Iniciativas
TCSB, Coimbra

“A Lei da Terra” e “Deus Pátria Autoridade”

21 de abril, 2014

A 23 e 30 de Abril, o TCSB acolhe o ciclo de documentários “Filmes revolucionários de Abril”, organizado por três instituições da cidade – Fila K Cineclube, Curso de Estudos Artísticos da FLUC e Prisma. Integrado na programação regular da Casa das Caldeiras (“Sessões do Carvão”), o ciclo inclui quatro sessões, duas das quais no Teatro. Pelo ecran do TCSB passarão os filmes “A Lei da Terra” (Grupo Zero, 1977) e “Deus, Pátria, Autoridade” (Rui Simões, 1976). Ambas as sessões têm também entrada gratuita e são seguidas de debate.

  • A HORA DA  LIBERDADE (1999 - Joana Pontes)  
  • "PORTUGAL 74-75"  - O RETRATO DO 25 DE ABRIL (Documentário )  

Cartazes de Abril 2014

19 de abril, 2014

Tem a palavra... Manuel Nobre

Grândola, a tua vontade!

19 de abril, 2014

Tem a palavra... o Conselho Nacional da CGTP-IN

Abril e Maio de novo, com a força do povo!

15 de abril, 2014

As comemorações do 40 aniversário do 25 de Abril e do 1º de Maio em liberdade têm, neste quadro complexo, mas simultaneamente desafiante para todos quantos lutam pela efectivação dos direitos, liberdades e garantias que a Revolução de Abril nos trouxe e o 1º de Maio em liberdade consolidou, um significado especial. Nunca como hoje foi tão gritante o contraste entre os ideais – de liberdade, de dignidade, de justiça social, de progresso, de direitos sociais – que estas datas simbolizam e a realidade de uma governação que tão brutalmente as contradiz e sistematicamente as põe em causa

Diário da Liberdade, Painel, BD e Exposição

FENPROF apresentou materiais para distribuição nacional nos 40 anos de Abril

15 de abril, 2014

No âmbito das comemorações do 40.º aniversário da Revolução de Abril, quer no plano nacional, quer no plano regional, através dos seus Sindicatos, a FENPROF está  envolvida nas ações programadas por numerosas comissões em todo o continente e regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Participando nos diversos programas existentes, a FENPROF tem, no entanto, iniciativas próprias dirigidas às escolas, aos seus alunos e professores, mas também às comunidades educativas locais.

Mário Nogueira: "Abril não é apenas palavras, memórias… é democracia e é luta e a rua é o espaço mais adequado para que ela se desenvolva!"

DIÁRIO DA LIBERDADE  descarregar este material (pdf, 5,71 MB)

PAINEL – DA FUNDAÇÃO, AO 25 DE ABRIL DE 1974  descarregar este material (pdf, 37 MB)

BANDA DESENHADA – A HISTÓRIA DO 1.º DE MAIO  descarregar este material (pdf, 8 MB)

Realizada 8 dias após o 25 de Abril

Entrevista a Salgueiro Maia

14 de abril, 2014

Entrevista ao Capitão Salgueiro Maia, oito dias após o  25 de Abril de 1974 / Centro de Documentação 25 de Abril, Universidade de Coimbra

Lembrando as Heróicas, de Fernando Lopes-Graça

Concerto no Teatro Aberto no dia 25 de Abril

14 de abril, 2014

A temporada de MÚSICA EM PALCO do Teatro Aberto abriu com grande êxito com a apresentação da ópera em concerto L’Arco di Sant’Anna, de Francisco de Sá Noronha, nos dias 4 e 5 de Abril. No dia 25 de Abril, esta programação continua com o concerto comentado LEMBRANDO AS HERÓICAS. Este concerto pretende homenagear as canções de Fernando Lopes-Graça, tornando o Teatro Aberto local de passagem obrigatório nesta noite de celebração da Revolução de Abril.

De 22 a 30 de Abril

Encontros com militares de Abril em sete escolas da cidade de Faro

14 de abril, 2014

    De 22 a 30 de abril, decorrem encontros e exposições, em sete escolas da cidade de Faro, sobre o 40.º aniversário da Revolução, com intervenções de militares de Abril.

exposição com 22 trabalhos

Os cartazes do 25 de Abril

12 de abril, 2014

o exemplo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

As comemorações dos 40 anos de Abril nas Universidades:

12 de abril, 2014

Vídeo RTP

Os primeiros jornais sem censura...

12 de abril, 2014

MÚSICA

13 canções com sabor a Abril

12 de abril, 2014

Cinco episódios

RTP transmite "Mulheres de Abril" na semana do 25 de Abril

12 de abril, 2014

Chama-se "Mulheres de Abril" uma minissérie que a RTP vai transmitir na semana do 25 de Abril. Conta a história de várias mulheres que viveram o antes e o depois da Revolução.

Mais informações (com vídeos)

40 anos depois do 25 de Abril de 1974 o Povo português comemora a Revolução de Abril e o primeiro 1º de Maio em liberdade

Moção aprovada na 4ª Conferência Nacional do 1º Ciclo do Ensino Básico

12 de abril, 2014

16 de Abril

SPGL organiza visita ao Forte de Peniche

12 de abril, 2014

O SPGL organiza no próximo dia 16 de Abril uma visita a Peniche para comemorar o 40º aniversário do 25 de Abril. Temos transporte organizado mas temos ainda vagas. Por isso inscrevam-se para um dia de convívio, alegria e homenagem

José Carlos Ary dos Santos

As portas que Abril abriu (Ary dos Santos)

12 de abril, 2014

Largos milhares de pessoas nas ruas

Comemorações populares do 25 de Abril em todo o país: jornada festiva e de luta

12 de abril, 2014

Ponto alto das comemorações populares do 25 de Abril, neste 40º aniversário, foi a manifestação em Lisboa, entre o Marquês de Pombal, descendo a Avenida da Liberdade, e o  Rossio, com a participação de largos milhares de pessoas (foto: J. Caria). Também no Porto, em Coimbra e noutras cidades do país decorreram manifestações populares, numa grande jornada festiva e de luta por Abril.

Leiria | Beja | Portalegre Debate em Paredes | Viseu Penafiel | Funchal | Coimbra | S. João da Madeira | Ponta Delgada | Angra do Heroísmo | Porto | Imagens de Coimbra | Imagens de Faro

Protagonistas, cronologia, ONU, estatísticas, multimédia

A Guerra Colonial (1961-1974)

12 de abril, 2014

Informação, de fácil consulta, reunida na página da Associação 25 de Abril

"A Hora da Liberdade" e os filmes do arquivo RTP

Filmes

12 de abril, 2014

Associação 25 de Abril

12 de abril, 2014

Edifício do Heroísmo

URAP do Porto pede audiência aos Grupos Parlamentares

12 de abril, 2014

O núcleo da URAP do Porto solicitou aos Grupos Parlamentares a marcação de uma audiência, com carácter de urgência, para discutir o pedido da organização ao Ministério do Exército e à Direcção do Museu Militar visando a transformação da antiga cadeia da PIDE na Invicta num edifício classificado como memória da resistência e da luta antifascista.