CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
#FENPROFemtuacasa

#FENPROFemtuacasa
11 mai 2020 / 09:09

 

#FENPROFemtuacasa

Dulce Pinheiro é dirigente do Secretariado Nacional da FENPROF e nesta peça chama a atenção para a necessidade de não desligarmos as nossas vidas da realidade da situação laboral e da defesa dos direitos profissionais e laborais. A situação que hoje se vive e que alguns tentam projetar na administração pública, no sentido de, nesta, os seus trabalhadores poderem  vir a ser fortemente penalizados, são aspetos que entende deverem unir todos os docentes na ação e na luta reivindicativa.


#FENPROFemtuacasa
06 mai 2020 / 09:06

 

 

#FENPROFemtuacasa

Francisco Gonçalves é membro do Secretariado Nacional da FENPROF. Nesta mensagem transmite a necessidade de perceção dos docentes relativamente ao momento que agora se inicia, num quadro de crise económica, mas no qual não cabe a perda de direitos laborais e cívicos dos trabalhadores, nem é admissível que se faça incidir os efeitos dessa crise sobre os trabalhadores, aqueles que, afinal, são quem poderá, mais uma vez, trazer o país para um caminho de prosperidade e desenvolvimento. Os professores, educadores e investigadores são também parte desse levantar da cabeça tão necessário para evitar a ação negativa que alguns discursos catastrofistas tentam fazer passar para justificar o ataque aos direitos dos trabalhadores.


#FENPROFemtuacasa
05 mai 2020 / 09:52

 

 

#FENPROFemtuacasa

António Quitério é membro do Secretariado Nacional da FENPROF e fala-nos dos aspetos relacionados com o ataque aos direitos laborais, dirigindo um claro apelo aos docentes que estão a ser alvo de ações do patronato que visam precarizar as relações laborais, pondo em causa direitos consagrados. Na sua mensagem, exorta os docentes a dirigirem-se aos sindicatos da FENPROF, afirmando a total disponibilidade para continuar a ser dado todo o apoio de que necessitem, numa altura em que para muitos o emprego está em risco e/ou veem agravadas as condições de exercício da profissão.


#FENPROFemtuacasa
04 mai 2020 / 11:44

 

 

#FENPROFemtuacasa

Luísa Cordeiro, membro do Secretariado Nacional da FENPROF, considera que, perante o impacto devastador das medidas de combate à pandemia, nomeadamente a nível social e económico, os professores deverão estar preparados para lutar, juntos e organizados, pelos seus direitos.

 


#FENPROFemtuacasa
29 abr 2020 / 10:12

 

#FENPROFemtuacasa

Jackeline Vieira é membro do Secretariado Nacional da FENPROF e vice-presidente do SPM. Na sua mensagem apela aos professores a que respondam ao questionário lançado pela FENPROF para conhecer melhor as condições em que os docentes se encontram em teletrabalho. Objetivo: intervir com o conhecimento da realidade vivida por cada professor e professora e fundamentar as suas posições.


#FENPROFemtuacasa
24 abr 2020 / 10:12

#FENPROFemtuacasa

Ana Simões é coordenadora nacional da Educação Especial. Este departamento funciona como apoio ao Secretariado Nacional da FENPROF e é constituído por dirigentes deste setor. Nesta comunicação, Ana Simões explica como está a ser a ação dos docentes de educação especial e quais as dificuldades com que se deparam. Da sua comunicação, entre outros aspetos, a coordenadora nacional estabelece um conjunto de condições que é necessário ter em conta até ao final deste ano letivo e no início do próximo.


#FENPROFemtuacasa
23 abr 2020 / 17:06

#FENPROFemtuacasa

«De 2018 para 2019, o número de docentes do continente retidos nos 4.º e 6.º escalões por motivo de não obtenção de vaga para progressão, respetivamente, aos 5.º e 7.º escalões, disparou, tendência de crescimento esta que se manterá em 2020, atendendo ao número de vagas fixado no Despacho n.º 3186/2020, de 10 de março. [...]

A FENPROF apresentou oportunamente a exigência de, em 2020, o número de vagas corresponder à totalidade de docentes a estas candidatos, à semelhança do que tem vindo a ser feito na Região Autónoma da Madeira. Como vem sendo seu hábito, do ME nem resposta».

Leia aqui a análise de Vítor Godinho, membro do Secretariado Nacional da FENPROF


#FENPROFemtuacasa
20 abr 2020 / 11:28

 

Francisco Almeida é membro do Secretariado Nacional da FENPROF e é, neste órgão, o coordenador da área de combate à Municipalização. Na sua comunicação relembra uma luta que vem sendo desenvolvida pelos professores, a qual tem sido organizada e promovida pela FENPROF. uma luta que desde há 6 anos ganhou grande pujança com a manifestação de rejeição do regime por 97,83% dos 53.696 docentes que participaram na consulta promovida pela nossa Federação a nível nacional. Francisco Almeida apela, também, à assinatura online, da petição contra a Municipalização, em http://www.escolapublica.net ou através do site da FENPROF https://www.fenprof.pt.

