Iniciativas
Manifestação Nacional - 19 de maio - Lisboa

Mais de 50 mil Professores e Educadores desceram a Avenida da Liberdade!

19 de maio, 2018

Veja as imagens e recorde as intervenções da FENPROF

 

Resolução aprovada por unanimidade e aclamação pelos Professores e Educadores presentes na Manifestação

Entrevista de Mário Nogueira ao Jornal Económico

"Se o Governo não cumprir os compromissos, a luta continuará e ainda mais forte!"

18 de maio, 2018

Em vésperas da Manifestação Nacional de Professores e Educadores, o Secretário-Geral da FENPROF deu uma entrevista ao Jornal Económico onde enumera os motivos que levam os professores a sair à rua no dia 19 de maio.

Nesta entrevista, Mário Nogueira acusa o ministro da Educação de ter "desaparecido" do debate político e recorda que as reivindicações dos professores já vêm desde o início do ano letivo e não têm resposta até agora.

Leia aqui a entrevista completa.

Manifestação Nacional de Professores e Educadores

Dezenas de milhar de Professores e Educadores irão manifestar-se, amanhã, em Lisboa

18 de maio, 2018

A anunciada presença do Ministro da Educação na Assembleia da República (quarta, 23 de maio) faz aumentar a importância desta grande Manifestação Nacional dos Professores.

É evidente que, antes deste debate, Ministro, Governo e Grupos Parlamentares estarão de olhos postos na Manifestação Nacional dos Professores, que se realiza amanhã; é óbvio que uma fortíssima presença dos professores na rua será um contributo valiosíssimo para fazer valer posições favoráveis aos professores. 

Dia 19 de maio, sábado - Professores exigem

Respeito traduzido em soluções para os problemas

16 de maio, 2018

Se, em 2008, os Professores participaram na Marcha da Indignação, 10 anos depois chegou a vez de participarem na MARCHA PELO RESPEITO que é devido aos Professores, traduzido em soluções para os problemas.

Confira as razões que levam os professores a sair à rua: De Novo Na Rua - Todos e Todas À Manifestação de 19 de maio!

Manifestação Nacional, 19 de maio, Lisboa

Sem Título

15 de maio, 2018

Os Professores saem à rua porque...

 

Os Professores irão inundar Lisboa em protesto e exigência, saindo do Marquês, desfilando pela Avenida e desaguando no Rossio!

Dia 19 de maio, às 15 horas, na praça do Marquês de Pombal! Junta-te a nós!

ISTP18: International Summit on the Teaching Profession 2018

A voz da FENPROF deu voz à luta dos professores

25 de março, 2018

GREVE NA REGIÃO CENTRO

E ao terceiro dia… adesão ultrapassa os 70%

15 de março, 2018

Mário Nogueira fez, em Viseu, o balanço do dia de greve na Região Centro

 Pelos dados até agora disponíveis, confirma-se, neste terceiro dia, a tendência de subida nos níveis de adesão à greve nacional de professores. Hoje, na região Centro, a adesão ultrapassa os 70%.

Espera-se que esta tendência de subida se mantenha amanhã, graças à participação e mobilização dos professores da Região Norte e dos Açores. O Secretário-Geral da FENPROF vai acompanhar o início deste último dia de greve às 11 horas na Escola Secundária D. Maria II, em Braga.

ESTA MANHÃ - ESCOLA SECUNDÁRIA AVELAR BROTERO

Secretário-Geral da FENPROF confirmou: "este vai ser mais um dia de grande adesão à greve"

15 de março, 2018

O Secretário Geral da FENPROF contestou, esta manhã, quando falava aos órgãos de comunicação social, junto à Escola Secundária Avelar Brotero, em Coimbra, o discurso chantagista do Ministro da Educação, proferido ontem, depois de andar desaparecido há 6 meses, baseado em dados e factos falsos, por tentar colocar a opinião pública contra os professores e educadores.

 

Para Mário Nogueira, o governo poupará, em 2018, 60 milhões de euros relativamente ao que orçamentou. E em relação a 2019, a verba real necessária é inferior a 25% do que o ME diz ter de gastar com as progressões, se se concretizasse a proposta de recuperação de tempo de serviço entregue pela FENPROF e que é já do conhecimento de todos os docentes.

GREVE NACIONAL DOS PROFESSORES

Protesto de quatro dias inicia-se com escolas encerradas ou a “meio-gás”

13 de março, 2018

Pelos dados até agora disponíveis, calcula-se que, neste primeiro, dia a adesão se situe entre os 60 e os 70%, com tendência para um aumento considerável, não apenas na região da Grande Lisboa (onde muitos professores, por constrangimentos que se colocaram neste primeiro dia, farão greve em outro ou outros dos próximos três), como, principalmente, nas regiões que se seguem: dia 14, no sul, dia 15 no centro e dia 16 no norte e Açores.

