Resolução aprovada pelo Plenário Nacional dos Professores e das Escolas
Decorrendo os objetivos reivindicativos estabelecidos da Declaração de Compromisso assinada em 18 de novembro, a FENPROF, na reunião que se realizará no próximo dia 9 de fevereiro, deverá apresentar às organizações sindicais de professores que a subscreveram, a convocação de uma Greve Nacional de Professores e Educadores, a realizar, por regiões (Norte, Centro, Grande Lisboa, Sul e Regiões Autónomas), ao longo de toda a semana que se inicia em 12 de março (12 a 16 de março). A FENPROF vai,ainda, iniciar, desde já, o debate com os professores, sobre a possibilidade de realizar uma Manifestação Nacional de Professores e Educadores e o eventual recurso, de novo, à Greve, a concretizar no 3º período letivo, caso o ME/Governo mantenha posições negociais negativas ou continue a adiar os processos negociais.
Conheça aqui a Resolução aprovada.
Desgaste da profissão docente motiva estudo nacional
Em parceria com a FENPROF, uma equipa de investigadores coordenada por Raquel Varela, investigadora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, vai fazer o maior e mais completo estudo sobre o desgaste dos profissionais docentes.

Cerimónia de entrega do Prémio de Novela e Romance, dia 14 de dezembro, às 14h30
A cerimónia pública de entrega do prémio de novela e romance Urbano Tavares Rodrigues 2017 a Isabela Figueiredo reaslizou-se a 14 de dezembro, na sede da FENPROF, em Lisboa.
Recorde-se que o júri do prémio atribuiu, por unanimidade, o prémio que contempla uma obra publicada em 2016, ao romance A Gorda, da autoria de Isabela Figueiredo.
Veja aqui as fotos.

Tribuna Pública no Largo de Camões exige respeito pelos Professores
A FENPROF promoveu, esta quinta-feira, 7 de dezembro, em Lisboa, uma Tribuna Pública para reafirmar a necessidade de valorização da Educação e dos seus Profissionais e exigir que os Professores sejam respeitados, pela importância do seu papel no futuro da nossa sociedade.
No Largo de Camões, para além das dezenas de professores e dirigentes sindicais, estiveram diversas personalidades da vida pública nacional que se quiseram associar a este mensagem de valorização e de respeito pelos professores e pela profissão docente.
Leia aqui a intervenção do Secretário-Geral da FENPROF.
Veja todas as intervenções dos participantes na Tribuna.

FENPROF E CNOD promoveram a "Inclusão Escolar e Social pela Arte e Desporto"
Lisboa | 2 de dezembro | 9h30
O local do Encontro "Inclusão Escolar e Social pela Arte e Desporto", que se realizará no próximo dia 2 de dezembro, sábado, teve de ser alterado, de modo a acolher os muitos interessados em assistir ao evento. O elevado número de inscrições, que ultrapassou o limite pré-estabelecido e que obrigou a esta mudança de local, revela bem o interesse da iniciativa e a importância deste projeto organizado pela FENPROF, em parceria com a Confederação Nacional de Organizações de Deficientes (CNOD) e co-financiado pelo INR (Instituto Nacional de Reabilitação).

Plenário Nacional de Professores e Educadores
Participa no debate, contribui para a definição da estratégia de ação e luta, não faltes!
4 DE OUTUBRO, 14:30 HORAS, EM LISBOA
(AUDITÓRIO DA FACULDADE DE MEDICINA DENTÁRIA, NA CIDADE UNIVERSITÁRIA)
Inevitável será a luta que teremos de travar para garantir que 2017/2018 é tempo de resolver problemas e não de os agravar ou adiar a sua resolução.
FENPROF lança campanha nacional de luta e convoca Plenário Nacional de Professores e Educadores
A FENPROF lança, no próximo dia 13 de setembro (quarta-feira), a Campanha “Valorizar a Educação e os seus profissionais; 2017/2018: Tempo de resolver problemas”. Com o objetivo de definir e sufragar a estratégia reivindicativa proposta pela FENPROF – iniciativas, ações e lutas –, foi decidido convocar um Plenário Nacional de Professores e Educadores, para o dia 4 de outubro, em Lisboa.
“Organizar e Lutar para Valorizar o Trabalho e os Trabalhadores”
Os professores, educadores e investigadores também estiveram em luta pelo descongelamento da carreira, por um regime especial de aposentação, por horários de trabalho adequados, pelo direito à vinculação e pela gestão democrática. Marcamos encontro, agora para 6 de junho (reunião com o Ministro da Educação) e, a não haver vontade política do ME para resolver os problemas dos professores, na greve de dia 21 de Junho a todo o serviço docente.
Ler intervenção de Arménio Carlos, Secretário-Geral da CGTP-IN, na manifestação de Lisboa

Congressistas discutem ética da profissão e a sua relação com o sindicalismo
Já começou o 12.º Congresso dos Professores da Madeira que, durante dois dias, vão debater o tema “Ética, Docência e Sindicalismo: sentidos, razões e consequências”.
Ver mais em https://www.facebook.com/
Acompanhe o Congresso em directo em https://www.youtube.com/watch?

