JF Online, março 2024
Impressões

Anabela Sotaia: "Aumentar Salários, Garantir Direitos, Combater a Exploração: Lutar pelos Valores de Abril"

26 de março, 2024

Após as recentes eleições legislativas, de cujos resultados se destaca uma relação de forças mais favorável ao grande capital, ao aprofundamento da política de direita e de retrocesso de direitos e o aumento da extrema-direita, reforça-se a importância de lutar pelos valores de Abril e pela valorização do trabalho. Esta viragem à direita, que não corresponde, de todo, aos interesses dos trabalhadores e do país, exige uma resposta forte e assertiva e é neste contexto que surge a resolução aprovada na última reunião do Conselho Nacional da CGTP-IN sobre a necessidade do aumento geral dos salários, da garantia de direitos e do combate à exploração.

Num contexto de profunda desigualdade e exploração social e económica, os trabalhadores portugueses, incluindo os professores, enfrentam desafios cada vez mais prementes. O aumento do custo de vida, aliado a políticas que privilegiam a transferência de riqueza dos trabalhadores para os lucros do capital, tem conduzido a dificuldades crescentes para a maioria da população. A precariedade laboral, os baixos salários, os horários longos e desregulados e a continuada falta de investimento nos serviços públicos agravam, ainda mais, esta situação.

À medida que nos aproximamos do 50º aniversário do 25 de Abril, torna-se ainda mais urgente lutar pela concretização dos valores e conquistas da Revolução. Isso implica, tal como é defendido por esta resolução, promover o aumento geral e significativo dos salários, fixar um salário mínimo nacional digno, combater a precariedade, garantir mais e melhores serviços públicos e fortalecer os direitos laborais, como o direito à contratação coletiva e à atividade sindical, entre outros direitos essenciais.

Os professores, enquanto peça fundamental na força de trabalho e como educadores que moldam o futuro do país, não podem ser negligenciados nem tampouco ficar parados neste contexto. Enfrentam desafios específicos e gerais, tal como todos os outros trabalhadores, como as precárias condições de trabalho, os baixos salários, a desregulação dos horários de trabalho, a desvalorização da sua carreira ou a falta de investimento na educação pública. A resolução em questão retrata, por isso, também a situação da Educação e dos seus profissionais.

Neste sentido, a importância da luta dos trabalhadores, incluindo dos professores, torna-se ainda mais evidente. A resolução "Aumentar Salários, Garantir Direitos, Combater a Exploração: Lutar pelos Valores de Abril" indica o caminho para enfrentar os desafios atuais e construir um futuro mais justo e próspero para todos: lutar, lutar sempre, é a única solução para romper com a política de direita e para afirmar uma alternativa que valorize o trabalho e os trabalhadores e garanta um futuro para o País.

Leia aqui a Resolução aprovada no Conselho Nacional da CGTP-IN de 15 de março de 2024