#FENPROFemtuacasa


#FENPROFemtuacasa
16 abr 2020 / 10:06

 

Henrique Borges é, no Secretariado Nacional da FENPROF, coordenador do grupo de trabalho para a cooperação, paz e solidariedade . Nesta mensagem dirige um veemente apelo a que todos os professores se unam na defesa do fim dos bloqueios económicos e políticos que são exercidos sobre diversas nações, de que são exemplos a situação na América Latina ou no Médio Oriente. Ataques esses que mais não são, também, do que autênticas declarações de guerra e atentados contra a independência e a autodeterminação dos povos em relação à escolha do seu futuro livre e sem pressões externas. A FENPROF defende uma política de paz e não-violência e por isso, a Palestina e o Sahara Ocidental são também referenciados.

#FENPROFemtuacasa


#FENPROFemtuacasa
14 abr 2020 / 11:08

 

Carlos Pato é Presidente do Sindicato dos Professores no Estrangeiro, um dos sindicatos membros da FENPROF.  A situação muito particular dos professores portugueses que se encontram a laborar espalhados pelo mundo, em situações muito díspares, sujeitos a condicionalismos de diversa ordem muito diferentes, não os coloca, no entanto, de fora em relação a este problema. A mensagem para este professores ganha um significado muito especial e revela que a FENPROF está muito atenta aos aspetos de ordem socioprofissional e pessoal que os afeta.

#FENPROFemtuacasa


#FENPROFemtuacasa
09 abr 2020 / 09:26

 

O presidente do Sindicato dos Professores da Região Açores centra a sua mensagem na crise em que o país e o mundo se encontram, que decorre da paragem de largos setores de produção e de consumos não essenciais. Uma redução de atividade que dará sempre condições aos governos e ao capital para desvalorizar o trabalho, as suas condições e o seu valor.

António Lucas sublinha que, nestas condições, os sindicatos assumem  um papel preponderante. Serão eles que centralizarão a atenção nos direitos dos trabalhadores e nos da população em geral, no nosso caso, principalmente, também, os dos alunos e os que dizem respeito à Escola Pública e à sua função essencial.


#FENPROFemtuacasa
07 abr 2020 / 14:19

 

#FENPROFemtuacasa

Francisco Oliveira, coordenador do Sindicato dos Professores da Madeira, fala-nos do confinamento dos direitos dos trabalhadores e, particularmente, dos direitos dos professores e educadores de todo o país. Uma situação que hoje se sente, principalmente, em estabelecimentos de ensino do setor privado, mas que, no futuro, poderá ser uma realidade em todo o sistema. O Coordenador do SPM deixa claro, no entanto, que os profissionais da educação e do ensino poderão contar com a FENPROF.


#FENPROFemtuacasa
03 abr 2020 / 11:10

Manuel Nobre, Presidente do SPZS e membro do Secretariado Nacional da FENPROF, na sua declaração, dirigida a todos os docentes, alerta para a necessidade de nos mantermos unidos e solidários. A situação complexa e particular que estamos a viver justifica uma série de medidas que estão a ser tomadas, mas não é suportável num quadro de redução dos direitos dos trabalhadores, a qual não pode ser caminho que, infelizmente, em muitos casos começa a verificar-se. Manuel Nobre apela, ainda, a que esta necessária unidade se faça através do reforço da sindicalização, recurso importante num quadro em que sindicatos fortes são fundamentais para garantir a defesa dos trabalhadores que representam.


#FENPROFemtuacasa
01 abr 2020 / 11:43

 

José Feliciano Costa é o presidente do maior sindicato de professores português - o SPGL. Na sua mensagem dirigida aos docentes e investigadores aborda três aspetos: a necessidade de um ministro que ouça os seus profissionais, que, perante a mais do que certa continuação de escolas fechadas, tenha uma mensagem que oriente, revele um plano, descanse professores, alunos e as suas famílias; um apelo à rápida evacuação dos nossos colegas em Timor que querem regressar ao seu país para junto das suas famílias, onde se sentem em segurança; o elogio ao serviço público, de que também o nosso serviço nacional de saúde é exemplo.