Estado Português não cumpre a diretiva comunitária sobre contratos a termo
Depois de uma primeira reunião com a deputada Ana Gomes, realizada a 07 de abril, a FENPROF encontrou-se, ontem, dia 20 de abril, com o deputado do PCP, Miguel Viegas. A reunião permitiu debater o desrespeito pela Diretiva, sendo entregue ao deputado um memorando sobre o assunto.

Professores dão música ao Ministro
Com o objetivo de prosseguir a luta pelo direito dos docentes do ensino artístico especializado à vinculação, a qual não foi garantida com o processo negocial de concursos, estes professores participarão numa concentração que se realiza hoje, 22 de março, a partir das 15 horas, em frente ao M.E. Os docentes do ensino artístico especializado das escolas públicas recusam a discriminação negativa a que têm sido sujeitos pelos diversos governos. O de Tiago Brandão Rodrigues não está a ser diferente.
Atualizado a 17/03/2017, 15h46

Dar força aos professores, por uma sociedade mais justa e sustentável
Este ano a FENPROF decidiu distribuir um postal com o cartaz da Internacional da Educação que, no verso, contém as 12 medidas de resolução imediata a apresentar aos grupos parlamentares e ao novo governo saídos das eleições de 4 de Outubro.
Conhece e divulga o postal (Edição FENPROF)
Cartaz da IE adaptado para Portugal (Edição FENPROF)
Em Coimbra, exposição de cartazes do concurso “Escola Pública, uma construção de Abril”
Durante uma semana poderão ser apreciados os trabalhos dos participantes neste Concurso de Cartaz, realizado no âmbito das comemorações do 40.º Aniversário do 25 de Abril, associadas à campanha nacional em Defesa da Escola Pública.

Plataforma do distrito de Coimbra em Defesa da Escola Pública escolheu melhor cartaz
A plataforma criada no distrito de Coimbra para o desenvolvimento de iniciativas em Defesa da Escola Pública em colaboração com a acção regional (Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda Leiria e Viseu) que o SPRC desenvolve neste âmbito, promoveu um Concurso de Cartaz, com o tema “Escola Pública, uma construção de Abril”.
Inês Rocha, da Escola Secundária Quinta das Flores, de Coimbra, foi vencedora absoluta (imagem).

"O que é isto da Liberdade?"
O Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL) realiza no dia 8 de maio uma conferência subordinada ao tema "O que é isto da Liberdade?". A iniciativa, que decorrerá a partir das 16h00 no auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, registará a participação de Eduardo Lourenço, António Borges Coelho e Sandra Monteiro. A não perder!
40 anos, 40 Cravos
Iniciativa organizada em parceria pela Câmara Municipal de Beja com o SPZS, que envolveu a comunidade escolar deste concelho do Baixio Alentejo, várias instituições e artistas plásticos.

Revisitar Abril 40 anos depois
Revisitar Abril 40 anos depois é o tema da sessão que o Sindicato dos Professores do Norte realiza na tarde de 10 de maio, com a participação do Almirante Martins Guerreiro, militar de Abril. A iniciativa decorrerá no auditório do Sindicato, na Rua D. Manuel II, 51 C - 2º (Edifício Cristal Park) , no Porto, a partir das 15h00. A não perder!
40º aniversário do 1º de Maio em Liberdade
A CGTP-IN, através das suas estruturas regionais, assinala o 40º aniversário do 1º de Maio em Liberdade, Dia Internacional do Trabalhador, com manifestações, concentrações, convívios e iniciativas culturais, desportivas e lúdicas em várias localidades do continente e das regiões autónomas.
- Em Lisboa, realiza-se, na parte da manhã, às 10 horas, a tradicional Corrida Internacional do 1º de Maio, com partida e chegada no Estádio 1º de Maio. À tarde, a partir das 14:30 horas, haverá desfile entre o Martim Moniz e a Alameda D. Afonso Henriques, onde será promovido um comício sindical que terá como orador principal o secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos.
- No Porto, haverá às 10 horas, o hastear das bandeiras dos vários sindicatos e a manhã infantil, às 11 horas, inauguração de exposição pública alusiva ao 40º aniversário do 25 de Abril e do primeiro 1º de Maio em liberdade, junto do espelho de água, na Avenida dos Aliados, à tarde um comício às 15 horas, na Av. dos Aliados, onde intervirá, entre outros, João Torres, coordenador da União dos Sindicatos do Porto.

SPZS/Faro entregou prémios aos vencedores do concurso de artes plásticas
No dia 25 de Abril, no Teatro Lethes, em Faro, decorreu a cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores do concurso escolar de artes plásticas "Um retrato da vida e obra de Álvaro Cunhal". Esta iniciativa, promovida pelo SPZS, que teve início no dia 10 de Novembro de 2013, inseriu-se no programa de comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal e pretendeu dar a conhecer a sua obra literária e plástica, bem como, assinalar a sua vida de luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e o enorme contributo para o movimento sindical.
“Escola Pública, uma construção de Abril!”
A organização do concurso de cartaz “Escola Pública, uma construção de Abril”, que se realiza no âmbito das comemorações do 40.º aniversário da Revolução de Abril de 74, lembra que termina já a 30 de Abril o prazo para a entrega dos trabalhos.
