
Dar força aos professores, por uma sociedade mais justa e sustentável
Este ano a FENPROF decidiu distribuir um postal com o cartaz da Internacional da Educação que, no verso, contém as 12 medidas de resolução imediata a apresentar aos grupos parlamentares e ao novo governo saídos das eleições de 4 de Outubro.
Conhece e divulga o postal (Edição FENPROF)
Cartaz da IE adaptado para Portugal (Edição FENPROF)
Em Coimbra, exposição de cartazes do concurso “Escola Pública, uma construção de Abril”
Durante uma semana poderão ser apreciados os trabalhos dos participantes neste Concurso de Cartaz, realizado no âmbito das comemorações do 40.º Aniversário do 25 de Abril, associadas à campanha nacional em Defesa da Escola Pública.

Plataforma do distrito de Coimbra em Defesa da Escola Pública escolheu melhor cartaz
A plataforma criada no distrito de Coimbra para o desenvolvimento de iniciativas em Defesa da Escola Pública em colaboração com a acção regional (Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda Leiria e Viseu) que o SPRC desenvolve neste âmbito, promoveu um Concurso de Cartaz, com o tema “Escola Pública, uma construção de Abril”.
Inês Rocha, da Escola Secundária Quinta das Flores, de Coimbra, foi vencedora absoluta (imagem).

"O que é isto da Liberdade?"
O Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL) realiza no dia 8 de maio uma conferência subordinada ao tema "O que é isto da Liberdade?". A iniciativa, que decorrerá a partir das 16h00 no auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, registará a participação de Eduardo Lourenço, António Borges Coelho e Sandra Monteiro. A não perder!
40 anos, 40 Cravos
Iniciativa organizada em parceria pela Câmara Municipal de Beja com o SPZS, que envolveu a comunidade escolar deste concelho do Baixio Alentejo, várias instituições e artistas plásticos.

Revisitar Abril 40 anos depois
Revisitar Abril 40 anos depois é o tema da sessão que o Sindicato dos Professores do Norte realiza na tarde de 10 de maio, com a participação do Almirante Martins Guerreiro, militar de Abril. A iniciativa decorrerá no auditório do Sindicato, na Rua D. Manuel II, 51 C - 2º (Edifício Cristal Park) , no Porto, a partir das 15h00. A não perder!
40º aniversário do 1º de Maio em Liberdade
A CGTP-IN, através das suas estruturas regionais, assinala o 40º aniversário do 1º de Maio em Liberdade, Dia Internacional do Trabalhador, com manifestações, concentrações, convívios e iniciativas culturais, desportivas e lúdicas em várias localidades do continente e das regiões autónomas.
- Em Lisboa, realiza-se, na parte da manhã, às 10 horas, a tradicional Corrida Internacional do 1º de Maio, com partida e chegada no Estádio 1º de Maio. À tarde, a partir das 14:30 horas, haverá desfile entre o Martim Moniz e a Alameda D. Afonso Henriques, onde será promovido um comício sindical que terá como orador principal o secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos.
- No Porto, haverá às 10 horas, o hastear das bandeiras dos vários sindicatos e a manhã infantil, às 11 horas, inauguração de exposição pública alusiva ao 40º aniversário do 25 de Abril e do primeiro 1º de Maio em liberdade, junto do espelho de água, na Avenida dos Aliados, à tarde um comício às 15 horas, na Av. dos Aliados, onde intervirá, entre outros, João Torres, coordenador da União dos Sindicatos do Porto.

SPZS/Faro entregou prémios aos vencedores do concurso de artes plásticas
No dia 25 de Abril, no Teatro Lethes, em Faro, decorreu a cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores do concurso escolar de artes plásticas "Um retrato da vida e obra de Álvaro Cunhal". Esta iniciativa, promovida pelo SPZS, que teve início no dia 10 de Novembro de 2013, inseriu-se no programa de comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal e pretendeu dar a conhecer a sua obra literária e plástica, bem como, assinalar a sua vida de luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e o enorme contributo para o movimento sindical.
“Escola Pública, uma construção de Abril!”
A organização do concurso de cartaz “Escola Pública, uma construção de Abril”, que se realiza no âmbito das comemorações do 40.º aniversário da Revolução de Abril de 74, lembra que termina já a 30 de Abril o prazo para a entrega dos trabalhos.


Sindicato dos Jornalistas assinala 25 de Abril com exposição e debate
No âmbito das suas iniciativas para assinalar o 40.º aniversário do 25 de Abril, o Sindicato dos Jornalistas inaugura, no próximo dia 30, em Lisboa, uma exposição de fotografias de seis fotojornalistas que cobriram a Revolução e realiza um debate sobre Jornalismo.
http://www.jornalistas.eu/?n=9253
Por Abril, contra o fascismo e os fascistas que não são dignos de usar o cravo que, em 25 de Abril, alguns ostentarão porque são farsantes
Em Abril abriram-se portas e por elas entraram todos. Entraram mesmo aqueles que gostariam de ver as portas fechadas e a chave a manter-se nas mãos dos seus amigos. Mas Abril fez-se assim, para todos. E ainda bem que foi para todos, pois Abril quis fazer – e fez! – a diferença para o tempo antes, o tempo em que os fascistas mandaram em Portugal. / Mário Nogueira, cidadão, professor e sindicalista
