hoje com o ME.
FENPROF confirma Greve em 21 de junho
A FENPROF decidiu convocar Greve Nacional dos Educadores de Infância e dos Docentes dos Ensinos Básico e Secundário para o dia 21 de junho de 2017, abrangendo todos os docentes, independentemente do serviço que, nesse dia, lhes tiver sido atribuído.
Os professores pretendem um compromisso que inclua carreiras, aposentação, horários de trabalho e a garantia de negociação de matérias como a gestão das escolas e a descentralização.
Assista à Conferência de Imprensa realizada após a reunião do Secretariado Nacional da FENPROF.
865 vagas em falta no concurso de vinculação extraordinário
A FENPROF reitera a exigência de saída de uma nova portaria que corrija a já divulgada (Portaria n.º 129-C/2017), abrindo, para efeitos de integração na carreira (vinculação extraordinária) as vagas em falta. Entretanto, aguarda a marcação, com caráter de urgência, da reunião que solicitou hoje de manhã, no âmbito do compromisso assumido pela Senhora Secretária de Estado Adjunta e da Educação, no sentido de verificar a correção das vagas abertas neste concurso.

Será este o anunciado “combate determinado à precariedade dos professores”?
As listas provisórias de ordenação, relativas aos concursos de professores, foram publicadas na passada semana. Entre estas, contam-se as referentes ao concurso de integração (vinculação) extraordinário de docentes.
Da sua verificação constata-se que o Ministério da Educação, afinal, não abriu o número de vagas correspondente ao requisito legalmente estabelecido.

Negociação termina com desacordo da FENPROF
O ME enviou à FENPROF a versão final da sua proposta de regime da permuta, não tendo introduzido qualquer alteração, por mínima que fosse, no projeto que esteve em apreciação no processo negocial. Confirma-se que o ME, contrariando o que foi afirmado naquela reunião pela presidente da sua equipa de negociação, Dr.ª Elda Morais, não tinha afinal qualquer abertura para acolher as propostas apresentadas pela FENPROF.
Leia o Comunicado completo do Secretariado Nacional da FENPROF.