#FENPROFemtuacasa
30 mar 2020 / 10:15

 

 

Estamos a passar um período complicado das nossas vidas e todo o cuidado é pouco. Anabela Sotaia deixa uma mensagem de confiança, mas também de apelo a todos os docentes para que não aligeirem a atenção sobre os seus direitos profissionais e de cidadania e alerta para a importância de agora, mais do que nunca, estar sindicalizado e procurar nos sindicatos da FENPROF todo o apoio de que necessitem.

 

#FENPROFemtuacasa

#FENPROFemtuacasa
26 mar 2020 / 10:15

 

 

A presidente do Conselho Nacional da FENPROF e presidente do SPN aborda as complexas questões da gestão do sistema educativo num quadro complexo como o que estamos a viver. Manuela Mendonça estabelece como prioritária a intervenção do Ministério da Educação, do ministro e da sua equipa, na definição das condições em que o futuro deste ano letivo se desenvolverá.


#FENPROFemtuacasa
08 mai 2020 / 09:57

#FENPROFemtuacasa

Uma realidade escondida pelo poder e por entidades privadas, do chamado do sector social, que usam, exploram e descartam os seus trabalhadores

Leia o texto de Luís Lobo, membro do Secretariado Nacional da FENPROF


#FENPROFemtuacasa
07 mai 2020 / 15:41

#FENPROFemtuacasa

«Neste contexto, dar continuidade ao processo educativo é uma tarefa de enorme complexidade, mas imprescindível. Daí que, à medida que os governos em todo o mundo foram tomando medidas para combater o surto de Covid-19, a Internacional da Educação (IE) e a sua estrutura europeia, o Comité Sindical Europeu da Educação (CSEE), tivessem vindo a acompanhar o evoluir da situação, procurando apoiar os Sindicatos membros na intensa atividade desenvolvida neste período, quer no plano profissional quer no plano laboral».

Leia aqui o texto de Manuela Mendonça, presidente do Conselho Nacional membro do Secretariado Nacional da FENPROF e membro da Comissão Executiva da Internacional da Educação


#FENPROFemtuacasa
30 abr 2020 / 10:10

#FENPROFemtuacasa

«Estes tempos, que nos mostraram que os imprescindíveis não são os que ganham milhões, são os trabalhadores, que fazem o país funcionar, aqueles que são desrespeitados e explorados;

Estes tempos, que roubaram o nosso tempo, são também de luta, não só contra a pandemia, mas da luta de sempre, que se impõe, agora, com razões acrescidas, contra os “velhos” e contra os novos e graves problemas!»

Leia o texto completo de Luísa Cordeiro, membro do Secretariado Nacional


#FENPROFemtuacasa
27 abr 2020 / 20:45

#FENPROFemtuacasa

«Gostava de poder dizer que está tudo bem com o ensino à distância; que, agora, a trabalhar em casa, os professores alcançaram a vida com que sempre sonharam, uma vida onde a articulação entre os deveres profissionais e a vida familiar é perfeita. [...]

Mas como posso eu abstrair-me da realidade que me cerca, que cerca toda a gente nos seus lares, antes, espaços quase sagrados, mas agora transformados em prisões».

Leia o texto de Jackeline Órfão Vieira, membro do Secretariado Nacional


#FENPROFemtuacasa
23 abr 2020 / 09:02

#FENPROFemtuacasa

«A situação excepcional motivada pela pandemia de COVID-19 tem originado sérios impactos na vida das pessoas, nos planos familiar e social, claro, mas também no plano laboral / profissional. Neste último aspecto, e no que toca aos docentes, há um sector que se tem destacado pela negativa, tantos são os problemas que têm chegado ao conhecimento da FENPROF e dos seus sindicatos: os trabalhadores docentes de IPSS e misericórdias».

Leia aqui a análise de José Manuel Costa, membro do Secretariado Nacional da FENPROF


ALUNOS COM MEDIDAS DE SUPORTE À APRENDIZAGEM E INCLUSÃO EM TEMPO DE PANDEMIA
16 abr 2020 / 10:31

FENPROFemtuacasa

A FENPROF está em contacto com os docentes de Educação Especial e do ensino regular e atenta às situações mais complexas neste tempo que é tão excecional. Permanece disponível para contribuir para que se encontrem as melhores soluções para a resolução destes casos ainda mais problemáticos, pois se há crianças e jovens que, devido às contingências do tempo que vivemos, serão vítimas do previsível agravamento das desigualdades, também no plano educativo, os que apresentam necessidades educativas especiais e carecem de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão, serão, indubitavelmente, dos mais penalizados. Como tal, quando for possível regressar às escolas, estes alunos deverão merecer uma atenção e um apoio reforçados. 