A FENPROF fará, diariamente, pontos de situação da greve:

16 de março (último dia de greve): 

- Braga, 11 horas – Escola Secundária D. Maria II

- Porto, 15:30 horas – Hotel Ipanema Porto, Conferência de Imprensa, onde será feito o balanço final da greve e apontadas novas formas de luta.

Em todas estas iniciativas participarão dirigentes dos Sindicatos dos Professores da respetiva região, bem como da FENPROF, incluindo o Secretário-geral, Mário Nogueira.

Concentração Nacional junto ao ME

Pela contagem do tempo de serviço em Creche

03 de março, 2018

5 de março de 2018 | LISBOA | 15.00 HORAS

Pela valorização da educação dos 0 aos 3 anos, como um direito das crianças e não, apenas, como uma resposta social

  • Passagem imediata da tutela pedagógica das creches do M.T.S.S.S. para o ME
  • Reconhecimento do tempo de serviço dos educadores de infância em creche como serviço docente

Desgaste Profissão Docente

Inquérito Nacional sobre Condições de Vida e Trabalho na Educação

16 de fevereiro, 2018

Apresentação pública do inquérito terá lugar amanhã, 17 de fevereiro, pelas 13 horas, em Vila Real, no final do Seminário “Desgaste profissional dos professores: síndrome de burnout”.

O PREVPAP NO ENSINO SUPERIOR E NA CIÊNCIA

Pela regularização dos vínculos - Moção aprovada e entregue na Reitoria

16 de fevereiro, 2018

Docentes, trabalhadores não docentes e investigadores em Protesto na Reitoria da Universidade de Aveiro

Hoje,16 de fevereiro, docentes, trabalhadores não docentes e investigadores (bolseiros e não bolseiros) da Universidade de Aveiro concentraram-se junto à respetiva reitoria em protesto contra a posição que esta tem assumido no âmbito do PREVPAP, programa, alegadamente, criado para regularizar vínculos precários.

Ler Moção aprovada e ver declarações de Mário Nogueira (extracto)

Professores em luta

Plenário Nacional aprova linhas orientadoras para a contestação dos professores

03 de fevereiro, 2018

O Plenário Nacional dos Professores e das Escolas reuniu em Lisboa cerca de 500 docentes que aprovaram as principais exigências a apresentar ao Ministério da Educação e ao Governo nos processos negociais em curso, bem como as linhas orientadoras para a luta a desenvolver ainda no 2º período do ano letivo.

Conheça todos os detalhes do Plenário de 2 de fevereiro neste artigo.

Leia a Resolução apresentada pelo Secretariado Nacional da FENPROF e aprovada pelo Plenário dos Professores e das Escolas.

Veja aqui todas as intervenções do Plenário.

Professores em luta

Resolução aprovada pelo Plenário Nacional dos Professores e das Escolas

02 de fevereiro, 2018

Decorrendo os objetivos reivindicativos estabelecidos da Declaração de Compromisso assinada em 18 de novembro, a FENPROF, na reunião que se realizará no próximo dia 9 de fevereiro, deverá apresentar às organizações sindicais de professores que a subscreveram, a convocação de uma Greve Nacional de Professores e Educadores, a realizar, por regiões (Norte, Centro, Grande Lisboa, Sul e Regiões Autónomas), ao longo de toda a semana que se inicia em 12 de março (12 a 16 de março). A FENPROF vai,ainda, iniciar, desde já, o debate com os professores, sobre a possibilidade de realizar uma Manifestação Nacional de Professores e Educadores e o eventual recurso, de novo, à Greve, a concretizar no 3º período letivo, caso o ME/Governo mantenha posições negociais negativas ou continue a adiar os processos negociais.

Conheça aqui a Resolução aprovada.

Estudo Universidade Nova de Lisboa/FENPROF

Desgaste da profissão docente motiva estudo nacional

29 de janeiro, 2018

Em parceria com a FENPROF, uma equipa de investigadores coordenada por Raquel Varela, investigadora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, vai fazer o maior e mais completo estudo sobre o desgaste dos profissionais docentes.

Declarações de Mário Nogueira

Declarações de Raquel Varela

Prémio Literário “Urbano Tavares Rodrigues” 2017

Cerimónia de entrega do Prémio de Novela e Romance, dia 14 de dezembro, às 14h30

12 de dezembro, 2017

A cerimónia pública de entrega do prémio de novela e romance Urbano Tavares Rodrigues 2017 a Isabela Figueiredo reaslizou-se a 14 de dezembro, na sede da FENPROF, em Lisboa.

Recorde-se que o júri do prémio atribuiu, por unanimidade, o prémio que contempla uma obra publicada em 2016, ao romance A Gorda, da autoria de Isabela Figueiredo.

Veja aqui as fotos.

Pela Valorização da Profissão!

Tribuna Pública no Largo de Camões exige respeito pelos Professores

07 de dezembro, 2017

A FENPROF promoveu, esta quinta-feira, 7 de dezembro, em Lisboa, uma Tribuna Pública para reafirmar a necessidade de valorização da Educação e dos seus Profissionais e exigir que os Professores sejam respeitados, pela importância do seu papel no futuro da nossa sociedade.

No Largo de Camões, para além das dezenas de professores e dirigentes sindicais, estiveram diversas personalidades da vida pública nacional que se quiseram associar a este mensagem de valorização e de respeito pelos professores e pela profissão docente.

Leia aqui a intervenção do Secretário-Geral da FENPROF.

Veja todas as intervenções dos participantes na Tribuna.

INCLUSÃO

FENPROF E CNOD promoveram a "Inclusão Escolar e Social pela Arte e Desporto"

22 de novembro, 2017

Lisboa | 2 de dezembro | 9h30

O local do Encontro "Inclusão Escolar e Social pela Arte e Desporto", que se realizará no próximo dia 2 de dezembro, sábado, teve de ser alterado, de modo a acolher os muitos interessados em assistir ao evento. O elevado número de inscrições, que ultrapassou o limite pré-estabelecido e que obrigou a esta mudança de local, revela bem o interesse da iniciativa e a importância deste projeto organizado pela FENPROF, em parceria com a Confederação Nacional de Organizações de Deficientes (CNOD) e co-financiado pelo INR (Instituto Nacional de Reabilitação). 

4 DE OUTUBRO, 14:30 HORAS, EM LISBOA (AUDITÓRIO DA FACULDADE DE MEDICINA DENTÁRIA, NA CIDADE UNIVERSITÁRIA)

Plenário Nacional de Professores e Educadores

27 de setembro, 2017

Participa no debate, contribui para a definição da estratégia de ação e luta, não faltes!

4 DE OUTUBRO, 14:30 HORAS, EM LISBOA 

(AUDITÓRIO DA FACULDADE DE MEDICINA DENTÁRIA, NA CIDADE UNIVERSITÁRIA)

Inevitável será a luta que teremos de travar para garantir que 2017/2018 é tempo de resolver problemas e não de os agravar ou adiar a sua resolução.

Secretariado Nacional

FENPROF lança campanha nacional de luta e convoca Plenário Nacional de Professores e Educadores

08 de setembro, 2017

A FENPROF lança, no próximo dia 13 de setembro (quarta-feira), a Campanha “Valorizar a Educação e os seus profissionais; 2017/2018: Tempo de resolver problemas”. Com o objetivo de definir e sufragar a estratégia reivindicativa proposta pela FENPROF – iniciativas, ações e lutas –, foi decidido convocar um Plenário Nacional de Professores e Educadores, para o dia 4 de outubro, em Lisboa.

3 DE JUNHO - MANIFESTAÇÃO CGTP-IN (LISBOA)

“Organizar e Lutar para Valorizar o Trabalho e os Trabalhadores”

04 de junho, 2017

Os professores, educadores e investigadores também estiveram em luta pelo descongelamento da carreira, por um regime especial de aposentação, por horários de trabalho adequados, pelo direito à vinculação e pela gestão democrática. Marcamos encontro, agora para 6 de junho (reunião com o Ministro da Educação) e, a não haver vontade política do ME para resolver os problemas dos professores, na greve de dia 21 de Junho a todo o serviço docente.

Ler intervenção de Arménio Carlos, Secretário-Geral da CGTP-IN, na manifestação de Lisboa

Ler Resolução aprovada nas manifestações de Lisboa e Porto

12.º Congresso dos Professores da Madeira

Congressistas discutem ética da profissão e a sua relação com o sindicalismo

19 de maio, 2017

Já começou o 12.º Congresso dos Professores da Madeira que, durante dois dias, vão debater o tema “Ética, Docência e Sindicalismo: sentidos, razões e consequências”.

Ver mais em https://www.facebook.com/SPMadeira/

Acompanhe o Congresso em directo em https://www.youtube.com/watch?v=4oSkNfpBLGE

FENPROF reúne com deputado do Parlamento Europeu, Miguel Viegas

Estado Português não cumpre a diretiva comunitária sobre contratos a termo

24 de abril, 2017

Depois de uma primeira reunião com a deputada Ana Gomes, realizada a 07 de abril, a FENPROF encontrou-se, ontem, dia 20 de abril, com o deputado do PCP, Miguel Viegas. A reunião permitiu debater o desrespeito pela Diretiva, sendo entregue ao deputado um memorando sobre o assunto.

Ensino Artístico especializado: contra a precariedade, concentração junto ao ME

Professores dão música ao Ministro

16 de março, 2017

Com o objetivo de prosseguir a luta pelo direito dos docentes do ensino artístico especializado à vinculação, a qual não foi garantida com o processo negocial de concursos, estes professores participarão numa concentração que se realiza hoje,  22 de março, a partir das 15 horas, em frente ao M.E. Os docentes do ensino artístico especializado das escolas públicas recusam a discriminação negativa a que têm sido sujeitos pelos diversos governos. O de Tiago Brandão Rodrigues não está a ser diferente.

Atualizado a 17/03/2017, 15h46