 


Dificuldades e desafios das aprendizagens à distância no 1º CEB em tempos de pandemia
15 abr 2020 / 13:57

No 1º CEB em tempos de pandemia Covid-19 têm existido várias dificuldades quanto ao trabalho que foi necessário realizar para o acompanhamento das aprendizagens à distância. O processo de adaptação, devido às circunstâncias vividas, foi muito curto para as respostas que se exigiam.

#FENPROFemtuacasa


#FENPROFemtuacasa
13 abr 2020 / 11:57

#FENPROFemtuacasa

«Os encómios de circunstância não vão substituir a imprescindível valorização da condição dos trabalhadores. É com medidas concretas que isso se faz. No caso dos professores, não haverá valorização que possa deixar pelo caminho o respeito pelo seu tempo de serviço, a normalização da sua maltratada carreira, a aposentação dos mais velhos e a entrada de mais novos, horários de trabalho sem abusos e ilegalidades e a vinculação dos que respondem a necessidades permanentes».

Leia o texto de João Louceiro, membro do Secretariado Nacional da FENPROF


#FENPROFemtuacasa
08 abr 2020 / 09:39

#FENPROFemtuacasa

«A incerteza e o desconforto que atingiram a população com o repentino encerramento do país e, naturalmente das escolas, trará consequências negativas a todos e, particularmente aos jovens que frequentam o último ano do secundário, entre eles, os que terminam o secundário através de cursos profissionais. [...] Tudo está em causa: os estágios, num quadro de encerramento total ou parcial da generalidade das empresas/organizações que contratualizaram os estágios com as escolas, os módulos de disciplinas curriculares que ficaram por concluir, bem como a apresentação das PAP(s) em junho/ julho».

Leia o artigo de Anabela Delgado, membro do Secretariado Nacional e coordenadora nacional da FENPROF para o 2º e 3º ciclo, ensino secundário e ensino profissional.


#FENPROFemtuacasa
06 abr 2020 / 15:56

Numa altura em que tudo o que era entendido como organização em contexto escolar se alterou de forma significativa e num momento em que se ouve falar de soluções assentes no denominado"ensino à distância", compete-nos não descurar a importante ligação que é necessário manter com as crianças e as suas famílias no que à Educação Pré-Escolar respeita.

Leia o artigo completo de Júlia Vale, Coordenadora Nacional da Educação Pré-escolar.

#FENPROFemtuacasa 


#FENPROFemtuacasa
02 abr 2020 / 09:51

"O que não poderá acontecer é repetir-se o que aconteceu (em Portugal, mas não só) na crise de 2010-2016: como todos os números inequivocamente sustentam, a crise foi paga por uma grande maioria de trabalhadores e pensionistas, sobretudo da classe média, que sofreram cortes substanciais nos seus rendimentos, as passo que cresceram a riqueza e os lucros de agiotas e exploradores, organizados em poderosas corporações. Verificou-se no final da crise o acentuar das desigualdades sociais entre países e dentro de cada país. Nós, docentes aposentados, não deixaremos de estar presentes na difícil luta política que se anuncia".

Leia o texto completo da coordenadora do Departamento de Docentes Aposentados da FENPROF.

#FENPROFemtuacasa


#FENPROFemtuacasa
31 mar 2020 / 13:09

«Estamos em plena crise da COVID-19, tempo em que também surgem ataques da mais diversa índole a quem trabalha, em particular a quem, como é o caso dos técnicos contratados para as AEC, procura sobreviver num quadro laboral de extrema precariedade».

Leia o texto completo de Albertina Pena, membro do Secretariado Nacional da FENPROF, coordenadora do setor do 1º Ciclo do Ensino Básico.

#FENPROFemtuacasa


#FENPROFemtuacasa
27 mar 2020 / 16:09

«Começou o concurso externo para o ano 2020-21: concurso que, desde logo e uma vez mais, exclui os docentes que já se encontram integrados em quadro, impedindo-os injustamente de acederem às vagas que ele visa preencher. Ainda assim, deveria este concurso servir o objetivo de concretizar as legítimas aspirações de vinculação de milhares de professores contratados a termo com muitos anos de serviço prestados nessa qualidade…»

Leia o artigo completo de Vítor Godinho, membro do Secretariado Nacional da FENPROF.

#FENPROFemtuacasa


#FENPROFemtuacasa
25 mar 2020 / 20:17

Muitas têm sido as preocupações e situações difíceis com que se tem deparado as educadoras de infância nas IPSS, sobretudo nas instituições com outras valências que não sejam as creches ou jardins de infância, nomeadamente lares, atendendo à dificuldade de pessoal para fazer face às necessidades de recursos, bem como as atitudes abusivas de muitas Direções.

Graça Sousa, membro do Secretariado Nacional da FENPROF, responde às principais dúvidas.


Frentes e Sectores
Skip Navigation Links.

Voltar ao Topo